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No dia 19 de março uma comitiva composta por dois oficias da Seção de Logística do Comando da Força Aeronaval visitou as instalações do Laboratório de Manutenção de Equipamentos Foward Looking Infrared (FLIR), da Base Aérea de Anápolis, a fim de estreitar os laços de cooperação mútua junto a Força Aérea Brasileira (FAB) e obter informações preliminares quanto aos serviços de manutenção de 1º, 2º e 3º escalões do referido equipamento. Tal visita foi realizada visando ao planejamento necessário para que a MB possa realizar a manutenção desse tipo de equipamento recém adquirido, para ser instalado nas aeronaves AH-11A Super Lynx.

ah-11a-super-lynx

Durante a visita, verificou-se “in loco” como são conduzidos os serviços de manutenção naqueles sensores, em especial na diagnose de panes comuns e substituição de cartões. Observou-se a utilização de uma bancada de testes e um conjunto completo de cada sistema operado pela FAB nas aeronaves R-99 e A-29, além da apresentação minuciosa dos componentes dos referidos sistemas, permitindo à comitiva obter informações detalhadas quanto aos principais sobressalentes, publicações e material de apoio necessário à condução desses serviços, além de importantes aspectos ligados a formação do pessoal que presta suporte a esse sistema. Além disto, foi disponibilizada uma aeronave R-99, no solo, para que os oficias operassem o sistema, verificando suas possibilidades e limitações.

Como resultado prático da visita, o Esquadrão de Suprimento e Manutenção (ESM) disponibilizou, sem ônus para a MB, quatro vagas em 2009 e oito em 2010, no Estágio Básico de Operação e Manutenção do Equipamento FLIR. Tal fato contribuirá, em muito, na preparação adequada de nosso pessoal para o recebimento, operação e, em especial, manutenção desses novos sensores a serem instalados nas aeronaves AH-11A.

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Fonte: ComForAerNav

Fotos: Visita: ComForAerNav

AH-11A Super Lynx: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

Nota do Blog: Com a aquisição dos FLIR para os Super Lynx da MB,  o Comando da Força Aeronaval já está visando a infra-estrutura necessária para a futura manutenção de seus equipamentos, bem como prover o treinamento do seu pessoal para que estejam aptos a manter os novos “Olhos da Esquadra” sempre abertos.

Além desta cooperação com a FAB, a MB ainda pode aproveitar o conhecimento adquirido pela AvEx (Aviação do Exército), que já utiliza o imageador térmico em duas aeronaves Fennec do 1° BAvEx.

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Mauricio R.

Conhecimento, nunca é demais.

Baschera

Caramba, não dava para ter UM centro comum de manutenção para as três forças ??

Sds.

The Captain

Eu creio que dava, mas ai a coisa seria entendida como na iniciativa privada, onde se busca a racionalização com economia em escala, o que é um conceito não entendido pelas FA.
Sabe como é: Cada macaco no seu galho, concorrendo um com o outro e “detonando” com os impostos recolhidos pelo contribuinte.

Mauricio R.

É, não seria uma má ideia, algumas necessidades de manutenção serem atendidads de forma centralizada e/ou terceirizadas.
A RAF tem vários contratos de outsource p/ a manutenão de aeronaves.