Visita do Esquadrão de Treinamento da Marinha do Japão
Como parte das comemorações do 100º Aniversário da Imigração Japonesa para o Brasil, está prevista para esse mês de junho a visita de três unidades do Esquadrão de Treinamento da Força de Autodefesa Marítima do Japão, com escalas, como tradicionalmente acontece, em Recife, Rio de Janeiro e Santos, onde os tripulantes dos navios tem um contato mais direto com as colônias estabelecidas, principalmente no litoral paulista, capital e no interior do Paraná.
A visita de unidades da JMSDF ao Brasil já é tradicional, e ocorre a cada quatro anos, já que cada ano o roteiro dos navios é direcionado para uma região diferente do globo. Normalmente o roteiro da viagem de instrução que incluiu o Brasil, passa pelo Havaí, México, Canal do Panamá, costa oeste dos Estados Unidos e a costa leste da América do Sul (Brasil, Uruguai e Argentina). No Brasil, os navios normalmente escalam em Recife (na ida e na volta, Rio de Janeiro e Santos, seguindo depois para Buenos Aires e Montevideo. Nesse ano os navios seguem de Santos para Dakar (Senegal) e depois para Europa, realizando um percurso diferente do tradicional.
O Grupo-Tarefa do Esquadrão é formado pelo Navio-Escola JDS Kashima (TV-3508) (capitânea), o Contratorpedeiro Escola JDS Asagiri (TV-3516) e o Contratorpedeiro JDS Umigiri (DD-158).
O Comandante do Esquadrão é Contra-Almirante Chikara Inoue, e os navios são comandados pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Fumio Yokota (TV-3508), e pelos Capitães-de-Fragata Kazuo Hattori (TV-3516) e Tatsuo Akimoto (DD-158).
Os navios estarão em Recife de 06 a 08 de junho, no Rio de Janeiro de 13 a 17 de junho e em Santos de 18 a 22 de junho.
No dia 21 está prevista a visita do Príncipe Naruhito, herdeiro do trono japonês, à cidade de Santos, onde também serão realizados eventos comemorativos, já que foi nesse porto, a bordo do “Kasato Maru”, que em 18 de junho de 1908 chegaram os primeiros 781 imigrantes japoneses, procedentes do porto de Kobe.
Na foto de Marcelo “Ostra” Lopes, o Navio Escola Kashima entrando em Santos na manhã de 15 de julho de 2004.