O Japão é o segundo maior operador do mundo de aeronaves de patrulha marítima Orion, depois da US Navy. Possui 101 aeronaves P-3C, 5 EP-3, 1 UP-3C e 3 UP-3D.
Não dá para evitar a comparação com o Brasil, que comprou 12 células de P-3A e vai operar oito…
Muito bonitas essas fotos. Quanto ao Brasil ter apenas comprado 8, isso não é nada estranho (sem querer entrar no mérito da qualidade do avião). As compras nba área militar por aqui são sempre assim, em doses milimétricas.
André
Visitante
16 anos atrás
Perdão: comprou 12, para operar 8. De qualquer forma, o comentário acima ainda permanece válido.
E o pior é que esses 8, terão por função substituir uma frota de 12 Embraer “Bandeirulha”…
Taer
Visitante
16 anos atrás
Uma diferença tão absurda que chega a ser ridícula!
Douglas
Visitante
16 anos atrás
e o Japão é miúdo. Isso tudo é pra bloquear os subs russos.
camberiu
Visitante
16 anos atrás
Segundo muitos entendidos, a JMSDF e’ a forca mais competente e eficaz no mundo em termos de ASW. Nao e’ para menos, pois a economia do pais foi praticamente estrangulada durante o final da II Guerra mundial gracas a acao implacavel dos submarinos da US Navy.
Nos tempos modernos, ha o medo que a China ou a propria Coreia do Norte imponham um implacavel bloqueio naval via submarinos que acabe por sufocar a economia Japonesa. Por isso investem tanto na capacidado ASW.
camberiu
Visitante
16 anos atrás
Abaixo segue um video do novo kawasaki P-1 que ira substituir os P-3 na JMSDF.
Olha, quanto a compra dos 12 P-3 ainda bem, porque vão custar uma nota preta. Deve ser uma medida temporária para retomar a doutrina de patrulhamento.
Baschera
Visitante
16 anos atrás
Os P-95 não serão substituídos pelos P-3ABr. Procura-se outra alternativa e eu sugiriria o Casa FIT 295, irmão dos Amazonas, apenas navalizados para patrulha marítma.
Sds.
Douglas
Visitante
16 anos atrás
Sobre a miudeza do Japão, digo para 101 Orions, o Japão fica miudo…rsrsrs… Sobre os 12 P-3 apóio, pois a eletrônica a bordo será de 1ª linha. Sobre o Casa substituindo o P-95, prefiro uma versão naval da Embraer, com propulsão a jato.
Flávio
Visitante
16 anos atrás
Acho que 8 patrulhas P-3 são razoáveis para readquirirmos doutrinas de patrulha de longo alcance. É claro que para proteger o nosso vasto litoral deveriamos ter no mínimo umas 5 vezes isso.
Acho que a longo prazo o nosso patrulheiro de longo alcance será o P-395, uma versão para patrulha do C-395. Isso é um chute, mas acho bastante possível.
Douglas
Visitante
16 anos atrás
o proprio 195 da Embraer tem tamanho pra isso (teria menos munição que os novos vetores americanos, maiores, mas seria igualmente eficaz.).
CAON
Visitante
16 anos atrás
Acho que depois que sair o C-390 da Embraer ele vai ter uma versão para patrulhamento marítimo(li em algum lugar mas não lembro onde)
Concordo c/ o Douglas acho q a FAB fez o maior erro em em comprar os P-3 :
1º- São aviões de projeto antigo.
2º- São usados.
3º- Possui 04 motores (02 a mais q o P-99)
Na minha opnião o q se deveria ter feito era investir os 300 milhões na compra de um avião nacional como o P-99 da nossa EMBRAER pelo q já li a respeito dessa aeronave ela não deve em nada aos melhores aviões de patrulha do mundo.A única desvantagem q vejo c/ relação ao avião americano e a menor capacidade de armamento .ABRAÇOS
Para completar o raciocínio o ideal seria umas 30 aeronaves dessas,tendo tripulações mixtas (FAB e Marinha),na operação.
Meirelles
Visitante
16 anos atrás
Imaginem o nível de operacionalidade deles,com 101 Orions eles devem manter a vigilância contante em 360º no mar em volta da ilha, 24h por dia e ainda ter centenas no solo prontos pra decolar quando necessario.E nois aqui com 8 P-3 seria difícil manter esse ritmo.
Alguem aí sabe se os P-3 brasileiros vão “carregar” algum tipo de armamento?
Robson Br
Visitante
16 anos atrás
Tikuna,
já foi inclusive comentado nesse blog. Os P99 não tem capacidade de levar armamentos, sonoboias, etc… e tem pouca autonomia.
