AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

 

Curtiss F-5L

Aerobote de patrulha e bombardeio


 A e r o n a v e s

1

2

3

4

5

21

22

23

 


E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l (1)

Origem: EUA (Curtiss Aeroplane and Motor Co.)
Dimensões: comprimento: 15,03 m; envergadura: 31,62 m; altura: 5,72 m; Superfície alar: 129,78 m2.

Pesos: vazio: 3.955 kg; máximo na decolagem: 6.168 kg.

Motores: dois motores Liberty 12A de 15 cilindros em "V", desenvolvendo 400 HP.

Desempenho: velocidade máxima: 144,83 km/h; razão inicial de subida: 67 m/min; teto de serviço: 1.676 m; Alcance: 1.335 km.
Armamento: quatro metralhadores Lewis .303 sendo duas na proa e duas dorsais traseiras. Quatro bombas de 104 kg sob as asas.

Tripulação: cinco tripulantes.  


H i s t ó r i c o

A Aviação Naval adquiriu aeronaves do modelo Curtiss F-5L em 1923 (1).

Sem dúvida, a mais notável ação do F5L foi a realização do "raid" Rio de Janeiro - Aracaju. Foram selecionados quatro F5L (nº 1, 2, 3, 4) para a empreitada. As aeronaves decolaram do Rio de Janeiro em 1º de julho de 1923 e após 3:40h,  amerrissaram em Vitória/ES. No dia seguinte as aeronaves seguiram em direção a cidade de Salvador/BA. Três aeronaves chegaram na capital baiana por volta das 15:30h do dia 2 de julho. Nessa data foi comemorado o Centenário da Independência da Bahia. O quarto avião (nº 4) desceu em Itaparica por causa do mal tempo. Atingiu Salvador somente no dia 5.

 

Após alguns dias, o comandante da esquadrilha determinou Recife como a próxima etapa da viagem. Os aviões decolaram de Salvador no dia 15 de julho e chegaram em Aracaju/SE no mesmo dia. Uma avaliação dos cascos dos aerobotes e a necessidade de uma revisão adequada dos motores fez com que o comandante resolvesse iniciar a viagem de volta ao Rio de Janeiro. Iniciando no dia 29 de julho, a viagem de volta terminou na capital federal em 8 de agosto. Foi o primeiro vôo de um grupo de aeronaves da Aviação Naval a atingir mais de 3.000 quilômetros (2).

As aeronaves remanescentes deram baixa em 1930 (1).


F o t o s

Clique na foto acima para ver outras


B i b l i o g r a f i a

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Rio de Janeiro: Ed. Revista de Aeronáutica. p. 32

 

(2) LAVENERIE-WANDERLEY, N. F. História da força aérea brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Gráfica Brasileira, 1975. p. 63-65.