Super Tucano para a US Navy?
Programa “Imminent Fury”, da seção de guerra irregular da Marinha dos EUA teria testado um Super Tucano para missões de apoio aéreo aproximado
Segundo informações do site Defense News, a idéia da U.S. Navy é ter uma aeronave para apoiar forças de operações especiais de maneira “orgânica”, operando a partir de pistas não preparadas ou rodovias, podendo ser reabastecida e rearmada em poucos minutos para voltar rapidamente à ação. Não se trata de uma aeronave embarcada.
Um exemplar do Embraer EMB-314 Super Tucano, recebido através de operação de leasing, teria sido armado e testado durante um ano para provar o conceito. A visão do programa é contar com uma aeronave biposta, com piloto e operador de sensores, que possa manter-se na área de operações enquanto durar a missão, com características de grande alcance, boa manobrabilidade e baixa assinatura térmica. A intenção, na chamada Fase II do programa que aguarda entendimentos com outras forças de modo a dividir custos (estimados em 44 milhões de dólares), seria fazer leasing de quatro aeronaves e deslocá-las para o combate o mais rápido possível. O programa, segundo as informações disponíveis, é uma iniciativa secreta da U.S. Navy para atender a demandas urgentes do campo de batalha.
Fonte: Defense News Foto: Embraer
Matéria da Air Forces Monthly sobre os ST na UsNavy…..
http://mprim.com.sapo.pt/tucano.jpg
Sds.
Valeu pelo link, Baschera. Saudações
caro amigos
Que posso dizer sobre essa notícia é que eles devem estar interessados mesmo.
Faço fotografia de aviação e um oficial da US Navy entrou em contato comigo pedido informações sobre o avião. Essa pessoa inclusive esteve no Iraque em combate. Alguma necesidade eles tem, qual uso será dado fica para as próximas notícias.
O ST da BlackWater deve ter ido para o Iraque, para alguns “teste”.
Caro ML, Resolveu perguntar de aviaozinho é? ehehehe. Deixa o MO saber que o ML tá perguntando isso… O prefixo “Zyc Zira” é só para a entrega aqui e deslocamento até cruzar pra lá. Coisa normal. Quanto a não conhecer o F-4, pra muita gente o blog pode ser um primeiro contato com a história de 20, 40 anos atrás. Tipo assim, enquanto a gente ia ver Sumners no armazém 29 e o F-4 já tinha uns 20 anos de serviço na US Navy, tinha gente aqui no Blog que nem era nascida. Pra esse pessoal, é um lapso de… Read more »
Xiiiiiiiiiiiiiii, o MO ao contrário está dando o braço à torcer……… falando de aviaunnnzinhonnnnnnn, de prefixo aeronautico, de verdadeiras lendas do ar……….
O que seria isso??????? sinais de novos tempos????????
O que está acontecendo, meu caro amigo torcedor-sofredor da Portuguesa Santista??????????????
abraços.
Caro Vasili
o Sepol Olecram é um cara que as vezes aparece no meu computador, pesar de ter filtros anti aviaozinhums ele tem a senha e da um dribl na minha segurança e teima em postar sobre … Vou comprar um detefon, via flit pra detetiza ele
Abs
MO
Ok OO (Ferenandinho)
Tamos ficando velhos meu
Isto lembra aquela passagem classica da lista naval que o Jacahead estava falando em ops aéreas em classe Essex com os Cugar e Panthers e o garoto estranhou ver um HELO Cougar e Panter a bordo de um Nae Americano e ainda mais Helo as “Jato”
Moral ele não sabia o que era um Essex, o Cougar e o Panther
hehehe
Sepol Olecram
Incrível como tem gente que detesta os EUA apenas por detestar.
Esquerdofrênicos crônicos!
Caro OO (Odnanref Oãnun)
Vc poderia me explicar o que uma aeronave colombiense faz com um prefixo Brasiliense ??? o PP ZYC ??? seria abraviatura de Zyc Zira 🙂
Outra coisa não conhecer o F 4, isso sim que é um sacrilegio !
Abs
Sepol Olecram
Senhores,
A Us Navy, pelo menos na matéria da DefenceNews, NÃO quer o ST para ser uma aeronave embarcada. Como cita o Mullins (Us Navy)….”It’s not a marinized aircraft. It doesn’t fly off the carrier.”
