O navio iraniano Bavand perto do porto de Paranaguá, em 18 de julho de 2019 - REUTERS/Joao Andrade

O navio iraniano Bavand perto do porto de Paranaguá, em 18 de julho de 2019 – REUTERS/Joao Andrade

A Petrobras informou nesta sexta-feira (19) que não abastecerá com combustível dois navios iranianos parados há semanas no sul do Brasil, no porto de Paranaguá, por temor de violar as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.

As tensões no Golfo aumentaram nos últimos meses, reavivadas pela retirada de Washington do acordo sobre o programa nuclear iraniano e pelo restabelecimento das sanções contra Teerã.

Apontados como propriedade da empresa iraniana Sapid Shipping, os navios “Bavand” e “Termeh” chegaram ao porto de Paranaguá (sul do Brasil) em junho, confirmou um representante do terminal marítimo.

Eles chegaram com um carregamento de ureia industrial (usada na fabricação de fertilizantes) e voltariam com milho brasileiro para o Irã, de acordo com o portal de notícias G1. A Sapid Shipping não respondeu imediatamente às perguntas dos jornalistas.

A Petrobras informou que “não forneceu combustível à empresa exportadora, pois os navios iranianos por ela contratados e a empresa iraniana proprietária dessas embarcações encontram-se sancionados pelos Estados Unidos”.

“Caso a Petrobras venha a abastecer esses navios, ficará sujeita ao risco de ser incluída na mesma lista, o que poderia ocasionar graves prejuízos à companhia”, acrescentou.

FONTE: RFI/AFP

Subscribe
Notify of
guest

165 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kemen

Esta ai alguma tomada de posição que não concordo totalmente. Se quisemos manter uma politica de neutralidade nas questões internacionais, porque abastecer um navio para ele poder navegar de volta com mantimentos seria um risco? Por que temos que prejudicar nossas exportações de alimentos? Temos que fazer os iranianos passar fome? Não estamos apoiando nada, estamos apenas mantendo nosso comercio de alimentos. Me perdoem os colegas que não concordarem, mas na minha opinião uma coisa é bloquear tecnologia, material industrial, capitais do pais, desenvolvimento, outra é impedir a entrega de alimentos comercializados que abastecerão humanos. Se o objetivo é estrangular… Read more »

Jadson Cabral

É simples. Se as sanções americanas impedem a Petrobrás de vender combustível para o Irã, nós não vendemos. É isso ou a Petrobrás sofrerá sanções também.
Não precisa pensar muito a respeito. É pragmatismo.
Se houvesse outras empresas privadas que pudessem fazer o reabastecimento e não temesse as sanções ele seria reabastecido.

Kemen

Jadson, não é simples na minha opinião, se tiver navio brasileiro ou da Petrobras em portos do Iran ou ali perto… para que entrar no “rolo”?
O que ganhamos com isso? NADA! Só deixamos de exportar mais alguma coisa.

Rene Dos Reis

Concordo e a mídia esta falando que o problema esta no carregamento que veio de la , ureia? porque recebemos o tal carregamento e na hora de concluir a operação a nosso favor ouve esse veto? não estou entendendo mais nada.

Quatzy

Petrobras tem agir de acordo com a lei brasileira. Governo brasileironão colocou sanções, portanto, Petrobras, nada justifica a atitude da empresa. Está fazendo jogo político do tio Sam.
O desgoverno virou lambe bota e voltamos a ser colônia.

Demetrius

Sai politica…

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Parabéns ao governo Brasil. Agentes do governo Iraniano estiveram envolvidos em um atentado que matou 85 argentinos judeus na Argentina. Irã o país que tem declarado objetivo de fazer genocídio dos Judeus em Israel. Irã é um pais que apoia terroristas do Hamaz com armas. É mais do que obrigação do Brasil não apoiar os terroristas do Irã.

Kemen

Quem esta apoiando terroristas? Pura imaginação, o Brasil não apóia nem apoiou nenhum grupo terrorista. Afinal o governo do Iran virou grupo terrorista a partir de 2018? Antes de 2018 não era? kkkkkk

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

A esquerda do Brasil apoia agentes estatais ditadores ou terroristas de Cuba, Venezuela, Hamaz, Hezbolla e o Irã envolvido em atentado terroristas na Argentina em 1994 que deixou 85 argentinos mortos. Os envolvidos no Irã nunca foram deportados para Argentina, mas sim promovidos ao alto escalão do governo terrorista do Irã.

MGNVS

Andre Luis
Esse comentario é serio ou vc esta doidao?
Dps o pessoal aqui da direita fica dizendo q os esquerdistas do blog é q ficam usando “erva estragada”…
Eu sou um dos que mais criticam os aiatolas do Iran e os tiranos da familia saudita… mas vc esta viajando legal nos comentarios. A Triplice Fronteira esta sob constante vigilancia nao so da PF, como pela CIA e ate o Mossad. Procure se informar melhor.

Joao Moro

Recomendo, com educação, que você se informe sobre o assunto.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

João, recomendo que você se inteire que O irã é aliado do Hezbolla, do Hamaz, de Cuba, e da Venezuela. Irã é um dos sustentadores do genocídio na Venezuela causado pelos socialistas assassinos chavistas. Não quero nada do Irã apoiador do Maduro.

Luis Henrique Lopes de Almeida

Mossad é uma piada.

