Stinson
105
Transporte
![](3V-Stinson_105.jpg)
A
e r o n a v e s
D1S
E s p e c i f i c a ç ã o o r i g i n a l (1)
Origem:
EUA (Stinson Division of Consolidated Vultee Corp.) Dimensões:
comprimento: 6,75 m; envergadura: 10,36 m; altura: 1,98 m; Superfície
alar: 14,40 m2.
Pesos: vazio: 418,67 kg; máximo na
decolagem: 716,68 kg.
Motores:
um motor Continental A-75-3 de 4 cilindros em linha, desenvolvendo 75 HP, refrigerado
a ar.
Desempenho: velocidade máxima: 169 km/h; razão inicial de subida: 137,7 m/min; teto de serviço: 3.200 m; Alcance: 633,55 km. Armamento:
ausente.
Tripulação: três
tripulantes.
H i s t ó r i c
o
Apenas
uma única aeronave adquirida para instrução primária em 1940
(1).
Quando
o acervo de Material da Aviação Naval foi incorporado pelo Ministério
da Aeronáutica em janeiro de 1941, o
Stinson (matrícula 105) constava no inventário (2) de aeronaves
transferidas.
F o t o s
![](Stinson_105.jpg)
FOTO: A. de Castro e Silva
P e r f i l
![](perfil-Stinson_105.jpg)
São poucas as referências sobre o Stinson adquirido pela
Aviação Naval. O esquema de pintura acima é uma aproximação do
padrão adotado pela MB.
B i b l i o g r a f i
a
(1) PEREIRA NETTO, F. C.
Aviação Militar
Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de
Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.58
(2)
INSTITUTO
HISTÓRICO-CULTURAL DA AERONÁUTICA. Concretização da idéia. In:
História Geral da Aeronáutica Brasileira. Ed. Itatiaia Ltda. Rio de
Janeiro: 1991. v. 3, p. 90.
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