A Boeing informou nesta terça-feira, 6 de março, que entregou oficialmente o primeiro P-8A Poseidon de produção à Marinha dos EUA (USN). A entrega foi realizada em 4 de março em Seattle. Trata-se da primeira de 13 aeronaves de guerra antissubmarino, antissuperfície, inteligência, vigilância e reconhecimento que a empresa deverá entregar como parte do contrato de baixa cadência inicial de produção ( low-rate initial production – LRIP) concedido em 2011.

Segundo o Almirante Paul Grsklags, que está à frente dos programas de guerra antissubmarino, assalto e missões especiais da USN, “a frota da marinha está mais do que pronta para receber o P-8A, que vai proporcionar a seus usuários e operadores um degrau acima em capacidades de missões. Agradeço à Boeing e à toda a equipa pelo esforço e grande parceria até hoje”.

Após a entrega em Seattle, pilotos da USN voaram o  P-8A LRIP1-1 para a Estação Aeronaval de Jacksonville, na Flórida, onde será utilizado para treinamento de tripulantes. A USN planeja adquirir 117 P-8A para substituir sua frota de P-3. A capacidade de operação inicial (IOC) está programada para 2013.

Segundo a Boeing, a equipe responsável pelo Poseidon está empregando um processo inovador de produção industrial, baseado no sistema produtivo do Boeing 737 de nova geração. Todas as modificações inerentes ao P-8A são feitas em sequência, durante a fabricação e a montagem. O P-8A é um derivado do 737-800 de nova geração, e o grupo de empresas responsável pelo Poseidon, liderado pela Boeing, inclui CFM International, Northrop Grumman, Raytheon, Spirit AeroSystems, BAE Systems e GE Aviation.

Juntamente com as aeronaves de produção, também foram construídos e estão sendo testados seis aviões para testes de voo e dois para testes de solo. Os voos de teste estão sendo realizados na Estação Aeronaval de Patuxent River, em Maryland, e já somaram 1.500 horas de voo.

FONTE / FOTO: Boeing

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments