Onde está o São Paulo?
Alguém se lembra? O navio-aeródromo São Paulo (A12), capitânea da Esquadra brasileira, recebeu, no dia 4 de agosto de 2004, a visita do Presidente da República e sua comitiva, que assistiram a exercícios, notadamente os pousos e decolagens dos aviões AF-1 Skyhawk, na área marítima do Estado do Espírito Santo. Foi realizada, ainda, uma “Parada Naval”, evolução em que os navios participantes da operação desfilaram em continência em homenagem ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O navio encontrava-se realizando a Operação “ESQUADREX”, da qual participavam, também, as fragatas Bosísio, Rademaker e Defensora, a corveta Inhaúma, o contratorpedeiro Pará e os submarinos Tapajó e Tupi.
Um ano depois, o NAe São Paulo sofreu um acidente com o rompimento de uma tubulação de vapor e de lá para cá, o navio ainda não voltou a operar normalmente, devido a outros problemas técnicos e ao contingenciamento de recursos.
O Esquadrão VF-1, que opera os jatos Skyhawk, viu seus aviões diminuírem cada vez mais a disponibilidade para o vôo, a ponto de ficar sem nenhum avião disponível por meses.
Dizem que a primeira pergunta que um presidente dos EUA faz, quando é informado de uma crise no exterior, é: “onde está o navio-aeródromo mais próximo na região?”.
Será que o Brasil, que almeja um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, terá algum dia, um presidente que fará a pergunta do título?