AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Bell 206B Jet Ranger II/III

Helicóptero de Instrução e Emprego Geral


M a t r í c u l a s

Modelo 206B Jet Ranger II

N-5021 

N-5022  

N-5023  

N-5024  

N-5025  

N-5026  

N-5027  

N-5028  

N-5029  

N-5030  

N-7028 (N-5031) 

N-7029 (N-5032) 

N-7030 (N-5033) 

N-7031 (N-5034) 

N-7032 (N-5035) 

N-7033 (N-5036) 

N-7034 (N-5037) 

N-7035 (N-5038) 

 

 

 

Modelo 206B Jet Ranger III

N-5040  

N-5041  

N-5042  

N-5043 

N-5044  

N-5045  

N-5046  

N-5047  

N-5048  

N-5049  

N-5050  

N-5051  

N-5052  

N-5053  

N-5054  

N-5055  

 


E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l

Origem: EUA (Bell Helicopter Co.)
Dimensões: diâmetro do rotor principal: 10,16 m; comprimento: 9,50 m; largura: 1,92 m; altura: 2,92 m; Área do disco principal: 280,47 m2.
Pesos: vazio: 660 kg; máximo na decolagem: 1.451 kg.

Motores: Um turboeixo Allison de 250-C20 com 400 HP (III: 250-C20B com 420 HP), rotor bipá.

Desempenho: velocidade máxima: 225 km/h; razão inicial de subida: 762 m/min; teto de serviço: 3.962 m; Alcance máximo 624 km.
Armamento: ausente (III: dois cabides laterais para casulos de metralhadora MAG 7,62 mm ou lançadores de foguetes SBAT-70/7).

Tripulação: acomodações para quatro tripulantes e 113 kg de bagagem. 


H i s t ó r i c o

 

A Marinha Brasileira encomendou no início da década de setenta, 18 aeronaves Bell Jet Ranger II. Em 1974, dez dessas aeronaves foram destinadas ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) que utilizava até então helicópteros Hughes 269. Embora os Hughes fossem aeronaves simples e bastante robustas, apresentavam limitações na instrução mais avançada.

O Jet Ranger destinados ao HI-1 foram designados IH-6 pela Marinha, posteriormente alterada para IH-6A. O modelo Jet Ranger II representou uma grande salto para o HI-1 pois dentre as várias qualidades dessa aeronave pode-se destacar a propulsão através de um motor turbo-eixo (pela primeira vez no HI-1) e a capacidade de instrução de vôo por instrumentos (noções básicas).

Além de servirem no HI-1, alguns Jet Range II foram equiparar o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). Nesse esquadrão, os 206B eram designados UH-6 e cumpriam diversas missões como ligação, esclarecimento, reconhecimento armado, transporte geral, apoio aos Fuzileiros Navais e outras. Em novembro de 1979 três aeronaves foram retiradas do esquadrão para formarem o Destacamento Aéreo Embarcado da Flotilha do Amazonas (DAE-FlotAm).  Esse núcleo de aviação posteriormente se tornaria o 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3).

No HI-1, os Jet Ranger II foram substituídos pela versão III a partir de 1986. Essa nova versão possui um instrumental mais completo para instrução de vôo, além de ser equipada com um motor turbo-eixo mais capaz. Os helicópteros ainda podiam ser equipados com um guincho elétrico lateral e um gancho para carga externa (até 680 kg). Para instrução com emprego de armamento, o IH-6B podia ser armado com duas metralhadoras coaxiais (7,62 mm) ou casulos lança-foguetes.

No total foram adquiridas 16 unidades da versão III, designadas IH-6B pela Marinha. Esses helicópteros continuam operando com o HI-1 na formação de pilotos até os dias atuais.


F o t o s

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B i b l i o g r a f i a

 

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.77

(2) http://www.daerm.mar.mil.br/hi-1.htm

(3) http://www.daerm.mar.mil.br/hi-1.htm

(4) Revista Força Aérea (1999) nº 14, p.61-62