Reservas brasileiras de petróleo podem ser questionadas por alguns países

0

Fonte: EFE

Rio de Janeiro, 14 de maio – O presidente da Agência Nacional de Petróleo do Brasil, Haroldo Lima, advertiu que as reservas que a companhia petrolífera Petrobras descobriu no oceano Atlântico podem ser questionadas por países que não reconhecem o limite de 200 milhas para as águas territoriais. Lima, em um comparecimento à Câmara dos Deputados, disse que é necessário levar em conta o risco de alguns países não reconhecerem o direito do Brasil nas reservas descobertas nos últimos meses a aproximadamente 300 quilômetros do litoral.O presidente do órgão regulador citou especificamente os Estados Unidos entre os países que questionam o mar territorial de 200 milhas (370 quilômetros).“Nós afirmamos que o limite são as 200 milhas. Vários países concordam e outros não. Eu me lembro que um dos (países) que é meio mal-humorado com esse negócio das 200 milhas é os EUA. Eles não respeitam muito as 200 milhas”, afirmou.

“Se eles insistirem que as 200 milhas não existem, teremos um problema”, acrescentou.

Lima afirmou que, diante de tal preocupação, deve se reunir nos próximos dias com o ministro de Defesa, Nelson Jobim, para tratar sobre a vulnerabilidade do país ao explorar petróleo e gás natural em águas consideradas como extensão do território do Brasil.

“Não é possível fazer uma coisa tão importante (explorar novas áreas) sem defesa”, afirmou.

“Explicarei (ao ministro) que é importante prever que haverá nas proximidades das 200 milhas um fato de extrema importância estratégica para o Brasil. Isso é um problema que a Nação brasileira tem que levar em conta”, afirmou.

Lima se referiu especificamente às reservas que a Petrobras descobriu em águas profundas do oceano Atlântico, abaixo de uma extensa camada de sal localizada a cerca de 5.000 metros de profundeza, próxima às costas dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Trata-se de áreas que a companhia petrolífera explora em associação com empresas como a hispano-argentina Repsol e a inglesa British Gas na chamada bacia marinha de Santos.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments