AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
Helibras HB-350 e 355 Esquilo / Aerospatiale AS-350 e 355 Ecureuil / Eurocopter AS-350 e 355 FennecHelicóptero de Emprego GeralS u b v a r i a n t e s e M a t r í c u l a s AS-350B/HB-350B (UH-12)
AS-355 F2/HB-355 (UH-13)
AS-350B/HB-350B (UH-12)
AS-350BA/HB-350BA (UH-12)
E s p e c i f i c a ç ã o o r i g i n a l Origem:
França (Aerospatiale/Eurocopter) Montados pela Helibras - Helicópteros do
Brasil S.A. Motores: Um turboeixo Turboméca Arriel com 650 SHP (dois turboeixos na versão HB-355), rotor principal tripá. Desempenho: velocidade máxima: 260 km/h;
velocidade de cruzeiro 235 km/h; razão inicial de subida: m/min;
teto de serviço: 5.000 m; Alcance máximo 700 km. Tripulação: um piloto e até cinco tripulantes. H i s t ó r i c o A Marinha foi o primeiro operador nacional do Esquilo, encomendando seis aeronaves "monoturbina". O primeiro helicóptero (N-7050) foi entregue em 18 de junho de 1979. Inicialmente, a aeronave foi enviada ao Grupo de Avaliação da Diretoria de Aeronáutica da Marinha. Posteriormente, com a chegada das outras cinco aeronaves em fevereiro de 1980, os Esquilos foram todos repassados para o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), baseado em São Pedro D'Aldeia/RJ (6). Três novos helicópteros foram recebidos em 1983. Esses modelos possuíam algumas diferenças em relação aos anteriores como rádios de longo alcance (7), guincho lateral, aquecimento interno da cabina, flutuadores e esquis mais elevados (8). Essas modificações foram necessárias para que os mesmos tivessem capacidade de operar no continente Antártico, trabalho até então realizado pelos Wasp. Após o recebimentos dos mesmos, os demais foram reenviados à fábrica para revisão geral e aplicação de modificações no padrão dos mais novos (7). Ao todo, a aquisição dos três novos helicópteros e a modificação dos seis iniciais custou Cr$ 3,5 bilões (8). Na metade da década de oitenta, um novo contrato entre o Governo Brasileiro e a empresa francesa Aerospatiale previa o fornecimento de 40 aparelhos Ecureuil num prazo de 30 meses contados a partir do início de 1986. Destes, dez helicópteros (todos da versão bimotor denominada AS-355) destinavam-se a MB e os demais para a FAB. Inicialmente, a compra envolvia a entrega direta dos aparelhos montados na França. Com a interferência da Helibras os helicópteros foram trazidos desmontados e posteriormente montados nas instalações de Itajubá/MG (9). Na MB, esses helicópteros receberam a designação (UH-13) diferente dos monomotores (UH-12). Em 1997 a Marinha assinou um novo contrato de aquisição de sete novas aeronaves "monoturbinas". A entrega desses helicópteros teve início em abril de 1998 (10) ao ritmo de uma aeronave por mês. As três primeiras aeronaves (7082, 7083, 7084) possibilitaram a formação de uma nova unidade na Marinha. Em 25 de junho de 1998, o 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), baseado no Rio Grande/RS, foi ativado. As duas aeronaves seguintes foram distribuídas ao HU-4 (entregue em junho de 1998) e HU-3. O último par de aeronaves seguiu direto para o HU-1. No final do mês de maio de 2004, o HU-4 recebeu três Jet Ranger provenientes do esquadrão de instrução HI-1 (sediado em São Pedro da Aldeia - RJ), em substituição aos três Esquilos monoturbina (UH-12 na MB) até então utilizados. Informações não oficiais dão conta que os Jet Ranger se adaptam melhor ao pequeno convôo do monitor Parnaíba (U-17), único navio dotado de convôo a operar permanentemente na região do Pantanal. Ao todo, o HU-4 voou nove anos com o Esquilo. Durante esse período o esquadrão acumulou 6.700 horas de vôo, além de 734 pousos a bordo do Monitor Parnaíba. Em agosto de 2002, o N-7083 foi perdido num acindente (ver nota abaixo) e o HU-5 passou a dispor somente de duas aeronaves nos dois anos seguintes. Somente em agosto de 2004 o N-7057, anteriormente operado pelo HU-4, foi transferido para o esqudrão e o mesmo voltou a possuir uma frota padronizada, composta por três aeronaves (11). P e r d a s / A c i d e n t e s / B a i x a s 05 jun. 1987 Acidente com perda total do Esquilo N-7059 (12) 20 nov. 1997 O Esquilo matrícula N-7056 caiu no mar próximo à Plataforma Vermelho Um (Bacia de Campos) por volta das 10h40. Os tripulantes (quatro) foram resgatados por um rebocador e parte dos destroços foram recolhidos pelo navio-patrulha Gurupi (13). 