Então, não existiria um ST naval.
A Us navy necessita do ST como plataforma tática de asa fixa, com capacidade ISR (Inteligência,vigilância e reconhecimento)que agregue baixa emissão IR(infra-red), boa autonomia e capacidade de combate. Para apoio aéreo eles já utilizam e continuariam utilizando, os Harrier`s (futuramente o F-35) e os helicópteros Super Cobra.
Sds.
Vassili.
Só te dou razão no primeiro item mencionado…Quem me dera meu time fosse igual ao seu!
Babo.
O Super Hornet não é bom para COIN e acho que nem para CAS. A única aeronave supersônica CAS que eu me lembro é o Sepecat Jaguar. Alguém sabe de outra??
Acredito na hipótese de estarem querendo conhecer melhor seus resultados para saberem como enfrentá=los nas selvas amazônicas e outros territórios, ainda mais quando se trata de treinamento com unidades de elite, pode ser apenas um exagero de minh parte, porém desconfio de tamanha boa intenção. abraço a todos.
Eles não vão resistir ao ST, e se as previsões confirmarem o ST na USN/USAF, o mercado mundial ficará todo arreganhado e a EMBRAER dominará o mundo no setor de aeronaves COIN, pois se os maiores do mundo escolheram o ST, é porque está apenas comfirmando que ele é o melhor, e grande parte dos emprêgos diretos e indiretos estarão salvos.
Flamenguista, Meu caro amigo torcedor-sofredor do mengão. Vou te dizer três coisas: 1- quanto à torcer pelo Flamengo……………. tudo bem (mas a final da copa do mundo será no Morumbi) já deu para desconfiar para que SELEÇÃO eu torço?????????? 2- quanto aos seus comentários postados, digo que são bons. Melhores que a maioria. Melhores que os meus, que de vez em quando solta cada “caca”, que acho que os editores ficam desconsolados, imaginando + – assim: É para isso que gasto meu precioso tempo???? para ver comentários como esses, rs,rs,rs,rs. * srs. editores, por favor, não me censurem. 3- essa… Read more »
Flamenguista,
Lembrei:
3- Quanto ao gosto musical, (Iron Maiden), blarg………..
Sou muito mais os anos 80 nacional.
abraços.
Hummmm que maravilha hemmm uma meia duzia ST Naval abordo do SP juntamente com os A4 Modernizados e quem sabe um FX de Rafale ou F18 tudo de bom
pq u.s. navy iri quere um avião lento como super tucano se ja tem o f/a-18e super hornet
Eddie.
A crítica não foi dirigida a você e sim a eventuais críticas que possam surgir de nosso “complexo de vira-lata” com relação a capacidade de projetar e construir armas de grande valor militar.
Entendi seu ponto de vista e digo que ele não está muito longe da realidade não. Isso só demonstraria que o A-29 é muito bom mesmo!
Ainda mais usando o nome do mascote do glorioso Iron Maiden como nic, como poderia criticá-lo? hehe.
Abraços.
Ah, Ostra, pode por 50% da culpa no Galante, hehehehe! Eu juro procê: tinha deixado até essa notícia de aviaozin debaixo de outra de naviozin, pensando justamente em ti… Mas o comandante achou por bem destacá-la no alto e ainda trocou uma fotinha mais discreta que eu tinha posto por essa aí do Colombiano bicudão e bocudão. Mas agora de manhã já tem um monte de naviozinho em cima, então tá bom, né? Mas prometo voltar a por uns naviozinhos legais aqui no espaço pra compensar. Sem falar daquele outro naviozinho de papel que ainda vai pro espaço da sua… Read more »
OCEIS ACHAM MESMO QUE OS EUA VÃO …
Este comentário foi censurado por conter palavras inapropriadas ao blog
Como eu havia dito em outras ocasiões esta pode ser mais uam pá de cal para algumas centenas de JSF. se vai ser o ST não se sabe, a única coisa que se tem certeza é que está em andamento um extenso programa de availação de prováveis substitutos para o JSF em específicas funções. apenas alerto ao Blog que a USAF também está avaliando o bichinho e pode sair daí o complemento dos A-10. a França também avalia e seria e segundo os passarinhos verdes ou melhor azuis, vermelhos e brancos, seriam o par desejado par aos Caracal do qual… Read more »
Meu caro amigo,
Não estou questionando as qualidades do Super Tucano. Questiono os interesses dos americanos.
