USS ‘Carl Vinson’ no Rio
Poder Naval Online esteve lá e traz reportagem exclusiva em primeira mão
Depois de prestar ajuda ao Haiti por 16 dias, o USS Carl Vinson chegou ao Rio de Janeiro na sexta-feira de manhã, dando prosseguimento à comissão Southern Seas 2010, que faz parte de sua mudança para San Diego. Como o navio não pode passar pelo Canal do Panamá, ele faz a volta pela América do Sul, faz exercícios com outras Marinhas e desta vez, ainda ajuda a promover o Super Hornet.
Hoje pela manhã estivemos no Pier Mauá para a entrevista coletiva do comandante do Carrier Strike Group 1, contra-almirante Ted N. Branch, que desembarcou do navio-aeródromo USS Carl Vinson por volta das 10h00.
Branch muito simpático e com um característico sotaque de Mississipi, disse que é a sua primeira visita ao Rio de Janeiro. A grande imprensa, mais interessada no caça Super Hornet, já que o mesmo é um dos finalistas do Programa F-X2 da FAB, fez perguntas sobre o avião, que foi elogiado pelo comandante.
A visita ao navio
Depois do almoço, às 14h30, pegamos uma barca que nos levou até o USS Carl Vinson. Não é a primeira vez que vamos a bordo de um navio-aeródromo americano, mas é impossível não se impressionar com o tamanho da belonave e sua complexidade de organização.
A entrada no navio foi feita pela popa e de lá, caminhamos direto para o hangar, onde filas enormes de tripulantes aguardavam sua vez para desembarcar em conhecer a cidade.
No hangar, quase vazio, já que o navio está em trânsito e com pequena dotação apenas para treinamento, aguardamos nossa subida para o convoo.
No nosso caminho para o convoo, nosso grupo seguiu pelas escadas e corredores do navio e acabamos nos perdendo por instantes, mesmo com um guia. Um dos tripulantes disse que isso é comum acontecer e rapidamente fomos ajudados a encontrar o caminho.
Ao chegarmos no convoo saindo pela “ilha”, a visão foi paradisíaca para os amantes da aviação naval: um alinhamento de C-2 e E-2.
Olhando para a popa, pudemos ver os vários F/A-18E/F Super Hornet e passear por eles, tocar nos aviões, fotografando todos os detalhes desejados. Durante todo o tempo fomos acompanhados por oficiais da US Navy que explicaram as operações no convoo e um piloto de Super Hornet detalhou as operações de pouso e decolagem da aeronave, sempre com tradução simultânea para os menos versados no inglês.
Fizemos mais de 500 fotos das aeronaves e do navio, de muitos detalhes e abaixo selecionamos algumas, para que nossos amigos leitores possam ter uma sensação da visita ao Carl Vinson.
O Super Hornet de perto parece menor do que nas fotos, e suas robustez fica evidente em vários pontos, como no trem de pouso. Observamos que vários jatos estavam levando o casulo de reabastecimento em voo “buddy-buddy”.
Um detalhe interessante é que ao andarmos por cima do trilho da catapulta, ainda era possível sentir o calor dela, mesmo depois de muitas horas sem operar.
Depois do passeio pelo convoo, fomos até o passadiço do Vinson, onde pudemos fazer algumas fotos lá do alto, como a que ilustra o início desta matéria. Finalmente, voltamos ao convoo e descemos até o hangar pelo elevador de aeronaves que fica logo atrás da ilha.
Agradecimento
Alexandre Galante, editor do Poder Naval Online, agradece à Heidi R. Arola, adida de Imprensa e Cultura e ao Guilherme Monsanto, Assistente de Informação, do Consulado Geral dos EUA, pela atenção e excelente organização da visita ao USS Carl Vinson.
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Parabéns pela matéria e pelas fotos!
Incríveis!!!
O SH é realmente lindo…
Parabens mais uma vez a equipe da trilogia, excelente trabalho!
Se pelas fotos a gente fica babando imagina ao vivo,parabens pela materia.
Excelente reportagem ! Parabéns ! Em que dia sera o exercicio com os aviões da nossa Marinha ?
Parabéns pelas fotos gostaria muito estar no lugar do Alexandre Galante, e um cara sorte deve ter sido uma emoção e tanto.
Pessoal continua assim essa reportagem foi show!!!!!