Adriano Madureira

André Luis meu caro, acorde para vida, para a realidade! No mundo real, caso você não saiba, há muitas democracias, entre elas, uma que se intitula defensor da democracia, da liberdade e da galáxia, mas que tem laços com muitos regimes nem tão democráticos assim, e apoia e mantém laços econômicos com os mesmos. Ditadores que fariam alguns como o Maduro, parecer um candidato a suplente de ditador. É outra coisa, algumas dessas democracias do mundo livre, financiam grupos terroristas, os quais eles dão belos nomes como oposição moderada para cometer terrorismo com o aval dos países de bem. Só… Read more »

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Adriano, meu caro, acorde para o Genocídio que os socialistas estão fazendo com o povo da Venezuela. Só não morreram milhões de Venezuelanos, porque eles fugiram aos milhões o resto do mundo Ocidental.

Antonio Palhares

Se formos entrar neste particular. Todos os países daquela região praticam e apoiam os terroristas. Uns até tem nome de moderados.

Ellion Matheus

Não vou nem citar as relações do Hezbollah e do PCC para o comércio de armas e drogas. O primeiro é um grupo terrorista financiado pelo Irã, responsável por milhares de mortes e crimes contra a humanidade (disparo de mísseis contra áreas civis, escudos humanos e etc) e o segundo é um grupo criminoso no Brasil que realiza atividades tão prejudiciais quanto as do Hezbollah no Líbano, só que eles têm uma economia mais diversificada(venda de drogas, sequestro, extorsão e etc) e menos gnt gritado “allahuakbar” em suas fileiras. Destruir a economia iraniana indiretamente é diminuir a criminalidade brasileira e… Read more »

Joao Moro

Errr…. Não leio o comentário? É o Irã que apoia os grupos terroristas. Ademais, O irã não é terrorista, mas patrocina terroristas. Informe-se melhor…

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

João Moro, a minha ultima resposta não era para você. Com tantos defensores do Irã por aqui eu confundi as pessoas. E sei que você está do lado do Brasil contra os terroristas apoiados pelo Irã. Abraço.

Defensor da liberdade

O governo iraniano fez isso, não o povo iraniano. Fosse eu presidente dessa joça o navio voltava para o Irã carregadíssimo e eu queria ver o que os EUA iriam fazer.

Negrão

Kkkkk…

Por trás de um esquerdista tem sempre um adulto capitalista que paga as contas.

Vc não manda nem na sua vida…

Defensor da liberdade

Se você diz ??

Francico Farias

E o que o Brasil tem a ver com a briga entre os persas e os judeus?
O Brasil não deve tomar partido, eles que se matem.

Joao Moro

A Petrobrás perde muito mais dinheiro se deixar de comercializar com os EUA.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Exatamente João Moro. Brasil deve ficar do lado da democracia Ocidental e do lado de quem defende a democracia, que são os EUA e Israel. Boas contribuição suas aqui João. Abraço.

Luis Henrique Lopes de Almeida

Governo brasileiro vira lata lambe botas kkkkkkkkkkkk

Ricardo da Silva

sabujo
substantivo masculino
cinologia
1. 1.
grande cão de caça.
2. 2.
adjetivo substantivo masculino
diz-se de ou indivíduo bajulador, servil.

Antonio Palhares

Jadson.
Esta sua posição é vergonhosa, chinfrim e vira lata. Todos sabíamos desde o inicio ao que levaria esta política nefasta do Trump. Uma palhaçada da qual não participamos e nada temos com isso. O que nos interessa é o comércio exterior. Compras e vendas. Eu discordo desde alinhamento incondicional do nosso país com os Estados Unidos. Agora que se explique aos produtores que produzem, exportam, trazem divisas para o país. Ou é pouco o numero de desempregados em nosso país ? Sempre achei que devemos nos manter longe das politicas externas do Trump

Francico Farias

E quem vai pagar pelo prejuízo da carga que está sendo corroída por fungos?
O Brasil vai ter prejuízos de qualquer forma.
Primeiro vai ter que indenizar o proprietário da crga que está no navio e que vai se deteriorar;
Segundo corre o risco de perder um cliente cuja balança comercialo é extremamente favorável ao Brasil.
Tuo isso para agradar o Trump?

Cristiano GR

Acredito que a tradicional política de neutralidade do Brasil não será como antes.

Joao Moro

Se tivemos neutralidade, foi a séculos atrás. Lula Defendia a Palestina e mandava “pastar” Israel. Isso é neutralidade?

Joao Moro

O prejuízo que nós teremos em perder negócios com o EUA é infinitamente maior do que perder de negociar com o Irã. É matemática!

Mgtow

A resposta é simples amigo Kemen: alinhamento ideologico e submissão do Meme-presidente. Só isso. Agora eu queria ver a cara dos ruralistas e agroboys que financiaram e fizeram campanha pra esse sujeito…kkkk…vão perder um grande parceiro comercial por causa da covardia do “governo” que aí está.

marcus

O proprietário do carregamento que deve ser um brasileiro pode processar a Petrobras, com grande chance de sucesso. Não são armas.
O Brasil já está por um fio de perder os clientes árabes.

Vovozao

19/07/19 – sexta-feira, bnoite, uma pergunta, no caso do Supremo negar autorização para abastecimento do navio o que aconteceria: navio ficaria retido; poderiam os iranianos enviar um navio para reabastece-lo em território brasileiro; a tripulação em caso do navio não poder ser reabastecido.ficaria também.retida??? Por favor esclareçam? Obrigado.

Claudio

País submisso é isso, com medinho do seu dono

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Porque, Claudio, vc está com medinho dos Aiatolás? Quer fazer os desejos dos Iranianos responsáveis por atentado terrorista na Amia da Argentina em 1994 causando 84 mortes de argentinos???

Thiago

André, faz isso não, que se for para colocar ações ilegais, crimes de guerra, assassinato de civis, invasões, atentandos, apoio a terroristas/mercenários/extremistas, operações de sabotagem e espionagem a tua ficha cai …que eu te mostro que tua fação não o mocinho inocente que queres pintar.

