Curtiss
F-5L
Aerobote de patrulha e
bombardeio
A
e r o n a v e s
E s p e c i f i c a ç ã o o r i g i n a l (1)
Origem:
EUA (Curtiss Aeroplane and Motor Co.) Dimensões:
comprimento: 15,03 m; envergadura: 31,62 m; altura: 5,72 m; Superfície
alar: 129,78 m2.
Pesos: vazio: 3.955 kg; máximo na
decolagem: 6.168 kg.
Motores:
dois motores Liberty 12A de 15 cilindros em "V", desenvolvendo 400
HP.
Desempenho: velocidade máxima: 144,83
km/h; razão inicial de subida: 67 m/min; teto de serviço: 1.676 m; Alcance: 1.335
km. Armamento: quatro metralhadores Lewis .303 sendo duas na
proa e duas dorsais traseiras. Quatro bombas de 104 kg sob as asas.
Tripulação: cinco
tripulantes.
H i s t ó r i c
o
A
Aviação Naval adquiriu aeronaves do modelo Curtiss F-5L em 1923 (1).
Sem
dúvida, a mais
notável ação do F5L foi a realização do "raid" Rio de Janeiro - Aracaju.
Foram selecionados quatro F5L (nº 1, 2, 3, 4) para a empreitada. As
aeronaves decolaram do Rio de Janeiro em 1º de julho de 1923 e após
3:40h, amerrissaram em Vitória/ES. No dia seguinte as aeronaves
seguiram em direção a cidade de Salvador/BA. Três aeronaves chegaram na
capital baiana por volta das 15:30h do dia 2 de julho. Nessa data foi
comemorado o Centenário da Independência da Bahia. O quarto avião (nº 4)
desceu em Itaparica por causa do mal tempo. Atingiu Salvador somente no
dia 5.
Após
alguns dias, o comandante da esquadrilha determinou Recife como a próxima
etapa da viagem. Os aviões decolaram de Salvador no dia 15 de julho e
chegaram em Aracaju/SE no mesmo dia. Uma avaliação dos cascos dos
aerobotes e a necessidade de uma revisão adequada dos motores fez com que
o comandante resolvesse iniciar a viagem de volta ao Rio de Janeiro.
Iniciando no dia 29 de julho, a viagem de volta terminou na capital
federal em 8 de agosto. Foi o primeiro vôo de um grupo de aeronaves da
Aviação Naval a atingir mais de 3.000 quilômetros (2).
As
aeronaves remanescentes deram baixa em 1930 (1).
F o
t o
s
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B i b l i o g r a f i
a
(1) PEREIRA NETTO, F. C.
Aviação Militar
Brasileira 1916-1984. Rio de Janeiro: Ed.
Revista de Aeronáutica. p.
32
(2)
LAVENERIE-WANDERLEY, N. F. História da força aérea brasileira. 2.
ed. Rio de Janeiro: Ed. Gráfica Brasileira, 1975. p.
63-65.
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