F-35B faz seu primeiro vôo
Voou ontem no Texas, pela primeira vez, a versão STOVL (short take-off and vertical landing) do Lockheed Martin F-35 Lightning II, do programa JSF (Joint Strike Fighter).
O avião, pilotado por Graham Tomlinson (ex-piloto de Harrier da RAF), decolou às 10:17am e voou até 15 mil pés, realizando uma série de testes de manobrabilidade, variação de potência e verificação de subsistemas, antes de pousar às 11:01am.
O Lockheed Martin F-35B Lightning II é o primeiro caça a combinar características furtivas (stealth), STOVL (short takeoff/vertical landing) e velocidade supersônica.
O F-35 é um caça de de 5a. geração que está sendo financiado e desenvolvido pelos EUA e mais oito países. Será produzido em 3 versões:
- F-35A CTOL para aeródromos convencionais;
- STOVL F-35B para navios e áreas de pouso próximas do campo de batalha;
- F-35C carrier variant (CV), para lançamento por catapulta e pouso com cabos de retenção, para os navios-aeródromos da US Navy.
O F-35B foi projetado para substituir os AV-8B Harrier II e os F/A-18 Hornet. Será a primeira versão a entrar em serviço, em 2012, com os Marines. O vôo do F-35A de decolagem e pouso convencionais ocorreu em dezembro de 2006. O F35C, projetado para lançamento em catapultas e recolhimento por cabos, fará seu vôo inaugural em 2009.
Segundo a Lockheed, o F-35 terá a “velocidade e manobrabilidade do F/A-18, a capacidade de desdobramento do AV-8B, a capacidade stealth do F-22, combinados com aviônica revolucionária”. “O avião é a combinação de tecnologias que parecem ficção científica, mas que um time internacional talentoso conseguiu tornar realidade”.
O coração do F-35B é seu propulsor STOVL, o mais poderoso já colocado num jato de combate, que movimenta um fan situado atrás do cockpit, dutos sob cada asa para estabilidade lateral e um nozzle na cauda que vetora o jato do motor na direção desejada. O motor Pratt & Whitney F135 vai propulsar os primeiros F-35Bs. O motor F136, outro modelo alternativo desenvolvido pela GE e Rolls-Royce, vai também ser usado no F-35, a partir de 2010.
O F-35 Lightning II também vai substituir os A-10, F-16 da USAF e os Harriers da RAF e RN.