Visitamos o maior navio-tanque para transporte de suco cítrico do mundo
No sábado (21), por volta do meio dia, aproveitando a visita aos navios da JMSDF, tivemos a oportunidade de visitar o M/T Carlos Fischer, de bandeira liberiana, atracado no cais do armazém 29, embarcando cerca de 40.000 toneladas de suco de laranja a granel. O navio, primeiro de uma classe de três navios composta pelo próprio Carlos Fischer, o primeiro, seguido do Premium do Brasil e do Orange Sun, são os maiores navios-tanque para transporte de sucos cítricos a granel do mundo. Vale a pena ressaltar que o suco de laranja é um dos principais Commodities exportados pelo Brasil, e que nosso país, junto com os EUA, é um dos maiores players do mercado mundial de sucos cítricos.
De propriedade do Grupo Fischer, é administrado pela empresa Maritime Services Aleuropa GmbH., com sede em Hamburgo, Alemanha; possui 20 tripulantes, sendo seus oficiais superiores (Comandante, Imediato e Chefe de Máquinas) alemães, oficiais de náutica e máquinas chileno e peruano, contra-mestre espanhol e guarnição chilena/peruana.
O navio de 5ª geração ostenta os mais modernos equipamentos para transporte, armazenamento e controle de suco cítricos refrigerados, impressionando pelo controle automático de estivagem, temperatura da carga, máquinas e navegação.
Construído parcialmente pelo estaleiro Daewoo-Mangalia Heavy Industries S.A., Mangalia, Romênia, teve sua quilha batida em 15 de janeiro de 2001, sendo lançado em 4 de maio de 2001, quando teve seu casco rebocado para o estaleiro Kleven Floro A/S, em Floro, Noruega, aonde foi finalizado, equipado e entregue em 16 de abril de 2002.
Acompanhados pelo Contramestre do navio, Rafael Ferreira Viva e Bruno Leonardo Pricoli, da equipe de Navios Mercantes e Apoio Fotográfico do Poder Naval de Santos, auxiliados por Marcelo “Ostra” Lopes (Team Leader), devidamente autorizados pelo Comandante do navio, percorremos por mais de duas horas todas as dependências do mesmo, internas e externas, de popa à proa, inclusive passadiço, camarotes, refeitórios dos oficiais e guarnição, Praça D´Ármas, ECR ( Engine Control Room / CCM – Centro de Controle de Máquinas, CCR (Cargo Control Room – CIC do navio), que confirmaram as impressões externas que todos os navios da classe transmitem, uma limpeza e conservação impecável.
A Praça de máquinas particularmente impressionou bastante, com a imponência no MCP, um Sulzer de 7 cilindros, que inspira potência e força para manter marcha de 20,8 nós (sua velocidade de cruzeiro) durante as travessias oceânicas, e também o estado de limpeza, conservação e manutenção preventiva, aplicada em todos os momentos.
O passadiço, todo digital, equipado com sistemas modernos de navegação, incluindo sistema integrado de navegação Litton Systems, radares ARPA 340 de banda X e S, sistema de gerênciamento de viagem Vision 2100, ECDIS planning station, GPS digital Leica MX420/2, girocompasso Litton, autopilot, indicador de leme, compasso magnético e controle de velocidade C.Plath, ecobatímetro Skipper, Taiyo weather-fax, Furuno Navtex, DEIF watch and unfitness, sistema de alarme e comunicação GMDSS sistema Área 3, Sailor Inmarsat C, Satcom tipo Nera Saturn Be VHF Sperry/Sailor.
Capacitado para o transporte de 43.000t de sucos cítricos refrigerados, estivados em 16 tanques de aço inox, sendo 8 a bombordo e 8 a boreste, “locks no weather deck” para transporte de 500 Teus (Containers de 20´) ou 250 de 40´, incluindo tomadas para 70 unidades frigoríficas.
Possui ainda para recreação da guarnição: piscina, sauna, ginásio, refeitório de oficiais, refeitório da guarnição, salões dos oficiais, salão da guarnição, camarote individuais em suítes de extremo conforto, 5 refeições servidas por dia, mais refrigeradores com petiscos à disposição, enfim, um conforto de fazer inveja. Seguem abaixo os dados da classe “Carlos Fischer”.
Carlos Fischer – Bandeira Liberiana – Porto de registro Monrovia – Prefixo A8AC4 – IMO 9230995
Premium do Brasil – Bandeira Liberiana – Porto de registro Monrovia – Prefixo A8BL4 – IMO 9242089
Orange Sun – Bandeira Liberiana – Porto de Registro Monrovia – Prefixo A8HY9 – IMO 9342580
Porte Bruto (Dwt): 42.005 tons
Tonelagem Bruta: 33.005 tons
Tonelagem Liquida: 9.902 tons
Deslocamento plena carga: aproximadamente 50.000 tons
Comprimento entre perpendiculares: 194,25 m
Boca moldada: 32,20 m
Pontal: 19,20 m
Calado carregado: 11,40 m
Motor principal: 1 motor Sulzer 7 cyl tipo 7RTA84C de 38.545 bhp x 102 rpm, desenvolvendo velocidade máxima constante de 21 nós.
Detalhes da visita ao navio podem ser vistos clicando nas fotografias de Rafael Ferreira Viva: