Navios da Marinha Chinesa operando com navios da Marinha do Brasil em 2013, ao largo do Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil (MB) e a Marinha do Exército Popular de Libertação da China (MEPL ou PLA Navy em inglês) realizaram no dia 26 de outubro, no Rio de Janeiro, uma inédita operação naval conjunta. A operação no mar contou com a participação de dois navios de guerra chineses e de dois navios da MB.

A Força-Tarefa chinesa comandada pelo Contra-Almirante Li Xiaoyai, Vice-Chefe do Estado-Maior da Frota do Mar Sul da MEPL, que estava embarcado na fragata Liuzhou (FFG-573), foi composta também pelo contratorpedeiro Lanzhou (DDG-170).

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A Força-Tarefa brasileira comandada pelo Contra-Almirante Paulo Cesar Mendes Biasoli, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, foi composta pela Fragata Constituição (F-42) e pelo Navio-Patrulha Oceânico Apa (P-121).

No dia 26 de outubro, às 7h da manhã, um grupo de jornalistas especializados embarcou no NPaOc Apa, que estava atracado na Base Naval do Rio de Janeiro, para a cobertura fotográfica do exercício.

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Manobras tática e ‘cross-deck’

O NPaOc Apa foi o primeiro navio a sair pela Barra, seguido pela fragata Constituição. Os navios chineses zarparam algum tempo depois para o encontro histórico entre navios de guerra chineses e brasileiros.

O navio-patrulha oceânico Apa atuou no exercício como unidade de maior valor (HVU – High Value Unit), sendo escoltado pelos navios chineses e pela fragata Constituição. O planejamento inicial do exercício previa o ataque simulado contra os navios por jatos AF-1 Skyhawk e por helicóptero MH-16 Sea Hawk, mas o mesmo não ocorreu, provavelmente devido ao tempo ruim.

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Para sorte dos fotógrafos que estavam a bordo do NPaOc Apa, o tempo abriu um pouco, o que permitiu a realização de boas fotos.

Nas operações de “cross-deck”, um helicóptero Esquilo da Marinha do Brasil pousou a bordo do contratorpedeiro Lanzhou (foto abaixo). O helicóptero Harbin Z-9C baseado na Liuzhou voou sobre a formatura filmando e fazendo fotos.

Esquilo da MB pousando no destróier chinês

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Os navios brasileiros e chineses realizaram diversas manobras táticas em formatura, dando a impressão de que operavam juntos há muito tempo. Foi realizada também a faina de “light-line”, na qual os navios navegam bem próximos um do outro em duplas e um cabo é passado entre eles para transferência de carga leve. Nessa operação, os navios trocaram presentes.

A fragata Type 054A

Liuzhou  é uma fragata Type 054A de emprego geral, evolução da Type 054 (codinome OTAN JIANGKAI I) que entrou em serviço em 2002 na China. Ela desloca cerca de 3.600t (4.000t carregada), e incorpora algumas características stealth: casco liso sem reentrâncias e materiais que absorvem as ondas de radar. O navio é comparável às “La Fayette” francesas.

Seu principal armamento constitui-se de dois lançadores quádruplos de mísseis antinavio C-803 (similar ao Harpoon americano). O armamento antiaéreo é composto de mísseis HQ-16 ou Shtil VL (SA-N-12 VLS) e dois CIWS AK630 de 30mm, similares ao Goalkeeper.

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A classe Type 054A (codinome OTAN Jiangkai II) tem um lançador VLS de 32 células na proa para mísseis antiaéreos HQ-16 ou Shtil VL (SA-N-12 VLS). O canhão da proa é de 76mm. A propulsão é CODAD, com 4 motores diesel SEMT Pielstick Type 16 PA6 STC produzidos sob licença na China.

A classe terá um total de 20 navios, com 15 já em serviço, dois em acabamento e três em construção em 2013.

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O destróier Type 052C

O Lanzhou (DDG-170) é um destróier de defesa aérea Type 052C (conhecido como o “Aegis chinês”), de 7.000 toneladas de deslocamento. No sistema de armas, além dos mísseis antiaéreos HQ-9 de defesa de área (versão naval do S-300), ele leva também o CIWS Type 730, que ficam no segundo convés na proa e sobre o hangar. As grandes placas retangulares na superestrutura encobrem as antenas do radar “phased array” Type 348. Esta classe é a primeira da PLA Navy a possuir capacidade verdadeira de defesa antiaérea da frota de longo alcance.

A propulsão do Lanzhou é CODOG, consistindo de duas turbinas a gás ucranianas DA80/DN80 de 32.600hp cada e dois motores diesel Shaanxi (na verdade MTU 20V956TB92 fabricados sob licença).

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AGRADECIMENTO: Ao Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) e à tripulação do NPaOc Apa pela atenção e apoio durante a cobertura do exercício.

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