Joao Moro

não consegui entender o que você disse. O texto está muito truncado.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Pois é João, eu também não consegui entender. Muito confusa esta argumentação esquerdistas a favor dos apoiadores de Terrorismo do Irã.

Ellion Silva

Os EUA forçaram o Brasil a alguma coisa? A empresa tomou a iniciativa por livre e espontânea vontade ué, não lembro de ngm do departamento de Estado norte-americano ordenando a Petrobrás a parar de negociar com o Irã.

Thiago

Ellion, inocente você, até parece que não conhece o significado da palavra coerção …e no mais, nem conheces as leis americanas que permitem perseguir “pseudo-crimes” mesmo que esses mesmos crimes não sejam configurados juridicamente no pais onde essa ação foi feita.

marcus

abastecer um navio agora é crime?

JPC3

O argumento é de que a petrobras pode sofrer sanções nos negócios com os EUA e ter sérios prejuízos.

Caso seja isso, qual a dificuldade de entender?

Quatzy

Se Petrobras sofrer sanções, basta o governo brasileiro escolher empresas importantes dos EUA e dar o troco. Isso se o Brasil tivesse soberania. Com o governo que estar no poder, até vende a mãe para satisfazer o tio Sam.

JPC3

Olha se o Brasil tem condições de dar o troco nos EUA. Olha a crise que a gente vive.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Você está dizendo para ficar do lado do Estado apoiador de terroristas, o Irã? Por quê? Só porque a esquerda do Brasil apóia terroristas? Bem capaz. Prefiro estar do lado das democracias ocidentais do que de um país que praticou terrorismo contra a Argentina, no caso agentes iranianos terroristas.

Joao Moro

tamo junto!

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Com certeza. O Brasil está no caminho certo em não aceitar terroristas apoiados pelo Irã.

Antonio Palhares

E eu prefiro fazer negócios e trazer dinheiro para gerar emprego e renda no nosso país. Vai dizer o quê para os produtores ?

Joao Moro

nossa… mas que inocente… os EUA vão sofrer muito…

Rene Dos Reis

Na minha opinião um dos problema esta na própria empresa que continua com esse monopólio e ainda esta nas mãos de políticos , se fosse a iniciativa privada iria analisar os riscos e passar a régua.

Carlos Gallani

Diferente dos comentários deste sítio, esta posição não advém de um posicionamento ideológico, advém ser uma empresa que tem acionistas, funcionários, carga tributária, passivos e ativos que exigência uma posição isenta de mimimi e ponto final, quero minhas receitas garantidas ao máximo e pouco importa quem está brigando!

Thiago

Nesse ponto eu até concordo, é algo injustificável, não me agrada mas sendo a Petrobras tão amarrada ao mercado americano é mais que compreensível a atitude por mero cálculo econômico, assim como grandes empresas europeias renunciaram de explorar colaborações e oportunidades oferecidas pela economia iraniano por medo de perder o acesso ao mercado USA, além de ser perseguidas juridicamente por eles. A UE até que queria encontrar uma solução , algo como indenização as empresas que trabalham lá que por ventura sofressem alguma repercussão. Mas sabes como é a UE , bando de burocratas sem cul..ões.

Joao Moro

amarrada? o maior mercado consumidor de petroleo é o EUA. Não é questão de “amarrar-se” mas da realidade do mercado…

Ricardo Ramos

O maior mercado importador de petróleo brasileiro é a China, mas tenhamos em mente que realmente não é possível a Petrobrás correr o risco de cárie numa dessas listas americanas. Deve-se buscar uma solução diplomática que não traga prejuízo aos produtores brasileiros.

igortepe

Só falta agora o Brasil por imposição dos EUA, não abastecer um navio Chinês.

rui mendes

Quem não os teve, não foi a UE, que já em várias ocasiões, foram contra pretensões USA, basta para isso, os seus interesses, serem diferentes, já o teu novo presidente, esse sim, é um verdadeiro lacaio dos USA.

Kemen

Sou partidário daquela velha fraze que a maioria já houviu falar, mas agora tropicalizada por mim “O Brasil para os brasileiros”. Os problemas dos outros são dos outros, não nossos.

Quatzy

Exatamente!

Oiseau de Proie

O complexo de vira-latas está tão intenso que o próprio “presidente” chegou a falar mal abertamente do brasileiro comum…A imagem do país nunca foi tão prejudicada pelo próprio brazileiro…Apenas os pontos negativos são expostos e sobrevalorizados…Do que há de positivo não se fala…

Joao Moro

no tempo do pt eramos vira latas de Cuba e Venezuela… agora é que temos um presidente que quer transformar o Brasil em uma potencia, não em um país satélite da URSAL.

Marcos

Pensamentos assim, prósperos no seio do senso comum, não funcionam em economias globalizadas.

Caio

Onde posso assinar

Mahan

Não são loucos de sofrerem também sanções dos Americanos. Os iranianos podem chamar o guincho.

Foxtrot

Lambe botas danada viu.
aff !

Oiseau de Proie

braziu acima de tudo…Deus acima de todos Foxtrot…

ODST

Possam, parece que você esqueceu da refinaria que o Evil Morales tomou da Petrobras…. Sabe o que o teu governo fez na época? Nada! Não vamos nos esquecer também do avião do governo brasileiro revistado de forma ilegal pela guarda bolivariana! Esse tipo de vergonha o Brasil não passa mais!

