Um jato Lockheed S-3 Viking da Marinha dos EUA invadiu o espaço aéreo venezuelano no último sábado 17/5. O sistema de vigilância aérea da Venezuela rastreou a aeronave por volta das 8:40 h da noite, voando sobre a ilha de La Orchila. A ilha possui uma base militar e também serve como local de férias e repouso para os presidentes venezuelanos.

Os EUA responderam que realmente a aeronave invadiu o espaço aéreo venezuelano, mas de forma não intencional. Segundo explicações daquele governo, o jato decolou do aeroporto de Hato (ilha de Curaçao) para uma missão militar de vigilância anti-drogas e, aparamentemente, teve problemas de navegação. No entanto, estas aeronaves, que eram originalmente aviões de combate anti-submarino, estão perfeitamente equipadas para realizarem diversos tipos de missões de inteligência (Sigint, Comint e Elint).

O governo da Venezuela protestou tempestivamente. Segundo palavras do Ministro da Defesa daquele país, esta “foi uma ação deliberada e um ato provocativo”.

Recentemente os EUA ofereceram células usadas de S-3 Viking para países do cone sul por um preço simbólico, mas até o momento nenhum deles optou pela aeronave.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments