Navio-Escola Brasil realiza a XXII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha
O Navio-Escola Brasil realiza, a partir de 21 de junho, a XXII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha. A cerimônia de despedida do navio será realizada no dia 20 de junho, sexta-feira, na Base Almirante Castro e Silva, a partir das 11h, e contará com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Vice-Presidente da República, José Alencar, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.A Viagem de Instrução é realizada anualmente, a fim de complementar, de forma prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, onde os Guardas-Marinha (GM) habilitaram-se nos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendência, e melhorar suas formações culturais. Durante a viagem – considerada o último ciclo na formação do futuro oficial de Marinha – são ministradas aulas práticas de Navegação, Meteorologia, Marinharia, Operações Navais, Controle de Avarias, Administração Naval e Liderança, bem como possibilita a participação ativa dos GM na vida de bordo do navio.
Este ano, a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha observará o seguinte roteiro: Fortaleza, Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Barcelona (Espanha), Marselha (França), Civitavecchia (Itália), Tunis (Tunísia), Pireu (Grécia), Alexandria (Egito), Bombaim (Índia), Cingapura (Cingapura), Inchon (Coréia), Shangai (China), Tóquio (Japão), Honolulu (EUA), Long Beach (EUA), Acapulco (México), Cartagena (Colômbia) e Salvador; chegando, no dia 21 de dezembro, ao Rio de Janeiro.
O Comandante do Navio-Escola Brasil é o Capitão-de-Mar-e-Guerra CID AUGUSTO CLARO JUNIOR, que assumiu o cargo em 18 de janeiro de 2008. A tripulação é composta por 30 Oficiais, 218 Praças e 158 Guardas-Marinha. Participam, ainda, como convidados, um oficial do Exército Brasileiro, um uficial da Força Aérea Brasileira, dois integrantes da Marinha Mercante Nacional e, até o presente momento, foram confirmados os oficiais convidados das Marinhas dos Estados Unidos, Argentina, Chile, Peru, México, Venezuela, África do Sul, Índia, China, Japão, Portugal, França, Espanha, Holanda e Reino Unido.
O Navio-Escola Brasil foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir do projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, baseado no casco das fragatas classe “Niterói” (Vosper Mk.10). Sua construção foi iniciada em setembro de 1981, sendo lançado ao mar em setembro de 1983 e incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986. O índice médio de nacionalização atingido ao final da construção foi de 60%.
O Brasil é dotado de equipamentos modernos, a maioria dos quais oriundos de projetos e desenvolvimentos nacionais, realizados tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais contratadas, destacando-se o Sistema de Simulação Tática e Treinamento (SSTT), cuja versão II, atualizada, está sendo empregada nesta viagem, o Terminal Tático Inteligente (TTI) e o Sistema de Controle de Avarias, totalmente construídos no País.