UNITAS XLIX – presença de um Arleigh Burke Fight IIA
Começou ontem, dia 24/4, a fase operativa da UNTAS XLIX. Os navios estão realizando exercícios navais próximo à costa da cidade fluminense de Cabo Frio.
Na foto acima aparece o USS Farragut e esta é a sua primeira vinda ao Brasil. Ele é o quinto navio na USN a receber este nome, homenagem ao Almirante David Farragut (1801–1870), uma das principais figuras da Guerra Civil norte-americana. O Farragut é um dos mais recentes contratorpedeiros da classe Arleigh Burke, sendo a 49a unidade. Entrou para o setor operacional da USN em 2006 e ainda não completou dois anos em serviço.
A classe Arleigh Burke, atualmente, a única classe de contratorpedeiros da USN, uma vez que os últimos Spruance foram descomissionados em 2005. O projeto herdou muito dos sistemas desenvolvidos para os cruzadores Ticonderoga como o sistema de combate AEGIS e seu radar SPY-1D “phased array”. O primeiro deles entrou em operação em 1991.
Em função dos vários melhoramentos adotados durante a evolução da classe, os contratorpedeiros Arleigh Burke são divididos em três sub-classes: Fight I, Fight II e Fight IIA (ou classe Oscar Austin). Esta última versão entrou em produção a partir de 1997 e os exemplares mais novos dela possuem a versão Baseline 7.1 do sistema AEGIS. A Fight IIA também incorpora um hangar para helicópteros, capacidade melhorada para combates em ambientes costeiros (“littoral warfare”), contra-minagem e, em breve, capacidade BMD (“Ballistic Missile Defense”).