O que é “bow thruster”?
“Bow thruster” é um tipo de equipamento propulsor que fornece maior manobrabilidade às embarcações. O termo pode ser traduzido como “propulsor para manobras”, mas sua forma em inglês é comumente utilizada no Brasil.
Um bow thruster típico é formado por um hélice lateral embutido dentro de um pequeno túnel no casco da proa (bow=proa) localizado um pouco abaixo da linha d’água (alguns preferem utilizar o termo “tunnel thruster” para este caso). Este hélice pode ser acionado por um motor elétrico ou hidráulico. Assim como exite o bow thruster, também exite o stern (popa) thruster.
Este tipo de dispositivo é muito útil nas manobras para atracar uma embarcação lateralmente. Também é largamente empregado nos navios que apoiam a indústria off-shore.
Alem do bow e do stern thruster, existe um outro dispositivo que aumenta enormemente a manobrabilidade do navio chamado “azimuthal thruster”. Como o próprio nome sugere, ele confere propulsão em qualquer direção e não apenas lateralmente como o caso do bow thruster.
Propulsores azimutais são frequentemente utilizados em unidades de produção e exploração off-shore como parte de sistemas de posicionamento dinâmico.
Talvez o mais famoso de todos os propulsores azimutais seja o Azipod, desenvolvido pela empresa ABB e largamente utilizado nos navios de cruzeiro.
Direfentes associações de bow thruster, stern thruster e azimuthal thruster podem ocorrer num mesmo navio. Um bom exemplo disso é o NHO Cruzeiro do Sul, incorporado à MB recentemente.
FOTOS: Poder Naval Online/Sauer Danfoss
Falando em Thrusters, seria interessante tb citar os Thrusters Azimuthais que equipam as grandes plataformas de petróleo e Navios Sonda (DP) além de diversos tipos de embarcações militares.
Abraço.
BORING…
Muito obrigado aos editores do blog por nos trazer informações claras e pertinentes com a atualidade.
Abraços.
desculpe, mas o que é chato ?
MO
Propulsão azimutal é o novo gadget no design naval.
E propulsores cicloidais??? ainda são usados???
boring!!! pq ou o que…acho que também não entendi, pois achei a matéria interessante, principalmente prá um ignorante como eu.
A Voith Turbo também produz este tipo de turbinas azimutais. Equipamento de extrema importância para a marinha mercante e militar. Não chega a ser um Harrier que voa de lado, mas fica próximo.
Tive a oportunidade de manobrar os renovadores americanos com DP2 com três trusters para propulsão e mais dois na proa para manobrar. O problema destes navios é a instabilidade no sistema elétrico.