Lula: construir navios fora é uma “imbecilidade”

28

Fonte: A TARDE

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou hoje em discurso em Niterói seu empenho pessoal em desenvolver a indústria naval do País nos últimos anos. Ele lembrou que o governo e a Petrobras receberam críticas por pensar em comprar navios aqui, mas em sua opinião é uma “imbecilidade” fazer estas obras fora.

Em discurso improvisado e inflamado a um grupo de trabalhadores do setor naval, o presidente lembrou que foi Juscelino Kubitschek que deu o primeiro passo para incentivar a indústria naval nacional, ao criar o fundo de Marinha Mercante 50 anos atrás.

“Todos sabem que ele tinha visão de futuro. Ele era um estadista que percebeu que 90% do que compramos e vendemos vêm e vai de navios. A coisa mais absurda que aconteceu neste País é que algum dia alguns iluminados resolveram dizer que não precisaríamos de Marinha Mercante ou indústria naval e que ficaria mais barato comprar as coisas lá fora”, disse.

Ainda seguindo nesta linha, Lula completou que a “imbecilidade chega a tal ponto que não percebem que, investindo aqui, vamos contratar um trabalhador, que vai virar consumidor, vai ganhar salário, vai gerar renda, comprando no comércio local, ou seja, vai ser um homem produtivo, um cidadão”.

O presidente, entretanto, admitiu que comprar os navios ou equipamentos de petróleo fora do País poderia ficar mais barato. “Se deixássemos a nossa querida Petrobras trabalhar apenas com as cabeças empresariais que ocupam a diretoria, pensando em perdas e danos, obviamente ficaria mais fácil contratar lá fora. Lá talvez saísse até um pouco mais baratinho, seria menos trabalho, mais rápido. Mas é preciso ter consciência de que a Petrobras não pode existir apenas para ser a sexta maior (empresa) do mundo ou a terceira das Américas (em valor de mercado). Ela existe também para ser a alavancadora e geradora do desenvolvimento deste País”, disse Lula, durante o lançamento do megapacote de encomendas de navios e sondas de perfuração que a Petrobras vai lançar ao mercado.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments