Borel
Hidroplano
de Instrução
A e r o n a v e
s
E s p e c i f i c a ç ã o o r i g i n a l (1)
Origem:
França (Sociétè Anonyme e Atablissements Borel) Dimensões:
comprimento: 8,35 m; envergadura: 11,65 m; altura: ? m; Superfície
alar: 20 m2.
Pesos: vazio: 270 kg; máximo na
decolagem: 570 kg.
Motores:
um motor LUCT de 8 cilindros, desenvolvendo 80 HP e refrigerado a
ar.
Desempenho: velocidade máxima: 100 km/h; razão inicial de subida: ? m/min; teto de serviço: ? m; Autonomia
4h. Armamento: ausente.
Tripulação: dois
tripulantes em tandem
H i s t ó r i c
o
Gabriel
Borel era um piloto francês que tinha uma escola de pilotagem em Vedamee,
ao norte de Paris (2). Além disso, ele representava os aviões Blériot. Em fins de 1910, juntamente com Léon Morane e Raymond Saulnier (que
também trabalharam para Blériot), eles constituíram uma empresa de projeto
e construção de aeroplanos, desfeita pouco tempo depois. Os aeroplanos
produzidos pelo grupo ora eram designados como Borel (ou Morane-Borel), ora
como Morane-Saulnier.
Em 1911 foi lançado um aeroplano impulsionado por um motor Gnome de 50 hp
(3). A versão deste hidroplano com dois tripulantes foi lançada em
1913. O motor de 50 hp foi substituído por um mais possante (80 hp) e o
piloto sentava-se a frente, ligeiramente deslocado para a direita, dando
uma visão melhor para segundo tripulante do assento traseiro.
Em
1917 a Marinha adquiriu uma aeronave francesa Borel para ser utilizada na
Escola de Aviação Naval. Não são conhecidos maiores detalhes sobre o
modelo ou versão desta aeronave, mas com base nas poucas fotos existentes acredita-se que ela seja da versão produzida em 1913. Independentemente
disto, o modelo já era considerado obsoleto na Europa quando foi
adquirido pelo Brasil. Em 1918 essa aeronave já não constava mais na
lista de material de vôo da Escola (4). A baixa definitiva ocorreu em 1919
(1).
F o t o s
O único Borel adquirido pela Aviação Naval.
FOTOS:
SDM
B i b l i o g r a f i
a
(1) PEREIRA
NETTO, F. C. Aviação Militar
Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de
Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.16
(2)
MUNSON, K. Pioneer Aircraft, 1903-1914 The Pocket Encyclopedia of World Aircraft in
Color. Ed. Macmillan. New York, 1969. In: BOREL MONOPLANE, 1913. Dennis Simanaitis,
jan. 2003.
(3)
TAYLOR,
M. J. H. (Ed.) Jane's
Encyclopedia of Aviation. Crescet Books. Nova York, 1989. p.193
(4)
PEREIRA,
A. C. G. Relatório do Ministério da Marinha do ano de 1918.
Imprensa Naval: Rio de Janeiro, 1919. 104-106
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