ODST

Ao invés de “Oiseau”, o corretor colocou a palavra “possam” logo no início do meu post…

α Tau

Esta dicotômica ideológica entre direita e esquerda é ultrapassada desde já a muito tempo mas infelizmente muitos manipulados ainda acreditam nessa farsa ideológica que não funciona no mundo contemporâneo…só serve para políticos inescrupulosos ascenderem através de quem acredita em conto de fadas…

Foxtrot

Caro ODST acertou o meu governo há época.
Assim como o meu governo de hoje, pois infelizmente não posso escolher sozinho o governo deste meu (se é que ainda é nosso) país.
Se pudesse não teríamos os governos que tivemos.
Uma observação, ao menos o governo passado não realizou compra de votos, nepotismo, premiações previlegiadas , venda da soberania nacional em tão pouco tempo de governo.
Cruz credo no eleitorado nacional !

ODST

1. Que compra de votos, cara pálida? Se você está se referindo às emendas, saiba que elas são obrigatórias! 2. Nepotismo? Qual? Se você se refere ao Eduardo, ele sequer foi colocado no cargo de embaixador, e mesmo que tivesse sido, existe um entendimento no próprio STF de que “nepotismo não alcança nomeação para cargo de natureza política”. 3. Não faço ideia do o que seriam premiações privilegiadas. 4. Não houve venda alguma de soberania nacional, mas mesmo que houvesse, você já deveria estar mais do que acostumado, pois o que o PT mais fez foi isso, sempre abrindo as… Read more »

Kemen

Quem sabe como se preparam diplomatas concursados do Itamaraty, não redigiria isso. Direito/Relações Internacionais/Comércio Exterior/Formas de Tratamento/Fluência em duas linguas estrangeiras.

Saldanha da Gama

Meu caro, quando evo invadiu a petrobrás, a tomou na mão grande e lulinha9f disse que ele estava certo ao fazê-lo, foi entrega sim da soberania popular e por motivo ideológico e para mim crime de traição a pátria. Realmente não teve nepotismo as claras, teve o favorecimento no enriquecimento de seu filho, que este deveria ser condecorado com o prêmio nobel de economia e ter seu cérebro analisado, pois a façanha foi grandiosa para um simples funcionário do butantã e antes que me acuse de lado partidário, sou nacionalista e apoio a quem faça o bem ao país, não… Read more »

ODST

Eu também não concordo com esse caso da Petrobras, nem estou discutindo o mérito da questão. E com relação ao Eduardo, eu também sou contra torna-lo embaixador, mas a questão levantada aqui não era essa, mas sim a de que seria crime de nepotismo, o que não é verdade.

Foxtrot

E bajulação ao louco e racista rei do norte acima até tudo né caro Oiseau ( se bobear até acima de Deus. Credo).
Bom dá para entender tanta admiração, os semelhantes sempre se apoiam .

ODST

Não foi o presidiário de Curitiba quem disse que o RS é polo exportador de viado? Ele foi homofóbico e ainda assim a esquerda hipócrita sempre o bajulou.

Foxtrot

O problema seus caro ODST é que fazem burrada e não admitem. Mais uma vez e pela ultima vez. Nesse país não sou de esquerda nem de direita, pois aqui não existe isso. O que existe aqui é os políticos que só legislam pelo interesse próprio ou pelo interesse da elite que os elegeu. Sou nacionalista, e sendo assim afirmo que o Brasil não deve alinhar politicamente com país algum, pois somos um player global. Temos que ter independência para negociar com todos sem submeter as pressões de ninguém. Pois os americanos são assim. Recentemente o Louco e racista rei… Read more »

ODST

Como eu disse mais acima, eu também sou contra a Petrobrás não abastecer os navios, mas você também tem que pensar que o risco de a empresa se prejudicar existe (apesar de eu duvidar que o EUA fosse fazer alguma coisa justamente no melhor momento da relação entre nossos países), mas o que é melhor? O Brasil bater no peito e ir contra o nosso segundo maior parceiro comercial, podendo ferrar ainda mais nossa economia, ou apenas seguir as regras do “jogo” geopolítico e permitir que a população respire aliviada? Com relação às falas do presidente, todos eles falam besteiras,… Read more »

Foxtrot

Espere e verá cenas do próximos capítulos caro ODTS.
Não acha estranho ele indicar como embaixador (cargo com foro privilegiado e para um país que não temos extradição) justamente o filho que está sendo investigado pela famosa “rachadinha” ?
Se para você está tudo bem, em acho um insulto a minha inteligência essas manobras.
Mas veremos como será, afinal de contas apostaram no “vampiro” escravagista, sucessor da “ogra” e veja no que deu!
O tempo é o senhor da razão !

Luciano

O Irã é o maior comprador de milho brasileiro. Imagina como o agronegócio está feliz com a possibilidade de perder esse mercado!(As regras de sanção dos EUA não incluem alimentos e medicamentos, só lembrando)

SmokingSnake ?

Quem compra petróleo da petrobras é os EUA, não o Irã. O comércio com o Irã é insignificante, o que vale mais petróleo ou milho? rs

Luciano

Olá, smoking. Por isso vamos desprezar? Vamos agora parar de vender carne para o Oriente Médio porque eles são contra o Estado de Israel, por exemplo? Vai ser essa a escalada? Sempre evitamos tomar partido desses grandes conflitos externos justamente pra continuar a fazer negócios com todos os lados. É milho! Milho pra população iraniana de um contrato já firmado. Vivemos basicamente de commodities e estamos cada vez mais reduzindo a perspectiva de crescimento (se não me engano, este trimestre está em 0,8%). Repito, vc prefere pagar pra ver seguir neste tipo de política?

Alessandro

a Petrobras fez o correto, depois quem se ferra com sanções é a empresa, ae os mesmos que criticam agora a decisão que a empresa tomou, iria vim mais tarde criticando a falta de percepção da empresa em não ter feito a “leitura” da situação.

