AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Sikorsky S-61 SeaKing / Agusta-Sikorsk  ASH-3H

Helicóptero de emprego Geral, A/S e A/Su

F O T O S

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Os Sea King matrículas N-3007 com o sonar de mergulho baixado. FOTO: SDGM

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Uma foto dos Sea King matrículas N-3009 e N-3010 no início da carreira no Brasil. O Sea King matrícula N-3009, juntamente com o N-3008, foram os únicos SH-3 perdidos pelo esq. HS-1. FOTO: SDGM

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Antes da aquisição dos Super Puma, os SH-3 também eram utilizados como helicópteros  para transporte de fuzileiros navais. No entanto, para essa função todos os componentes de apoio à guerra A/S tinham que ser retirados da aeronave. O SH-3 de matrícula N-3008 caiu no mar em 19/8/76. FOTO: SDGM

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Além do Navio Aeródromo, os Sea King podem embarcar nos navios anfíbios . Na foto ao lado, o Sea King N-3010 encontra-se no convôo do NDD Rio de Janeiro. FOTO: G. Poggio

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Uma foto do Sea King N-3012 estacionado na BAenSPA no começo da sua vida operacional na MB,  ainda com a pintura branca. Ao seu lado, o N-3008. FOTO: SDGM

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NO SH-3 N-3013 com os rotores em atividade, embarcado no NAeL Minas Gerais nos anos oitenta. FOTO: M. R. V. Carneiro

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Uma foto do SH-3 N-3013 estacionado a ré da ilha e do N-3014 a bombordo durante uma visita do NAeL Minas Gerais ao porto de Santos em janeiro de 1985. FOTO: G. Poggio

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O Sea king N-3015 paira sobre o mar ("hoverar") e mergulha o seu sonar a procura de contatos submarinos. O tempo do vôo pairado para que seja feita uma auscultação dura em média seis minutos. FOTO: MB

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O Sea king N-3016 retornando para o NAeL Minas Gerais. FOTO: MB

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O Sea king N-3017 exibindo o transdutor do sonar de mergulho AQS-18V. O N-3017 é uma das aeronaves adquiridas da US Navy em 1996 e reclassificadas como SH-3B pela MB. FOTO: A. Durão

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O Sea king N-3019 preparando-se para decolar do NAeL Minas Gerais. FOTO: MB

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A principal plataforma de operação dos SH-3 atualmente é o NAe São Paulo. Na foto, o N-3031 (SH-3B) estacionado na popa do convôo do Navio Aeródromo. FOTO: G. Poggio