Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai juntos na Acrux V
As marinhas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai realizaram o exercício “Acrux V”, que tem como objetivo o treinamento em operações fluviais nos rios Paraná, Paraguai e Uruguai.
O exercício aconteceu na jurisdição do Comando de Área Naval Fluvial, com sede na Base Naval de Zárate, tendo-se delimitado ao Teatro de Operações nas imediações das localidades de Ibicuy, Mazaruca e Estancia La Argentina, na região ribeirinha ao sul da província argentina de Entre Rios.
Pela Marinha Argentina participaram unidades da Esquadrilha de Rios, o patrulheiro ARA Mururate, os navios multifuncionais ARA Ciudad de Zárate e Ciudad de Rosario, a lancha patrulheira Rio Santiago, mergulhadores táticos, Infantes de Marinha do Batalhão de Infantaria de Marinha Nº 3, um avião B-200 da Esquadrilha Aeronaval de Vigilância Marítima e embarcações menores.
A Marinha do Brasil participou com o navio de apoio logístico fluvial Potengi, o monitor Parnaiba com um helicóptero orgânico IH – 6B, o navio de transporte fluvial de tropas Paraguassu, a lancha patrulheira Penedo, embarcações menores e Fuzileiros Navais.
A participação da Marinha do Paraguai foi com o navio de patrulhamento de rios Itaipú, um grupo de Infantes de Marinha, Comandos Anfíbios e embarcações menores.
Por fim, a Marinha do Uruguai participou do exercício com a lancha de patrulhamento costeiro Colonia, o navio de apoio logístico Maldonado, embarcações menores e um batalhão de Infantes de Marinha.
As quatro marinhas realizaram no Acrux diferentes operações ribeirinhas em ilhas, riachos e canais da região. Concretamente, desenvolveram atividades de treinamento em técnicas e táticas em nível individual, grupal e de forma integrada entre os componentes naval, aéreo e de infantaria de marinha.
O “Acrux” é realizado a cada dois anos e foi criado mediante uma Ata de Acordo assinada pelos representantes das quatro marinhas participantes, em 14 de outubro de 1999.
A palavra Acrux faz alusão a uma das estrelas do Cruzeiro do Sul, constelação pela qual se orientam os navegantes no Hemisfério Sul.
FONTE: Diálogo
Marinhas do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina juntas ?? Um belo momento para se apreciar vasos da 2 guerra mundial.
O que será que um CG um DDG e uma FFG da US Navy estão fazendo
entre os navios “brasileiros, argentinos e uruguaios” ?
Até aí tudo bem.
Seria mais lógico perguntar o que eles fariam em um exercício fluvial!
Poggio…
vc saberia me dizer de qual exercicio tratava-se a foto anteriormente
colocada ?
abs
Poggio,
Por que, às vezes, as fotos são mudadas, digo, substituídas por outras?
Abraços
Oi Guppy…
a principio pensei que fosse uma “pegadinha” do Poggio ao colocar uma foto que descobri ser da UNITAS…não lembro de ter visto aquela foto aqui no PN antes.
Acho que na “correria”, e no meio de tantas fotos ele não percebeu.
abs
Ok, Dalton.
Abraços
A foto também era do Diálogo. Aquele mesmo que disse que o Antofagasta ficaria 131 dias atracado.
Foi uma “pegadinha” deles. Ainda bem que o pessoal de comenta aqui se manifestou.
Os srs comentaram, comentaram e esqueceram o principal: para nosso orgulho, qual embarcação lidera a formação acima??????? quem, quem, quem????????
É claro que é o nosso sexagenário U-17 (mas não o U-Boat) Parnaíba. Os hermanos que se metam à besta, o Parnaíba é equipado com um 76mm tb sexagenário.
Abraços.