O Brasil tem que se juntar com os grandes países, e parar de andar com essas ditaduras que não respeitam acordos internacionais, como diz aquela máxima:

“é melhor ser rabo de tubarão do que cabeça de sardinha”

Mgtow

Vira-latas detected. Nunca vamos ser uma potencia. Sabe porque? Por causa de sujeito mesquinho com o teu pensamento

Alessandro

To esperando o Brasil virar uma potência faz 500 anos, talvez vc tenha uma certa razão que não iríamos se tornar uma com o meu pensamento, mas pode acreditar numa coisa, com o meu “tipo de pensamento” não seríamos CAPACHOS de ditaduras, e o seu suado dinheiro não iria financiar ditadores, e ninguém iria usar a pobreza dos outros pra fazer proselitismo demagogo nos discursos, e um monte de gente batendo palma como eu vejo no Brasil há décadas!!

quem é o vira-lata?

Mgtow

Quem é o vira-lata? Vc e a sua turminha de templariozinhos doutrinados no COF olavetico e todos que coadunam com essa mentalidade de traidor tipico de vcs. Essa balela inventada de financiamento de ditadura não passa de um espantalho para justificar esse comportamento lesa-patria que esse grupo quer empreender no pais. Vc acha mesmo que esses esquema mentais funciona comigo. Tô acostumado lidar sujeitinhos desonestos como essa patota de vendilhões da patria como vc rapá. Falar grosso não vai esconder o fato de quem os teus lideres são uns vassalos que vão sempre usar os governos passados como muleta argumentacional… Read more »

Alessandro

Olha, vc tem todo o direito de não gostar do Olav0, de discordar da minha opinião, mas meu caro, a sua visão sobre patriotismo é totalmente deturpada da minha, vc não tem a menor noção do que está escrevendo pelo que eu vejo, nem sequer sabe das denúncias de dinheiro público brasileiro que foi parar em ditaduras na África e aqui na américa latina, como eu vou continuar esse debate com uma pessoa que não acompanha a REALIDADE das notícias? Fica difícil mostrar os fatos para uma pessoa que vive em outro mundo paralelo.

Defensor da liberdade

Ninguém se importa com acordos internacionais, eu mesmo estou me lixando, são governos que fazem esses acordos, não é a vontade de seu povo. Eu vendo minhas uvas para quem eu quiser, dinheiro não dá em árvore, e o que o consumidor faz com o produto depois não é da minha conta.

Alessandro

Defensor, isso que vc escreveu é pura demagogia, isso não é a REALIDADE meu caro, não dá para comparar um vendedor de uvas com uma empresa multinacional com ações na bolsa de valores.

Defensor da liberdade

O que você está mostrando é a picaretagem desses governos, é o mais puro totalitarismo desses governos querer decidir para quem as empresas devem vender seus produtos.

Alessandro

mas não deixa de ser a REALIDADE, infelizmente o mundo dos negócios e finanças é assim, ninguém disse que é bonito aqui.

Caio

Daqui a pouco os parceiros comerciais do Brasil, vão começar a se perguntar se é seguro fazer comércio com o Brasil.
Caneladas num discurso até passa, mas em ações práticas o negócio complica.

Juarez

Ohh habitante de outra galáxia, o Brasil está assumindo um lado, ao invés de ficar encima do muro ou apoiando a escória da humanidade.
Sr não vender milho osra os Iranianos vai vender para o resto do mundo, cujo o mercado e comprador.
Chega de apoiar estes terroristas.
A festa acabou.

MGNVS

Juarez E desde qndo o Brasil apoia terroristas? Nossa agenda diplomatica tem por base respeitar a soberania de todas as nacoes e tem uma politica de nao intervencao. Eu sou um dos q mais criticam os governos dos aiatolas no Iran e da tirania da familia Saudita na Arabia. Tbm acho que a Korea do Norte e Cuba tem regimes fracassados e inuteis e agora a America Latina vive uma maldita onda POPULISTA de extrema esquerda na Venezuela e Bolivia e de extrema direita no Brasil e Argentina. Mas dizer q o Brasil apoia terroristas é falta de bom senso.… Read more »

Juarez

Cidadão, o que eu mais tenho e pé no chão.
Vamos lá:
Quem tu achas que deu apoio.logistico para o atentado na AMIA em Buenos Aires????
Teriam sido os Klingows em um cruzador estelar????
Sim ,aquele estado, e um estado terrorista, apoia o Hezbollah, apoia o Hamas e toda escória que se utiliza de gente religiosamente fanática, ignorante e que adoram usar como escudos humanos crianças, idosos e mulheres.
De novo, a festa acabou. Nos temos agora posição política e ideológica sim senhor.

MGNVS

cidadao… Juarez…
Vc falou falou desviou o assunto e nao respondeu a minha pergunta: desde quando o BRASIL apoia o terrorismo?
E pelo visto vc tbm nao leu no meu comentario que EU sou um dos que mais CRITICAM os Aiatolas do IRAN e os tiranos da Familia Saudita.
Ou seja, as suas respostas tem um vies puramente ideologico e seletivo pois vc responde so a parte do comentario q lhe interessa.

Caio

Ta sem seus medicamentos meu chapa?
Não tem que arrumar problema com quem não mexeu conosco; nem capacidade de segurança temos pra isso, e menos ainda auto-suficiência econômica.
Pergunta aos fazendeiros se eles estão felizes com esse arroubo de cheerleader do presidente.