ótimo trabalho amigos ficou 10 gostei das fotos da pra ter uma noção do tamanho do porta-aviões
Não vamos esquecer que o F-18 é um descendente direto do F-5. Operá-lo seria menos complicado do que o Rafale ou o Gripen.
Se será escolhido? Sei que não. Mas prefiro uma aliança com os EUA do que uma pseudo aliança com a França, que faz parte da OTAN e da União Européia e jamais se colocará contra um ou outro por causa do Brasil. Nem perco meu tempo falando da Suécia, que há pelo menos 400 anos não é um “global player”.
Parabéns aí ao Blog, pois nossa imprensa nacional carece deste tipo tão rico de informações e trás a nós pelo menos algo de como seria estar num navio de guerra da maior marinha da história do planeta.
Pra mim a melhor foto é a do SH “engatado” na catapulta, dá até pra vender pra “emprença” de massa quando for falar sobre o FX-2…
Muito bom. Parabéns pela matéria.
Materia excelente!
É o Blog saiu na frente mais uma vez.
Isso sim é um Porta Avião de verdade e não aquela sucata que compramos e pagamos a peso de ouro.
Eu torso pelos Shs ainda mais agora depois do caça Russo de quinta geração fazer seu primeiro voo.
BRAVO ZULU Galante!
A foto do SH, de frente na catapulta, ficou show de bola, nos padrões do site da US Navy.
Abraços,
Essa belonave do lado do nosso navio-aeródromo da até vergonha, parabens pela materia ficou show dew bola as fotos.
Simplismente fantástico!
Parabéns!
Bem que poderiam ter levado o Jobim e Lulla/vermelhuxada para a visita, hehehe.
Parabéns pela reportagem!
Esperamos agora por uma reportagem sobre o CG 52….:-)
Isso mesmo. Nos mate de inveja. Pode tirar onda mesmo. Vai ter volta.
Fora a inveja (rs…), ficou shuw de bola mesmo e se precisar de um ajudante para carregar a sua máquina digital, lembre-se do jacuba, hehehhehe….
Haaa inveja…
Ops… Shuw não, show, rs…
Parabéns pela reportagem Poder Naval !
Se inveja matasse eu tava f*! hehehe
[]’s
Bonjour le Brésil.
Pardonnez-moi, je lis un peu votre langue mais je ne sais pas l’écrire.
Pour vous “aider” à choisir votre FX-2, la France vous a envoyé son président, Nicolas Sarkozy, et la Patrouille de France.
Nos amis américains vous envoient un porte-avion.
C’est pas du jeu…
C’est vraiment pas juste…
Très beau reportage.
Merci.
Myshl
Excelente reportagem ;;;
q dor de cotovelo!
=/
É incrível como um navio desse porte e tecnologia avançada que possui possa chamar menos atenção do que suas aeronaves embarcadas, por mais modernas que sejam. Isso reflete um pouco o desinteresse nacional referente á navios. Só no Brasil mesmo! Bom, interessante a matéria mas ficou faltando um detalhe que parece que ninguém percebeu, cadê o escolta do porta-avião? Que aliás deve ser outro navio nuclear. Como pode um porta-avião, ainda mais se tratando de um americano, navegar sem segurança? Seus aviões por si só são tão capazes assim de defendê-lo? A foto de popa vista á bombordo, foi excelente,… Read more »
…e tem quem não goste e é contra….
Galante,
o E-2 já é da versão “D”?
Também nunca tinha observado a diferença do formato do bico entre o E-2 e o C-2.
Um abraço e parabéns.
Nossa!
Um PA nuclear norte-americano no Rio de Janeiro?
Os esquerdofrênicos estão apavorados!!! Começou a invasão do Brasil e o bombardeiro da ARgentina por conta das ilhas Falklands!!!
Meu Deus!!!
O que essa máquina capitalista selvagem faz aqui nos portos bolivarianos da América Latina!!!?? Chamem o Hugo Chaves, tirem o Fidel castro do sarcófago!!!
Galante e demais editores! parabéns pela reportagem e pelo reconhecimento! SHOW!
Belas fotos!
Abração a todos os competentes editores!
Mas o NG…. rsrsrs brincaderinha Nunão!
Sensacional … Obrigado ao blog por nos brindar com essas belíssimas fotos de excelente qualidade.
