Damen apresenta quatro tipos de OPV com ‘arco reto’ rebatedor de ondas
Depois de passar a metade inicial desta década centrando esforços na oferta de sua linha de lanchas de patrulha costeira, o grupo holandês Damen se lança, finalmente, ao disputado segmento dos Offshore Patrol Vessels (OPVs), para atender a demanda que julga existir pelas chamadas “plataformas multi-missão”.
A 20 de abril, durante a conferência anual “OPV & Corvetas Ásia-Pacífico” (OPVs & Corvettes Asia Pacific), em Cingapura, a Damen apresentou uma prévia do que vem a ser a sua recém-projetada família de navios-patrulha de aguas azuis, com tonelagens que variam de 1.400 toneladas – inferiores aos dos bem-sucedidos modelos alemães Fässmer e Lürssen – a 2.600 toneladas, deslocamento mais apropriado para uma corveta.
São quatro os modelos:
- 75 metros – 1.400 toneladas
- 85 metros – 1.800 toneladas
- 95 metros – 2.400 toneladas
- 103 metros – 2.600 toneladas
A grande atração dos novos modelos é o chamado Sea Axe Damen (imagens acima), um tipo de costado alto – ou “arco reto”, como a Damen gosta de chamar – que corre por quase todo o comprimento da embarcação de forma a facilitar o rebatimento das ondas, especialmente em zonas de mar agitado.
De acordo com Piet van Rooij, gerente de design e concepção da companhia holandesa, devido a este desenho singular do casco, estes barcos demonstrarão uma estabilidade superior – e isso permitirá à tripulação concluir que sua embarcação é muito confortável, mesmo nos diferentes estados de mar tempestuoso.
Uma vez que o casco é projetado para reduzir a resistência à água, a nova OPV também é muito eficiente na economia de combustível, e capaz de responder facilmente a uma aceleração dos motores, atingindo velocidades de até 25/26 nós.
C2 Center – Mas a novidade representada pela nova família de OPV Damen não reside apenas no costado rebatedor de ondas.
Chamam a atenção, também, (1) a área protegida sob o convés de voo, e (2) a área de acesso ao navio à ré, que, por meio de uma rampa, recebe uma lancha de casco rígido, tipo RHIB, de nove metros de comprimento.
O navio foi concebido para incorporar módulos de missão dedicados, por exemplo, ao combate à pirataria, às operações de combate às drogas, guerra anti-mineração (AMW) e busca e salvamento (SAR).
Ao contrário de outras OPV, o centro de comando e controle (C2 Center) – que nessas unidades Damen recebe o nome de ponte multimissão (Multi-Mission Bridge) – está localizado logo atrás do passadiço.
Os dois espaços podem ser separados por meio de uma parede deslizante. Erguida, a antepara permite aos operadores do C2 Center trabalhar com melhor visibilidade e percepção das informações exibidas pelas diferentes telas dos consoles de instrumentos – e isso lhes possibilita, claro, maior concentração e eficiência.
Outro importante diferencial das OPV Damen é o seu hangar multi-missão (Multi-Mission Hangar), capaz de acolher, ao mesmo tempo, um helicóptero do porte do NH-90, de 11 toneladas, e um UAV (veículo aéreo não tripulado) da classe do Boeing ScanEagle americano.
O hangar é tão espaçoso que as duas aeronaves podem ser movimentadas sem que seja necessário mover a outra.
Além disso, dentro do hangar há espaço para uma oficina com estoque de peças de reposição, que atenderá tanto o helicóptero quanto o UAV.