Juarez

O cidadão e o seguinte. Em primeiro lugar trabalho ligado ao Agro.
Pergunta para os produtores de madeira industrializada, otamanho do calote que eles tomaram dos iranianos.
O mercado de frangos hoje e comprador, a por…. da gripe do frango dizimou o plantel asiático. Não precisamos trocar a nossa dignidade para agradar .bando de Aitolahs fanáticos, assassinos e terroristas

JPC3

Não é questão de certo ou errado, e sim os enormes prejuízos que a petrobras pode sofrer nos negócios com EUA e Europa.

Alessandro

esquece JPC3, nem desenhando vão entender, preferem rotular de “entreguista, é vira-lata, é lambe botas” e monte de besteiras pq não fazem a menor questão de entender, ae depois quem se ferra é a Petrobras e essas pessoas não sabem o motivo.

Carlos Gallani

Colocar viés ideológico nesta decisão só é nada mais e nada menos que pura burrice!

Juarez

Abasteça os navios iranianos e paga a conta do tamanho doprejuizo que as sanções que nós vamos levar.

Alessandro

oq vc chama de burrice, eu chamo de PRAGMATISMO!

e como bem disse o Juarez abaixo, não gostou? então vai lá e PAGA a conta e não reclama das sanções.

Kemen

Alessandro, o cara quebrou unilateralmente o acôrdo com o Iran, desrespeitando a opinião dos outros paises europeus do acôrdo no qual o Brasil nunca fez parte ou se intrometeu.

Alessandro

a questão não é esse Kemen, a questão é muito simples de entender, os americanos juntos com os europeus tem bala na agulha para ameaçar com sanções as nossas empresas que não seguirem suas recomendações, e vou além, se a China tbm ameaçar o Brasil já que eles hoje é o nosso principal parceiro comercial, tbm seríamos obrigado a fazer o mesmo.

Antonio Palhares

Nesse caso é fazer as contas para ver quem oferece mais lucros. Qual prejuízo menor, e quem permite mais lucro nos negócios. Hoje quem está nos dando prejuízos São os Estados Unidos.

Juarez

Pois, tem explicar para os “isentoes ” de plantão o tamanho da piroca que nos espera se dermos guarida para esta gente.
Não chegou o prejuízo com ação movida pelos acionistas do mercado americano que vai nos custar mais de meio bilhão de dólares.
Querem mais ainda

Defensor da liberdade

Por mim estou me lixando para a Petrobrás, faz parte de um cartel controlado pelo governo, se ela quebrar eu tô pouco me lixando, estão tirando o direito de quem produz o que quer que seja de vender para o Irã. Engraçado é ver gente “de direita” defendendo kkkkkkkk

Alessandro

Você não liga, eu não ligo, o zé da esquina não liga, mas os ACIONISTAS liga.

me admira vc que adora dar lição aqui de “liberal econômico” escrever isso, eu cansei de ver vc nesse mesmo espaço defender o pessoal dessa área, e agora se contradizer.

Defensor da liberdade

Para começo de conversa acordos comerciais entre países, tratados, etc, não são livre mercado. Livre mercado é eu vender meu produto para quem quiser comprar, não o governo ficar dizendo “vende para fulano, mas beltrano não. Se vender para beltrano eu fecho tua empresa e te mando para a cadeia”. Se Muhammad vai pegar o milho que comprou de mim e dar para terroristas, não é da minha conta. E a Petrobrás é uma estatal com reserva de mercado, seus acionistas gozam de um monopólio, portanto estou nem aí para eles se quebrarem.

JPC3

Mas não tem uma parte da petrobras que é do governo brasileiro? Nossa?

Defensor da liberdade

Minha mesmo não, tenho ações em várias empresas, mas da Petrobrás não.

JPC3

E parte que pertence ao Brasil não é sua também?

Tenho certeza que se a petrobras quebrar as mesma pessoas que estão aqui criticando irão voltar e reclamar que o governo não salvou a empresa.

Certeza absoluta.

Defensor da liberdade

Tá certo, em qual setor eu pego minha parte dos lucros? Se a parte que pertence ao Brasil é minha…

JPC3

Aí a petrobras quebra e vai ser aquela conversa de estão vendendo nosso território para as multinacionais.

Leandro. O

Não existe esse negócio de amigo no jogo político. Existem interesses comuns. Se é pra escolher um lado, que se escolha o lado que tem mais a oferecer. O que interessa mais para Petrobas? Vender petróleo ou milho? Acho que está fácil a resposta. Não tem nada de lamber bota dos Yanques.

Renan

Ridículo vamos deixar de vender milho, vai deixar o milho estragar. E ainda não irá vender um abastecimento de combustível.
Ridículo
Basta pedir autorização aos EUA, para abastecer o navio com petróleo suficiente para a volta para casa.
Manda um e-mail:
O soberano do norte, permita me por obséquio abastecer o navio iraniano, atracado em nosso porto.
O mesmo tem volumoso carregamento de milho e é o nosso principal comprador.
Ao menos desta vez.
Aguardo seu retorno assim que não tiver nada para fazer.
Grato

MGNVS

kkkkkkkk… Renan… essa foi a melhor do dia… rindo muito aqui. Mas pode se preparar para os chiliques dos bolsominions e das olavetes terraplanistas com signo ascendente nos horoscopos dos cavaleiros do zodiaco.

Kemen

KKKKKKKK Renan muito hilario, vai outra. Ó grande imperador, envio meu filho como nossa amostra da grande admiração que lhe temos e, perdoe-nos de nosso descuido por termos carregado milho no navio iraniano.

Juarez

Cidadão todos os envolvidos sabem do embargo.,”maxxx ox brasileiroxx são muito exxxperrrrrtos né mexxxxxmo”.

