25 anos de Top Gun – Ases Indomáveis

14

“I feel the need…the need for speed!”

No dia 14 de maio de 1986 estreava o filme “Top Gun”, talvez o mais influente filme sobre aviação de combate da história. Produzido por Tony Scott e Jerry Bruckenheimer, o filme catapultou a carreira de Tom Cruise, faturou US$ 353 milhões em todo o mundo e foi responsável pelo aumento de 500% no alistamento de candidatos a piloto na Aviação Naval dos EUA.

O produtor de Top Gun, John Davis, disse uma vez que “Top Gun é um filme de recrutamento para a Marinha. Ele realmente ajudou nesse sentido”. As pessoas viram o filme e disseram, “Uau! Eu quero ser um piloto.”

O filme começa mostrando o Aviador Naval da Marinha dos EUA LT Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) e seu Radar Intercept Officer (RIO) LTJG Nick “Goose” Bradshaw (Anthony Edwards) voam o F-14A Tomcat a bordo do porta-aviões USS Enterprise (CVN-65). Eles, com wingman “Cougar” (John Stockwell) e seu RIO “Merlin” (Tim Robbins), interceptam caças MiG-28s (na verdade, F-5s) sobre o Oceano Índico.

Depois de um dos mísseis dos MiGs travarem em Cougar durante o “dogfight”, ele está muito abalado e com pouco combustível. Maverick desafia as ordens e auxilia Cougar no pouso, apesar de também estar com pouco combustível. Depois do pouso, Cougar desiste de suas Asas Douradas, citando que ele quer estar com seu filho recém-nascido que ele nunca viu. Apesar de não gostar da violação de regras de Maverick, o CAG “Stinger” (James Tolkan) envia ele e Goose para cursar a escola Top Gun na NAS Miramar.

O restante da história, 25 anos depois, ainda continua presente no imaginário de forma impressionante, incluindo sua trilha sonora.

Abaixo, o trailer de relançamento do filme em comemoração ao Jubileu de Prata.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments