AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA | ||||||||||||||||||||||||||
Grumman/General Motors Avenger TBM-3Bombardeiro / TorpedeiroS u b v a r i a n t e s e M a t r í c u l a s
*ver detalhes no texto E s p e c i f i c a ç ã o o r i g i n a l Origem:
EUA (Grumman Aircraft
Corp./General Motors-Eastern Aircraft
Division) Pesos: vazio: 4.783 kg; máximo na decolagem: 8.117 kg. Motores: um motor radial Right R-2600-20 de 14 cilindros em duas estrelas, desenvolvendo 1.400 HP e refrigerado a ar. Desempenho: velocidade máxima: 444 km/h; razão inicial de subida: 628 m/min; teto de serviço: 9.174 m; Alcance máximo 1.625
km. Tripulação: três tripulantes H i s t ó r i c o No ano de 1960, o NAeL Minas Gerais encontrava-se na Europa, realizando testes de mar após um longo período de reformas no estaleiro holandês Verolme. Nessa época a Marinha do Brasil recebeu, como doação da US Navy, três aviões Grumman TBM Avenger. As três aeronaves foram recebidas oficialmente em 25 de julho de 1960 (2) (3) (outubro de 1960 segundo uma das fontes (4) e maio segundo outras fontes). As aeronaves usadas, ex-US Navy, também foram empregadas pelos britânicos e posteriormente pelos holandeses. Em 1953, as três foram doadas para a Royal Navy. Em 1958 foram repassadas para a aviação naval holandesa (segundo (5) uma das três veio da aviação naval francesa). Existem dúvidas sobre as modelos doados para a MB. Provavelmente seriam dois TBM-3E (3) (6) e um TBM-3S (4) (5). Porém, sabe-se que todas elas foram fabricadas pela General Motors. No início, mantiveram o padrão de pintura original, com tons de cinza e azul escuro nas superfícies superiores e cinza claro na parte inferior. As marcações nacionais substituíram as originais e na deriva e na fuselagem foram aplicadas as numerações “1”, “2” e “3” ostentadas em branco. Existem dúvidas em relação à matrícula original das mesmas, mas sabe-se que e o "número dois" manteve o "Serial nº 85549" da US Navy (6). As matrículas foram posteriormente modificadas para N-501, N-502 e N-503 respectivamente. O quadro abaixo resume as informações pesquisadas.
Em 1965, por decisão presidencial, ficou determinado que todas as aeronaves de asas fixas seriam operadas apenas pela Força Aérea. Os dois aviões foram então definitivamente desativados. O N-501 foi desmontado como sucata e o N-502 encontrava-se no Quartel dos Marinheiros localizado na Av. Brasil (Rio de Janeiro) até o início dos anos setenta, sendo sucateado posteriormente (5). F o t o s Clique na foto acima para ver o álbum de fotos B i b l i o g r a f i a (2) AEROFLIGHT. Netherlands naval aviation - All-time usad aircraft. Disponível em: <http://www.aeroflight.co.uk/waf/neth/mld/mldtypes.htm#g>. Acesso em: 8 ago 2002. (3) BAUGHER, J. F. US Navy and US Marine Corps Aircraft Serial Numbers and Bureau Numbers--1911 to Present: US Navy and US Marine Corps BuNosThird Series (80259 to 90019). Disponível em:<http://home.att.net/~jbaugher/thirdseries9.html>. Acesso em:08 ago. 2002. (4) PINTO, R. Feroz House - Grumman TBF-1 Avenger. Disponível em : <http://members.fortunecity.com/ferozhouse/pagina45.html>. Acesso em: 8dee ago. 2002. (5) TERLIZZI, R. Avenger - Aviação Naval Brasileira. Disponível em: <http://www.autoaeromodelismo.hpg.com.br/especiais.htm >. Acesso em: 8 ago. 2002. (6)GALANTE, A. NAeL Minas Gerais - 30 Anos de MB. Revista Segurança & Defesa. Ed. Contec: Rio de Janeiro, 1990. no 34, ANO 6, p. 8-13. | ||||||||||||||||||||||||||