AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA | |||||||||
Consolidated Model 2 / NY-2 Hidroplano de treinamento primário A e r o n a v e s D1C
E s p e c i f i c a ç ã o o r i g i n a l (1)
Origem:
EUA (Consolidated Aircraft Corp.) Pesos: vazio: 828,46 kg; máximo na decolagem: 1.028 kg. Motores: um motor Wright R-790-8 Whirlwind de 9 cilindros rotativo, desenvolvendo 220 refrigerado a ar. Desempenho: velocidade máxima: 157,78
km/h; razão inicial de subida: 213,6 m/min; teto de serviço: 4.632 m; Alcance: 482,2
h. Tripulação: dois tripulantes em tandem. H i s t ó r i c o Em 1922 o então major aviador do Exército dos EUA Reuben H. Fleet deixou a carreira militar para dedicar-se à construção de aeronaves (2). Em 1923, juntando a experiência da Gaulladet Aircraft Co. com os direitos de produção do modelo TW-3 da Dayton-Wright Aircraft (uma subsidiária da General Motors Co.), ele fundou a Consolidated Aircraft Corp. A nova companhia estabeleceu-se inicialmente em Buffalo, estado de Nova Iorque (3). Após algumas modificações, o projeto TW-3 foi escolhido pelo Exército dos EUA para substituir o Curtiss JN-4D, firmando uma encomenda de 20 aeronaves, o primeiro contrato da nova companhia. O TW-3 continuou evoluindo até chegar no modelo Consolidated Model 1 (designado PT-1 - "primary trainer number 1" - pelo Exército dos EUA) em 1924 (4). Uma aeronave do modelo PT-1 acabou sendo entregue à Marinha dos EUA para testes e avaliações em 1925. O trem de pouso principal foi substituído por um longo flutuador central e flutuadores nas pontas das asas inferiores foram adicionados. A companhia denominou a nova variante de Model 2 e a Marinha de NY-1. A primeira aeronave voou em novembro de 1925 e a entrega dos modelos de produção começou em maio de 1926. Em outubro do mesmo ano voou a variante NY-2, que possuía uma envergadura maior. Os NY-2 foram entregues à Marinha dos EUA pouco tempo depois e um total de 181 unidades foram construídas. A Aviação Naval adquiriu três aeronaves em 1927. Eram modelos modernos para época embora tenham sido utilizadas por pouco tempo (até 1933). Inicialmente receberam as numerações 431 a 433. Posteriormente D1C-10 a D1C-12 (1). F o t o s
Consolidated NY-2. FOTO: SDGM B i b l i o g r a f i a (1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.34 (2) ALLSTAR network. Reuben H. Fleet. disponível em: <http://www.allstar.fiu.edu/aero/fleet.htm>, acesso em: 19 dez. 2007. (3) AEROSITE Consolidated Aircraft Corporation. disponível em: <http://www.aerosite.net/content/view/2161/54/>, acesso em: 18 dez. 2007. (4) NATIONAL MUSEUM OF USAF. CONSOLIDATED PT-1 TRUSTY. disponível em: <http://www.nationalmuseum.af.mil/exhibits/earlyyears/index.asp>, acesso em: 18 dez. 2007. | |||||||||