15 set. 1998 Durante a realização de manobras militares próximo ao município de Novo Airão (120 quilômetros ao Sul de Manaus/AM) um helicóptero Esquilo da MB caiu e afundou no Rio Negro por volta das 15h58 do dia. Os tripulantes (quatro) foram resgatados pelo NAsH Osvaldo Cruz porém um deles veio a falecer (14). 16 ago. 2002 O Esquilo matrícula N-7083 pertencente ao HU-5 foi perdido num acidente próximo a Ponta do Bojuru, Lago dos Patos enquanto realizava uma patrulha em conjunto com os fiscais do IBAMA (15). 09 jan. 2003 O Esquilo matrícula N-7053, no momento do pouso no Aeroporto Internacional de Corumbá (MS), sofreu uma pane hidráulica, ocasionando a perda de controle e fazendo com que a aeronave girasse e tombasse na pista. Quatro militares estavam na aeronave e nenhum saiu ferido. O helicóptero foi removido na noite do mesmo dia para o Complexo Naval de Ladário para reparos (16). F o t o s Clique na imagem acima para abrir o álbum B i b l i o g r a f i a (1) DAERM. Esquadrões/EsqdHU-1. Disponível em:<http://www.daerm.mar.mil.br/hi-1.htm>. Acesso em: 02 jul. 2002. (2) DAERM. Esquadrões/EsqdHU-3. Disponível em:<http://www.daerm.mar.mil.br/hu-3.htm>. Acesso em: 02 jul. 2002. (3) DAERM. Esquadrões/EsqdHU-4. Disponível em:<http://www.daerm.mar.mil.br/hu-4.htm>. Acesso em: 02 jul. 2002. (4) DAERM. Esquadrões/EsqdHU-5. Disponível em:<http://www.daerm.mar.mil.br/hu-5.htm>. Acesso em: 02 jul. 2002. (5) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Rio de Janeiro: Ed. Revista de Aeronáutica, 1985. p.79. (6) COMFORAERNAV. Pioneirismo do EsqdHU-1 na Operação dos Esquilos no Brasil. A Macega, ano I, n.8, jan./fev. 2003. Disponível em:<http://www.foraern.mar.mil.br/amacega/index.htm>. Acesso em: 05 jun. 2003. (7) TECNOLOGIA & DEFESA Helicópteros para a marinha. São Paulo, n. 9, p.48. 1983. (8) VOAR. Marinha recebe Esquilo. São Paulo, nº 21, p.?, dez. 1983. (9) AVIAÇÃO EM REVISTA. Brasil acerta finalmente a compra de 51 helicópteros da Aerospatiale. São Paulo,SP, ano XLIX, nº 545, p.24, abr. 1986. (10) REVISTA FORÇA AÉREA. Novos helicópteros para a marinha. Notícias. Rio de Janeiro,RJ, ano 3, n. 13, p. 30, dez. 1998/jan. 1999. (11) COMFORAERNAV. Novo helicóptero para o esquadrão "ALBATROS". A Macega, ano III n.1, nov./dez. 2004. Disponível em: <http://www.foraer.mar.mil.br/amacega/index2.htm>. Acesso em: 17 jan. 2005. (12) SCRAMBLE - Dutch Aviation Society. Stoffer & Blik - Aircraft Accidents. Disponível em:<http://www.scramble.nl/sb.htm>. Acesso em: 17 jan. 2005. (13) SANTOS, S.; AZEVEDO, E. Helicóptero cai no mar, no Rio. NetEstado/O Estado de São Paulo, São Paulo. 1 dez. 1997. Disponível em:<http://www.estado.estadao.com.br/edicao/pano/97/11/30/ger584.html>. Acesso em: 27 dez. 2002. (14) BRASIL, K. Helicóptero de militar cai no Rio Negro. NetEstado/O Estado de São Paulo, São Paulo. 17 set. 1998. Disponível em:<http://www.estado.estadao.com.br/edicao/pano/98/09/16/cid896.html>. Acesso em: 5 fev. 2003. (15) DEFESA NET. Marinha perde helicóptero. Biblioteca Boletins. Disponível em:<http://www.defesanet.com.br/dn/17AGO02.htm>. Acesso em: 20 ago. 2002. (16) TERRA. Pane hidráulica causa queda de helicóptero em MS. Portal Terra - Notícias. Disponível em:<http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,5580,OI79464-EI306,00.html>. Acesso em: 3 fev. 2003. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||