Esteves

A empresa exportadora sabe do embargo. O Iran sabe do embargo. A Petrobras sabe do embargo. Até quem vive dentro do Instagram sabe do embargo. Minha tia, se eu tivesse uma, saberia.

Estão forçando a barra. Vamos ver como acaba.

Heli

Isso é que é um país soberano. Lambe botas patético

Diego

O problema está nos navios sancionados. Solução: fretar outros navios pra fazer o comércio, izi.

Carlos Gallani

Por isso que estatal tem que acabar, o pessoal acha que a Petrobras tem que fazer política… e a conta, quem paga? Aposto que o mesmo pessoal que fica de mimimi reclama que a gasolina é cara, que no Paraguai nossa gasolina é mais barata, vou contar pra vcs, a Petrobras não vende milho e tem que ser responsável com seus acionistas, chega de governo se metendo nestas coisas pq a gente já viu no que deu anteriormente! Alguém arrume navios de outra bandeirantes para levar o milho e o Irã que se vire com estes navios, simples assim, sem… Read more »

MCX

sem querer estragar a ideia de navios de outras bandeiras que vcs tiveram, teria que se analisar os por menores do embargo, pois dependendo do embargo nem navios de outras bandeiras conseguiriam levar estas cargas, um exemplo seria justamente o petroleiro iraniano apreendido pelos ingleses, por estar levando petróleo a um pais embargado (Síria), agora se os embargos sofridos pelo Irã (Iran dependendo da fonte) são iguais os sofridos pela Síria, eu não sei responder. forte abraço.

Oiseau de Proie

É um ciclo…a direita governa por anos até que o povo perceba que “deu ruim”…daí surge a esquerda pra salvar a pátria…daí de novo a esquerda faz bandalheira e a direita surge pra salvar a pátria e assim sucessivamente…Daqui a uns 6 ou 8 anos o povo vai tá puto com a direita e vai votar nessa mesma esquerda que tanto combatem hoje…E o país cada vez mais atolado!..

MGNVS

Oiseau de Proie. Exatamente isso. Assino embaixo. O pior é q o povo ainda nao percebeu q os politicos ja conseguiram o q queriam, ou seja, dividir o proprio povo, jogar o povo contra o povo com essa conversa fiada de esquerda x direita. Percebe-se isso claramente aqui no blog. Muda governo e sai governo e a mamata continua. Antes a esquerda acabou com o Brasil e agora o Bolsonaro esta terminando de destruir o resto. Ate passaporte diplomatico o Bolsonaro deu para um famoso “bispo” evangelico. Nao era ele quem dizia q a “mamata” ia acabar??? Nao acabou nada,… Read more »

MGNVS

Oiseau de Proie. Exatamente isso. Assino embaixo. O pior é q o povo ainda nao percebeu q os politicos ja conseguiram o q queriam, ou seja, dividir o proprio povo, jogar o povo contra o povo com essa conversa fiada de esquerda x direita. Percebe-se isso claramente aqui no blog. Muda governo e sai governo e a mamata continua. Antes a esquerda acabou com o Brasil e agora o Bolsonaro esta terminando de destruir o resto. Ate passaporte diplomatico o Bolsonaro deu para um famoso “bispo” evangelico. Nao era ele quem dizia q a “mamata” ia acabar??? Nao acabou nada,… Read more »

Delfim

A questão é que agora estamos com 2 pedaços flutuantes de território iraniano, bem como seus tripulantes.
Esse agora é um problema nosso, como vamos resolver ?

MGNVS

Delfim
Simples.
Abasteçam logo a droga desses navios e mandem eles pra longe o mais rapido possivel. EUA e Iran que se explodam longe daqui. O Brasil nao esta sob sancao americana e nem os EUA vao impor sancoes contra nós so pq dois navios foram abastecidos. Ponto final.

Joao Moro

inocente…

MGNVS

Joao Moro
Esqueceu de tomar seu gradenal hoje?
Vc esta apresentando um quadro grave de delirius insanus mentalis.

Defensor da liberdade

Delirious insanus mentalis de olaveti

Kemn

Na minha opinião precisamos analisar bem o problema, para não cairmos em armadilhas históricas. Não estou defendendo nem apoiando nenhum pais. Defendo o que acho melhor para o Brasil. 1-Existia um acôrdo internacional no qual o Iran se comprometeu a limitar a produção du urânio enriquecido, sob supervisão internacional, tratado este assinado no governo Obama e de varios paises europeus. 2-De repente em 2018 o novo governo americano rejeitou o tratado e disse que para ele estava desfeito unilateralmente, sem motivo algum comprovado. Os outros paises europeus não romperam tratado. Com isso o Iran disse que aumentaria a produção de… Read more »

Cristiano GR

Sou muito contra essa atitude dos dirigentes da Petrobras e do presidente. Apoio o presidente, debati muito na campanha, mas esta eu penso que é uma atitude totalmente desnecessária e um puxa-saquismo muito grande. Os navios estão carregados de milhares de toneladas de milho, um produto sem valor agregado, mas que é fruto do trabalho, exclusivo, de brasileiros sem dependência alguma dos Estados Unidos e que não interfere em nada. Além disso deixar os navios serem carregados para depois negarem o abastecimento é muita sacanagem. Já fui produtor de milho e soja e sei a indignação que isso deve estar… Read more »

Cristiano GR

O puxa-saquismo que mencionei não é do presidente, mas da posição de um país para o outro.

Reginaldo

Mas tem algum “puxa saco” americano maior que o presidente hoje?

Bosco

Antes tinha puxa saco da Foro de São Paulo e dos chinas. Tentem em 2021.

Bosco

2022

Allan Lemos

Quer nós gostemos ou não,os EUA é a nação mais poderosa da terra,decisão pragmática e acertada da Petrobras.