Pode ser difícil para algumas pessoas em aceitar o óbvio: o nosso Super Tucano é o melhor que há, na sua categoria, no mundo!Lembrando que o Super Tucano foi concebido para ser uma aeronave de combate e treinamento, enquanto o T-6 é uma aeronave de treinamento com armas.
Outra coisa: Essa “bolacha” ficou muito legal!!
Bom, tenho receio com essa “avaliação” que está sendo feita com o ALX. A meu ver eles estão querendo “queimar” etapas no desenvolvimento de uma versão de ataque do T-6 deles. Olham, analisam e depois encorporam no avião deles. Mais fácil, rápido e prático que sair do zero. Ainda mais se eles tem essa urgencia para uma aeronave desse tipo.
Cacilds… predeu não, perdeu.
Errei de novo.
Fernandinho
ainda bem que vc sabe que escumumgar esta em moda …. 🙂
Meu, num chama naum gente de aviaozinhum pra cah naum :-0
Artso Olecram
PS o Sepol Olcram mandiou um parabens ao super narigudo pelos testes na USN
Hehehehheand Agrgh !
MO/AO and SO
Esse LULINHA é gaiato mesmo. Voçês viram o lula sacaneando o BARRANCO OBRAHMA na coletiva com a imprensa lá na CASA BRANCA, sobre o “pipino” (como disse o lula) que o OBRAHMA está segurando com a crise americana????
Uma coisa é fato, ninguém está resistindo ao charme e poder do ST, sem dúvida a melhor aeronave do genero já construída. Acredito eu, que o ST só predeu a comcorrência da USAF para o pilátus por pura política e não pela aeronave em si, pois o ST é muuuuuuuuuuuuito superior.
Saldações
Baschera, o “leasing´´ é do ST da BlackWater, e só pra esclarecer você “rapa´´ furou o zóio do Blog via DefenseNews…rss, abraços.
Grato Melk,
O ST da Black Water é possível……. mas tens confirmação deste dado ??
Sds.
Baschera, elementar meu caro, o unico ST que “esta´´ no USA é o da Black Water, e isso eles fazem questão de citar na reportagem do DefenseNews…para bom entendedor meia palavra…ja sabe, abraços.
Ei Nunão,
A pintura me parece com a dos ST da FA da Colombia, com a bocarra da tubarão… o da BlackWater e “black”… cloro que nada impede de serem pintados… porém com a parceria já consolidada de EUA / Colombia, talves…. quem sabe??
abraços
Kaleu
Confirmado… é só aproximar a imagem é da FAC….
Luciano, não precisa pedir desculpas não! Os editores aqui do Blog procuram ficar atentos às notícias mas mesmo com esse esforço não dá pra abraçar tudo, e a participação de vocês é fundamental para que não se perca nenhuma novidade.
Eu já tinha visto a notícia antes de vc e o Baschera colocarem os links nos comentários, mas não estava com tempo disponível na hora para escrever.
Saudações a todos!
Uma iniciativa secreta da U.S. Navy??? Acho que ja não e tão secreta não… Vamos propor a troca de 24 Super Tucanos por 12 Super Hornets,e negocio fechado…rsrsrsrs.
Abraços a todos
Complementando: a matéria está aqui no naval por causa do programa ser da US Navy mesmo, mas se for parar para pensar a matéria poderia ser publicada no aéreo tranquilamente e até no Blog das Forças Terrestres, forçando um pouco… Mas nesse último caso os editores Ostra e Zé, sensíveis ao assunto “aviaozinhu” não iam me perdoar pela heresia! Volta e meia a gente tem que tomar decisões “difíceis” de onde publicar, devido às cooperações entre as Forças e às linhas tênues que muitas vezes separam umas das outras. De qualquer forma, há um link para cá em destaque no… Read more »
Bem, um dia alguém teria que justificar a “boca de tubarão” do ST. Seria a US Navy? Quem sabe?
abraços a todos
Será????????????????
