Novidade na UNITAS deste ano
A UNITAS deste ano terá uma novidade bastante interessante. Não é exatamente o NAe George Washington, embora ele chame mais a atenção. O grupo naval norte-americano veio acompanhado do “cutter” da Guarda Costeira USCGC Northland (WMEC-904).
O Northland é um “cutter” da classe Famous, sendo que 13 deles foram construídos. O primeiro entrou em serviço em 1983. Embora seja considerado na USGC um navio de médio porte, para muitas marinhas poderia ser seu principal navio de combate. Deslocando quase 1800 toneladas e comportando uma tripulação de aproximadamente 100 homens, a classe Famous possui um convôo capaz de receber um helicóptero do porte do Seahawk, mas comumente opera com um HH-65A (versão do Delphin).
O canhão OTO Breda de 76mm possui alta cadência de tiro e, através do sistema de controle de fogo Mk 92, pode ser empregado para alvo aéreos também. Contra ataque de SSM, os Famous estão equipados com um lançador de chaff MK36 e o sistema ECM SLQ-32. Completam o sistema de armas algumas metralhadoras calibre .50″ de emprego manual.
Em outras palavras, o Northland pode ser considerado uma versão “leve” das atuais fragatas Oliver Hazard Perry, principalmente após a perda do lançador de mísseis Mk13 destas últimas.