DCNS completa testes de mar do primeiro submarino Scorpène para a Malásia
Depois de 90 dias de testes, o KD Tunku Abdul Rahman, primeiro submarino Scorpène construído para a Royal Malaysian Navy, retornou a Cherbourg, na França.
Os testes do construtor foram realizados nas águas profundas da Baía de Biscaia. Em mais de 420 horas de imersão foram testadas a velocidade, resistência de mergulho, manobrabilidade e discrição, além do sistema de combate (incluindo sonar e tubos de torpedo) e sistemas de salvamento e resgate.
Até setembro, a DCNS vai preparar o KD Tunku Abdul Rahman para os testes finais de aceitação, a última fase pré-entrega.
O Governo da Malásia assinou contrato com a DCNS e o estaleiro espanhol Izar (agora Navantia) em junho de 2002 para a construção de dois submarinos Scorpène, apoio logístico e treinamento. O primeiro submarino será entregue em 2009 e o segundo, alguns meses depois.
A classe Scorpène foi projetada pela DCNS francesa e desenvolvida em conjunto com a Navantia espanhola. Possivelmente será a próxima classe de submarinos adotada pela Marinha do Brasil.