Newly-designed-2nd-generation-Damen-OPV-2

Depois de passar a metade inicial desta década centrando esforços na oferta de sua linha de lanchas de patrulha costeira, o grupo holandês Damen se lança, finalmente, ao disputado segmento dos Offshore Patrol Vessels (OPVs), para atender a demanda que julga existir pelas chamadas “plataformas multi-missão”.

A 20 de abril, durante a conferência anual “OPV & Corvetas Ásia-Pacífico” (OPVs & Corvettes Asia Pacific), em Cingapura, a Damen apresentou uma prévia do que vem a ser a sua recém-projetada família de navios-patrulha de aguas azuis, com tonelagens que variam de 1.400 toneladas – inferiores aos dos bem-sucedidos modelos alemães Fässmer e Lürssen – a 2.600 toneladas, deslocamento mais apropriado para uma corveta.

São quatro os modelos:

  • 75 metros – 1.400 toneladas
  • 85 metros – 1.800 toneladas
  • 95 metros – 2.400 toneladas
  • 103 metros – 2.600 toneladas

Offshore_Patrol_Vessel_1800_Sea_Axe

A grande atração dos novos modelos é o chamado Sea Axe Damen (imagens acima), um tipo de costado alto – ou “arco reto”, como a Damen gosta de chamar – que  corre por quase todo o comprimento da embarcação de forma a facilitar o rebatimento das ondas, especialmente em zonas de mar agitado.

De acordo com Piet van Rooij, gerente de design e concepção da companhia holandesa, devido a este desenho singular do casco, estes barcos demonstrarão uma estabilidade superior – e isso permitirá à tripulação concluir que sua embarcação é muito confortável, mesmo nos diferentes estados de mar tempestuoso.

Uma vez que o casco é projetado para reduzir a resistência à água, a nova OPV também é muito eficiente na economia de combustível, e capaz de responder facilmente a uma aceleração dos motores, atingindo velocidades de até 25/26 nós.

OPV 2.400 toneladas
OPV 2.400 toneladas

C2 Center Mas a novidade representada pela nova família de OPV Damen não reside apenas no costado rebatedor de ondas.

Chamam a atenção, também, (1) a área protegida sob o convés de voo, e (2) a área de acesso ao navio à ré, que, por meio de uma rampa, recebe uma lancha de casco rígido, tipo RHIB, de nove metros de comprimento.

O navio foi concebido para incorporar módulos de missão dedicados, por exemplo, ao combate à pirataria, às operações de combate às drogas, guerra anti-mineração (AMW) e busca e salvamento (SAR).

Ao contrário de outras OPV, o centro de comando e controle (C2 Center) – que nessas unidades Damen recebe o nome de ponte multimissão (Multi-Mission Bridge) – está localizado logo atrás do passadiço.

Os dois espaços podem ser separados por meio de uma parede deslizante. Erguida, a antepara permite aos operadores do C2 Center trabalhar com melhor visibilidade e percepção das informações exibidas pelas diferentes telas dos consoles de instrumentos – e isso lhes possibilita, claro, maior concentração e eficiência.

Outro importante diferencial das OPV Damen é o seu hangar multi-missão (Multi-Mission Hangar), capaz de acolher, ao mesmo tempo, um helicóptero do porte do NH-90, de 11 toneladas, e um UAV (veículo aéreo não tripulado) da classe do Boeing ScanEagle americano.

O hangar é tão espaçoso que as duas aeronaves podem ser movimentadas sem que seja necessário mover a outra.

Além disso, dentro do hangar há espaço para uma oficina com estoque de peças de reposição, que atenderá tanto o helicóptero quanto o UAV.

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