Junior
Visitante
16 anos atrás
O litoral japonês é maior que o litoral brasileiro…. além do mais, eles estão cercados por inimigos potenciais…. fora que eles tem a bufunfa, o dindim….o faz-me-rir.
Joao
Visitante
16 anos atrás
Easse quantidade minuscula de P-3 Orions, como sempre acontece no Brasil,vao operar por 30 anos. Nao fico surpreso com tao pequena quantidade. No Brasil,e tudo assim mesmo;12 P-3 usados,12 Mirage 2000 usados,uma corveta,talvez em 20 anos um sub nuclear…se ouvesse seriedade mesmo,a Embraer poderia proporcionar DUZIAS de avioes ASW a jato para a MB. Mas como todos sabemos,so ha encomendas para avioes de luxo para transporte de VIPs. Vide o C-390. O que aconteceu? Parece que foi cancelado,como sempre,”por falta de verba”. O Brasil teria dado um passo gigantesco ao construir uma versao naval ASW do C-390. Imaginem tambem as… Read more »
Joao
Visitante
16 anos atrás
UMA PEQUENA NOTA SOBRE O EMBRAER C390Na compra dos substitutos dos sucatinhas, o Excelentissimo Senhor Brigadeiro Juniti Saito informou que a Aeronáutica tem muito interesse no novo cargueiro da Embraer C390 e que logo estarão concluídos os requisitos operacionais do avião para entregá-lo à Embraer. Já o senhor Frederico Curado, o diretor presidente da Embraer, afirmou que tem mantido conversas com a aeronáutica para o desenvolvimento do novo avião cargueiro, o C 390, e que a Embraer aguarda as características exigidas pela FAB para este tipo de aeronave e que para este tipo de projeto dura em torno de 4… Read more »
Flávio
Visitante
16 anos atrás
O que eu li na revisa Força Aérea é que o projeto C-390 partiu internamente, dos escritórios de projeto e marketing da Embraer. Após um estudo de mercado, foi constatado que o mercado de aeronaves de transporte entre 5-20t é muito promissor em vista de não haver um substituto ao C-130. O que há são apenas a versão J e programas de revitalizações. A Embraer tem já definidas muitas das características deste avião, como flexibilidade, potencial de uso para outras funções, etc. A Embraer sabe que a FAB, que opera quase 2 dezenas de C-130 terá que substitui-los dentro de… Read more »
Yamamoto
Visitante
16 anos atrás
Flavio, a Inglaterra continuará a utilizar o NINROD por várias décadas ainda, haja vista, que a aeronave esta sendo convertida na moderna versão MR4 ( 12 unidades da moderna, mas de desenvolvimento muito complicado e a preços extratosféricos…). Quanto ao ATLANTIQUE Francês, este é da versão de segunda geração produzida em meados dos anos 80(e não o original dos anos 60) devendo ainda operar por muitos anos. Quanto a possível versão do C-390 para patrulha, acho que estão confundindo, o que existe é a possibilidade de uma versão do EMB-190 (do qual o C-390 “emprestará” algumas partes e sistemas) e… Read more »
Diego
Visitante
16 anos atrás
Os F-117 Nighthawk que foram retirados de serviço podem ser vendidos?
E quanto custa cada unidade? Desculpem sei que essa pergunta ñ tem nada a ver com topico mas se alguem poder responder fico agradecido!
Flávio
Visitante
16 anos atrás
Yamamoto, sobre o Nimrod é verdade o que vc disse, mas há estudos para substitui-lo, pelo menos me lembro de ter lido a respeito. Provavelmente pelo alto custo, e o P-8 estava neste estudo. Sobre o Atlantique eu me referia ao Atlantique 2 e não ao primeiro que como vc disse é da década de 60. O Atlantique 2 entrou em operação entre meados dos anos 80 e começo dos anos 90, como vc acertadamente informou. Sobre o P-390, não tenho certeza (por isso a ? acima), mas veio a minha mente o fato de ter lido algo a respeito… Read more »
Douglas
Visitante
16 anos atrás
Senhores, caso a FAB fizesse um requerimento inicial, creio a Embraer estaria pronta para oferecer o EMB 195, modificado. Não precisaria aguardar o projeto do 390 com suas asas elevadas, o EMB 190/195 atenderia muito bem, basta equipa-lo, com alterações no corpo do aviao (p/ lançamento de torpedos e sonoboias). Vejam as alterações nos patrulheiros da Amazonia. A Embraer procedeu “de letra”.
Pelo que eu soube os F-117 Nighthawk serão estocados. E como embarcam tecnologia sensível (não a furtividade, mas o software que faz aquelas caixas voarem, compensando os problemas aerodinâmicos), não serão vendidos a preço nenhum. Os EUA preferem destruí-los a vendê-los.