Não seria o mesmo Super Tucano que a Black Water adquiriu????????
Vejo algo assim com ótimos olhos.
Imaginem só: a US Navy encomendando uma centena de EMB-314. Não seria uma espécie de Off-Set do FX-2??????????? claro, caso o Super Hornet fosse o escolhido.
MO,
desculpa aí, mas não pude resistir. O Blog é Naval, mas o “aviaummmmzinho” entrou de bicão na história.
abraços.
Nunão,
vc já tinha postado isto antes de eu comentar sobre ista novidade ( p/ mim uma total surpresa ) no Poder Aéreo ? Se foi o caso me desculpe, é que além de ser uma aeronave baseada em terra ( pelo menos por enquanto ) isto pode ser um elemento novo p/ pender a balança p/ os americanos no FX-2, portanto assim que li no Defense News fui direto ao “Aéreo”. Mais uma vez peço desculpas.
Como já disse em outro post, os Americanos são fera em fazer negocios ein, justamente na reta final do FX2 e sem contar que hoje o Presidente Lula esta “lá´´ conversando com o Barranco Obama e els vem e solta uma noticia dessas, ai é demais para o coração da Brazucada né…rss, sem contar os elogios rasgados que fazem ao ST, realmente temos que tirar o chapeu para os gringos, “Mestres´´ em fazer negocios, só esta faltando a “trilha´´ sonora do comercial…
Alertei e deixei o link desta notícia ontem à noite no Aéreo, mas ninguém deu bola ….., bom mas a notícia é fantástica.
Mas, o leasing de um ST de quem ?? Da EMB, da FAB, da BlackWater ??
Sds.
Não quero parecer cri-cri, mas porque não colocaram uma foto de ST da FAB nesse post invés de terem colocado um ST da FAC?
O da FAC é mais bonitinho porque tem essa boquinha escrota pintada?
Caríssimos,
é óbvio, como diz Vassili Zaitsev, que esta informação é lançada pelos norte-americanos para “ajudar” o negócio do FX-2. Isto é pura acção psicológica.
Abraços,
Lisboa
[…] o Super Tucano está chegando ao número de 170 (sem contar exemplares como os da Blackwater e possíveis vendas do tipo para a USN). Não se deve esquecer de que também se trata de uma aeronave bem mais cara e de maior valor […]
Baschera
Tem certeza que este link tá funcionando?
Amigos, boa noite, segue link da foto do que possivelmente seria o ST já nas cores da Blackwater…mas como disse antes, possivelmente!!
http://3.bp.blogspot.com/_OZr4vFL5FTc/SIjL2qdydMI/AAAAAAAAACk/PlhKcp3K5I4/s400/Blackwater+Super+Tucano+cockpit+sn03.jpg
Eu acho que essa compra não se efetivará. Estão jogando para que o Brasil primeiro assinasse o acordo militar que futuramente pode até estabelecer uma base estadunidense no Brasil. E segundo para que compramos o ultrapassado F 18 da Boeing. A política dos Estados Unidos é assim, come pelas beiradas. A Embraer junto com a Nothrop ganharam a licitação para fornecer aviões de reconhecimento para o exército estadunidense. E o que aconteceu? Subitamente mudaram as regras e a Embraer dançou. O mesmo aconteceu com a Airbus, que venceu uma licitação bilionária para fornecer aviões de reabastecimento para a USAF. Ganhou… Read more »
Moussa, essa são as cores do Super Tucano, quando ele foi a primeira vez aos EUA fazer demostrações… ou seja, antes da FAB adquiri-lo…
Obrigado Piloto Virtual, my falt. O duro que essa BlackWater e tão Black que fica dificil verificar a informação e observar a imagem do nosso ST nas cores de lá…Mas é fato evidente que as forças armadas do Tio Sam utilizam os meios ‘obscuros” desta organização com o fito de testar novas tecnologias equipamentos e armamentos em ação. em suas operações secretas, logo, se o ST está por lá, e provavelmente já foi utilizado em combate, logo virá o anuncio da compra dos mesmos pra USAF, USN OU USMC