MCX

exatamente. as pessoas ficam nessa de os EUA são isso, são aquilo, eles não podem mandar no mundo,etc. mas é exatamente isso q a potencia dominante faz, manda no mundo, e isto não é por q é os EUA, mas pq ele é a superpotência atual, as pessoas (não sei se por falta de conhecimento ou por motivos ideológicos) se esquecem q o Império Romano fazia isto, o Império Português e Espanhol chegaram a fazer acordos param dividirem a terra entre eles, a poderosa e gloriosa Royal Navy com embarcações por todo o mundo, a França dominando tudo o que… Read more »

Alfredo RCS

Quer combustivel??? Va pedir para a Russia. Escolheu parceiro errado??? Devia ter pensado antes…(que venham as negativacoes da Faculdade de Filosofia, kkkkk)

Joao Moro

ISSO MESMO! Pede pra Venezuela encher o tanque.

Madmax

Tinha que ter vendido na surdina, depois dizia, porra eu lá sabia disso.

Aldo Ghisolfi

Penso que o problema não deveria ser ‘resolvido’ em nível de Petrobras… Mas vejo, como a empresa é subserviente às ordens do Tio Sam!

SmokingSnake ?

A Petrobras tem que ficar do lado dos seus clientes que compram petróleo e não do Irã que é concorrente da petrobras.

100nick-Elã

Ué, não foi o agronegócio brasileiro que mais apoiou Bolsonaro? eles têm que se f..ornecer uma autocrítica mesmo. Agora, que o Irã não compre mais milho brasileiro.

JPC3

“”Agora, que o Irã não compre mais milho brasileiro.”‘

E prejudicado é o seu povo e o seu país.

100nick-Elã

Acha que eu estou gostando? acha que eu me divirto? Acha que eu estou “torcendo contra”? mas eu sabia desde o início que isso iria acontecer.

André Souza

Nossa sociedade está tão lixo que as pessoas não conseguem ver que essa atitude não é uma atitude ideológica e sim econômica, parem de colocar “esquerda e direita” em todo assunto que vocês vem, mentalidade política fútil, não estamos na guera fria.

Parabellum

O Irã já estava ciente do embargo. Era prática comum mandar os navios com combustível para a volta. Talvez agora, em virtude do aumento de tensão no estreito de Ormuz, os iranianos estão tentando uma nova estratégia.

Adriano Madureira

Prejuízo de R$100 milhões para o produtor que já está com o milho estragando no porão do navio, culpa da Petrobras e do governo brasileiro que prefere acatar sanções lamber bolas do mandatário de Washington a falar grosso …

Podiam muito bem despachar esse navio e nos livrar desse abacaxi, duvido muito que os EUA fariam algo para esfriar as relações com o Brasil, ainda mais que o chefão quer fazer um blowjob no topetudo agora no início do “namoro”

Mgtow

Isso é o que dá perda de soberania. Deixando fazer negocios com um importante parceiro comercial por causa de submissão de um Meme presidente. A turminha do agronegócio deve ta com os cabelos em pé. Que buraco nos metemos hein gente.

Miguel

Irã maior comprador de milho do Brasil, balança comercial 95% favorável ao Brasil, O Brasil não deve acatar decisões unilaterais e sim resoluções da ONU. Vassalagem vergonhosa. Depois Trump faz as pazes e quem vai vender milho ao Irã. USA

Antonio Palhares

Vassalagem tacanha, desavergonhada, imoral . Abrimos mão da moral a troco de quê? Quando o vagabundo cocaleiro nos tomou as instalações da Petrobrás eu fiquei indignado com a leniência dos ratos magros do PT. Agora este governo abaixando as calças desse jeito.

MGNVS

Antonio Palhares Exatamente assim. Entra partido e sai partido e a corrupcao continua a mesma. Saiu o P – T – e tudo continua domesmo jeito com Bol so na ro liberando verbas para os politicos de sempre votarem as reformas, isso sem falar no nepotismo ao querer favorecer o proprio filho ao indica-lo em uma carreira para qual o mesmo nao esta preparado. Isso sem falar nas baixas de 2 generais indicados peloproprio Bol so na ro e que ao sair do governo ja disseram q aquilo la é uma bagunça. Nem vou nem falar no passaporte diplomatico q… Read more »

XFF
Todeolho

Petrobras ta mentindo, Japão importa petróleo do Irão e não tem penalidade.

Antonio Palhares

Os adjetivos para isso. Vassalagem desavergonhada, irresponsável e inconsequente.

Alison Lene

Não tinha como esperar menos do Bozo…

Bosco

Os vermelhinhos da Trilogia não são contra a sodomização do povo brasileiro. Eles são contra quando está é feita por americanos. Se for por nacionais “patriotas” de fala mansa, pode enfiar até o talo.

Carlos Eduardo

Primeiramente, é totalmente injustificavel a posição da Petrobras sobre o assunto. Abre um precedente perigoso e apenas demonstra a clara insegurança juridica que tanto se alega para negociar com o Brasil. O fato é que para poupar o governo e a Petrobras, podemos estar comprometendo todo um restante de outros mercados apenas por alinhamento político. Poderemos ver, se a situação persistir, uma queda gradual e constante de mercados reduzindo suas importações de produtos brasileiros, principalmente russos, chineses e não alinhados aos EUA. E não se enganem. Nossa balança comercial nunca será positiva tanto com os EUA como com a Europa.… Read more »

Botero

Basta solicitar o abastecimento pela Shell, empresa americana!Não ficaríamos nessa sinuca de bico!!!!

sidney pereira

Pobre é o país que não tem soberania sobre seus atos ou atitudes.