Quanto ao P-95 Bandeirulha, é bom saber que não serão substituídos, informação que eu li em algum comentário sobre os P3C Orion. Mas não custa lembrar que, como toda a familia de “Bandeirantes”, já têm suas vidas úteis esgotadas.
Douglas
Visitante
16 anos atrás
P-95? prestou bons serviços, não dá mais pra ele.
LM
Visitante
16 anos atrás
Prezado Mauro, concordo com suas palavras e também saúdo o retorno do Sr. Yamamoto. Com relação ao uso ou não de navios aeródromos, essa discussão também existe dentro da própria MB. São duas correntes antagônicas. A primeira, favorável ao uso desses navios, afirma que o ideal para cobertura antiaérea seria a chamada “Defesa em Camadas”. Assim, para atingir seu alvo, um eventual atacante terá que transpor vários níveis de defesa, assim teríamos: Defesa de Ponto – realizada por canhões do tipo CIWS (Phalanx, Goalkeeper, Meroka), ou mísseis de curto alcance (Sea Wolf, ou sistema RAM); Defesa de Área Curta –… Read more »
Nelson Lima
Visitante
16 anos atrás
Gênios em geografia. O Japão é pequeno, mas possui um mar territorial gigantesco, como a Grã-Bretanha.Inclui o entorno de cada pequena ilha, além dos protetorados.
Douglas
Visitante
16 anos atrás
LM, a questão da dicotomia é uma só, VERBA. Ter Nae é sonhar com o dinheiro do contribuinte, e diminuir a importância das escoltas, mais necessárias no presente momento. Quer Nae? Faço minhas as palavras do Mauro, se muda pros EUA. Dizer que comprou o SP, sem planejar a continuidade, saber se vira outro Nae melhor pra frente, sob o argumento que é pra “qualificar” pessoal, é um absurdo. Faltou verba até pro ModFrag, que demorou o triplo do tempo, programa de primeira grandeza, e falam em qualificar teoricamente pessoal. Digo teoricamente, porque nem avião voa do SP ha um… Read more »
Douglas
Visitante
16 anos atrás
Prezado Nelson, por favor verifique o mar teritorial do Japão. São 4 ilhas principais e o país todo é do tamanho do estado de SP. Mesmo sendo ilha, 101 Orions é uma conta de respeito.
nautilus
Visitante
16 anos atrás
Concordo plenamente com o Mauro, é cada doido que aparece por aqui metido a entendido. Quer saber mais que quem estar dentro da força 24 horas por dia. Não sabe nada o que se passa nos comandos e tome a criticar por criticar, haja paciencia. É tanta infantilidade junta que dá dó, parecem um bando de crianças invejosas que tudo que os outros tem quer ter também, sempre o do outro é melhor nem que seja o mesmo equipamento. Esse é o primeiro e último post aqui, cansei de ler tanta besteira junta e me desculpem aqueles que fazem criticas… Read more »
Douglas
Visitante
16 anos atrás
É fácil sonhar com o dinheiro alheio. Parece que fingiram não ter lido a entrevista do comandante da MB. Chega de fazer empenhos com o dinheiro do contribuinte sem ter garantido ao menos a verba para a reforma. O SP, veio completamente sucateado, tomou um tempo enorme do arsenal, e como os A-4, está a Deus dará. ainda bem que nesses oito anos o Brasil não se meteu em uma crise qualquer. Se não…. Infantis são os que aprovaram a compra de uma sucata que completará 50 anos de batimento da quilha, para. Quanto já se gastou no SP/A-4? Uns… Read more »
Gunter
Visitante
16 anos atrás
Douglas… corri corri.. que a carrocinha vai passar…
Douglas
Visitante
16 anos atrás
Pessoal, acordem, leiam de novo a entrevista do comandante da MB. Parem com esse complexo de vira latas, e caiam na real.
[…] submarinos causou certa intimidação. A resposta veio através do aumento do número de aeronaves P-3C japonesas em […]
SAN
Visitante
15 anos atrás
Depois de ler tanta abobrinha de pessoas mal informadas, não posso deixar de expor aqui o que ninguém foi capaz de perceber: – Os governantes brasileiros estão “_______” para as forças armadas brasileiras. Com tanta corrupção e ladroagem, o que interessa a eles é dinheiro no bolso e…. só. O Brasil já tem uma tradição enorme em comprar armas usadas, de segunda mão e em fase de retirada de serviço em seus paises de origem. Sito como exemplos, dentre tantos, a compra dos Mirage 2000 pela FAB, do Leopard 1 pelo EB e a pobre coitada da marinha então?!?!? Essa… Read more »
Muito bonitas essas fotos. Quanto ao Brasil ter apenas comprado 8, isso não é nada estranho (sem querer entrar no mérito da qualidade do avião). As compras nba área militar por aqui são sempre assim, em doses milimétricas.
