Supply Vessels no Serviço Naval – parte 1

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ARGENTINA – ARA Teniente Olivieri

O Navio Auxiliar ARA Teniente Olivieri (A 2), ex-Marsea 10, era um PSV (Plataform Supply Vessel), construído no estaleiro Quality Shipyard, em Houma, Lousiana (EUA) e que entrou em serviço em 1981. Foi adquirido pelo Governo Argentino junto a Administração Marítima dos EUA, em 15 de novembro de 1987, e entregue em maio de 1988, para ser usado como Aviso e Patrulha.

O navio desloca 1.640 toneladas, e suas dimensões são: 56.3 metros de comprimento, 12.2 metros de boca e 3.6 metros de calado. A propulsão é fornecida por dois motores a diesel do tipo G.M. EMD 16-645-E6, gerando 3.700 bhp e acionando dois hélices, com velocidade de 14 nós e um raio de ação de 5.200 quilometros a 10 nós. Conta também com dois Bow Thrusters (Propulsores Laterais de Proa) de 300 shp. A tripulação é formada por 15 homens e é armado com duas metralhadoras de 12.7mm.

A capacidade de carga no convés de popa, que mede, 35.06 metros de comprimento por 9.33 metros de largura, é de 610 toneladas. No serviço comercial transportava até 315 toneladas de combustível, 514 toneladas de água industrial, 44 toneladas de água potável e 113 toneladas de lama bentonítica. No serviço da Armada Argentina, o navio transporta normalmente até 600 toneladas de combustível ou 800 toneladas de água. Fica baseado em Puerto Belgrano e é usado especialmente como navio de apoio logístico, para instalações e locais isolados.

Em 1994, especulou-se sobre a aquisição de outra embarcação semelhante, um AHTS chamado “Erebus”, que hoje pertence à empresa Marítima Mexicana S.A. de C.V. (MARMEX) do Grupo TMM, onde opera com o nome “Isla Ballena”.

Foto: Luiz Padilha


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