Parabéns.
Bosco…
o E2 no caso é o E-2C NP (new propeller) pertencente ao VAW-125.
Estou quebrando minha cabeça há uma hora pelo seguinte:
Identifiquei 9 F18E incluindo o de modex 200 pertencente ao CAG
que encontra-se no hangar. Não deveria no lugar de VAF-81 escrito
na fuselagem, constar CVW-17?
Também identifiquei 2 F18F de modex 100 e 101, o de 100 corretamente pertencente ao CAG com a inscrição CVW-17, mas não pode haver 2 CAGs em uma ala aerea????
Se alguem puder ajudar, agradeço!
No mais, parabens ao blog pelas fotos!!!
Dalton
Não considere essa comissão do Carl Vinson como uma comissão normal. A Ala aérea está completamente descaracterizada.
Bela Cmdt, bela reportagem e fotos meus parabéns
Grande Abraço
Nada a comentar, porque daí teria de usar mil palavras para cada foto mostrada aqui.
Não sei qual o vício mais forte, a caninha diária para firmar o pulso ou a passada também diária nos Blogs.
Parabéns.
Por quê os franceses e suecos não fazem o mesmo?
Os americanos, só por essa simples demonstração de simpatia e respeito, devem levar.
Infelizmente não estou no Rio para admirar essa belonave , como em outras épocas admirei o Ronald Reagan sempre que atravessava a ponte. Em San Diego visitei o Midway lá eles transformaram em museu, algo que não temos o costume de fazer. Parabéns pela matéria.
Parabéns ao Blog do Poder Aéreo.
Excelentes fotos!!!
Valeu Poggio !
As fotos permitem ver com clareza varias modificaçoes feitas
após o RCOH.
Um belo alvo.
Por acaso um missil Brahmos seria o suficiente para afundá-lo???
sem palavras e por que ele nao esta 100% em!
vale galera do blog!
Put…q …Pa…..iu que inveja, se matasse já tava morto !!!!
Valeu Dalton.
Galera, não é à toa que o marketing foi inventado nos EUA. Os caras sabem trabalhar nisso… Acho que depois dessa visita do Carl Vinson o SH amealhou mais alguns fãs aqui na Trilogia. O avião é muito bonito mesmo. Mas ainda acho que vai dar Revell no FX-2, he, he, he!!
Myshl em 27 fev, 2010 às 8:57 Lembre-se que o seu governo jogou sujo ao mandar a Carla Bruni em dezembro de 2008, já dando início às mudanças nas decisões do nosso governo. Torço pra que fechemos com os EEUU e de “gruja” eles nos mandem mais umas 20 escoltas, uns 2 LHD e mais umas 10 fragatas e, com isso, chegaremos em algo em torno de 40% do preço do “franco” concorrente. Sei que não é forte no blog a corrente de apoio à NAe para nossa MB, mas o Kitty Hawk poderia ser uma alternativa frente ao nosso… Read more »
Ah sim, se inveja matasse, o blog ficaria sem leitores por alguns meses. 🙂
Galante,
Parabéns pelas matéria e fotos!
Sds a todos.
parabéns Galante, eu ainda acho que deveriamos investir mais em Subs dq um novo porta aviões
Mais uma paradinha para festas no Rio, mulatas e mais festa… Isso sempre aconteceu quando a USNavy faz sua visita no verão do Rio, aproveitar o que o Bananal têm a oferecer.
No mais equipamentos que nada chamam a atenção, por sinal com fotos mais próximas, o Vespão mostra a idade de seu projeto.
Ah, e parem de rasgação de ceda, oh parabéns, oh que inveja, oh que puxa sacos…
Meu, nada de mais… parece que vivem no século 18.
Parabens pela matéria!
as fotos ficaram show!
Ted Branch era o capitão do Nimitz, e pode ser visto na serie da PBS Carrier
http://www.pbs.org/weta/carrier/
O inveja!!!
“Issaew Manow,colaro na quebrada aew,mó responsa na humildade ai don.
Nóis q tá seis q brilha.”
🙂
Parabéns Galante,que bom que vc não se perdeu.
E da proxima ve se fica menos feio pra posa pras fotos,tem mulheres que aconpanham os blogs,viu?
abraços.
Alexandre Galante, que inveja hahaha…
Um grande abraço.