Fairchild Hiller FH-1100
Helicóptero de Emprego
Geral
S u b v a r i a n t e s e M a t r í c u l a s
UH-4
E s p e c i f i c a ç ã o o
r i g i n a l (1)
Origem:
EUA (FairChild Hiller Corp.) Dimensões: diâmetro
do rotor principal: 10,79 m; comprimento: 9,17 m;
largura: 2,21 m; altura: 2,79 m. Pesos:
vazio: 621
kg; máximo na
decolagem: 1.148
kg.
Motores:
um
turboeixo Allison
250-C18 com 317 HP.
Desempenho: velocidade máxima: 206 km/h; velocidade de cruzeiro: 180 km/h; razão inicial de subida: 564 m/min; teto de serviço: 5.243 m; Alcance máximo 560
km. Armamento: a versão brasileira não
utilizava armamento.
Tripulação:
um piloto e três lugares.
H i s t ó r i c
o
O
FH-1100 foi originalmente projetado pela Hiller
Aircraft sob a designação HO-5 para uma
concorrência de Exército dos EUA, que procurava um helicóptero leve de
observação. O protótipo voou pela primeira vez em janeiro de 1963 mas a Hiller acabou perdendo
a concorrência para o OH-6 Cayuse da Hughes.
Posteriormente
a Hiller tornou-se uma subsidiária da Fairchild Aircraft, nascendo
assim a Fairchild Hiller Corporation. Em 1965
decidiu-se pela produção de uma versão modificada do HO-5 como helicóptero
utilitário. O primeiro exemplar foi completado em junho de
1966.
Em
1968, a Marinha Brasileira adquiriu seis unidades desse helicóptero para
emprego geral que foram designados como UH-4. Embora existissem versões
no exterior com capacidade para armamento ASW, os helicópteros da Marinha
Brasileira eram empregados apenas em tarefas utilitárias. Todas as
aeronaves foram desativadas em 1976.
F o
t o s
Clique
na foto acima para ver o álbum de fotos
B i
b l i o g r a f i a
(1)
PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar
Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de
Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.72,
232
(2)
GUNSTON, B. The Encyclopedia of World Air Power. Temple Press
Aerospace: London, 1985. p.171
(3)
TAYLOR,
M. J. H. (Ed.) Jane's Encyclopedia of Aviation. Crescet Books. Nova
York, 1989. p.355-356
|