Perdão: comprou 12, para operar 8. De qualquer forma, o comentário acima ainda permanece válido.
UAU! 101 unidades….. é de ficar boquiaberto.
E o pior é que esses 8, terão por função substituir uma frota de 12 Embraer “Bandeirulha”…
Uma diferença tão absurda que chega a ser ridícula!
e o Japão é miúdo. Isso tudo é pra bloquear os subs russos.
Segundo muitos entendidos, a JMSDF e’ a forca mais competente e eficaz no mundo em termos de ASW. Nao e’ para menos, pois a economia do pais foi praticamente estrangulada durante o final da II Guerra mundial gracas a acao implacavel dos submarinos da US Navy.
Nos tempos modernos, ha o medo que a China ou a propria Coreia do Norte imponham um implacavel bloqueio naval via submarinos que acabe por sufocar a economia Japonesa. Por isso investem tanto na capacidado ASW.
Abaixo segue um video do novo kawasaki P-1 que ira substituir os P-3 na JMSDF.
http://www.youtube.com/watch?v=6dQIxiXNilk&feature=related
Olha, quanto a compra dos 12 P-3 ainda bem, porque vão custar uma nota preta. Deve ser uma medida temporária para retomar a doutrina de patrulhamento.
Os P-95 não serão substituídos pelos P-3ABr. Procura-se outra alternativa e eu sugiriria o Casa FIT 295, irmão dos Amazonas, apenas navalizados para patrulha marítma.
Sds.
Sobre a miudeza do Japão, digo para 101 Orions, o Japão fica miudo…rsrsrs… Sobre os 12 P-3 apóio, pois a eletrônica a bordo será de 1ª linha. Sobre o Casa substituindo o P-95, prefiro uma versão naval da Embraer, com propulsão a jato.
Acho que 8 patrulhas P-3 são razoáveis para readquirirmos doutrinas de patrulha de longo alcance. É claro que para proteger o nosso vasto litoral deveriamos ter no mínimo umas 5 vezes isso.
Acho que a longo prazo o nosso patrulheiro de longo alcance será o P-395, uma versão para patrulha do C-395. Isso é um chute, mas acho bastante possível.
o proprio 195 da Embraer tem tamanho pra isso (teria menos munição que os novos vetores americanos, maiores, mas seria igualmente eficaz.).
Acho que depois que sair o C-390 da Embraer ele vai ter uma versão para patrulhamento marítimo(li em algum lugar mas não lembro onde)
Concordo c/ o Douglas acho q a FAB fez o maior erro em em comprar os P-3 :
1º- São aviões de projeto antigo.
2º- São usados.
3º- Possui 04 motores (02 a mais q o P-99)
Na minha opnião o q se deveria ter feito era investir os 300 milhões na compra de um avião nacional como o P-99 da nossa EMBRAER pelo q já li a respeito dessa aeronave ela não deve em nada aos melhores aviões de patrulha do mundo.A única desvantagem q vejo c/ relação ao avião americano e a menor capacidade de armamento .ABRAÇOS
Para completar o raciocínio o ideal seria umas 30 aeronaves dessas,tendo tripulações mixtas (FAB e Marinha),na operação.
Imaginem o nível de operacionalidade deles,com 101 Orions eles devem manter a vigilância contante em 360º no mar em volta da ilha, 24h por dia e ainda ter centenas no solo prontos pra decolar quando necessario.E nois aqui com 8 P-3 seria difícil manter esse ritmo.
Alguem aí sabe se os P-3 brasileiros vão “carregar” algum tipo de armamento?
Tikuna,
já foi inclusive comentado nesse blog. Os P99 não tem capacidade de levar armamentos, sonoboias, etc… e tem pouca autonomia.
O litoral japonês é maior que o litoral brasileiro…. além do mais, eles estão cercados por inimigos potenciais…. fora que eles tem a bufunfa, o dindim….o faz-me-rir.
Easse quantidade minuscula de P-3 Orions, como sempre acontece no Brasil,vao operar por 30 anos. Nao fico surpreso com tao pequena quantidade. No Brasil,e tudo assim mesmo;12 P-3 usados,12 Mirage 2000 usados,uma corveta,talvez em 20 anos um sub nuclear…se ouvesse seriedade mesmo,a Embraer poderia proporcionar DUZIAS de avioes ASW a jato para a MB. Mas como todos sabemos,so ha encomendas para avioes de luxo para transporte de VIPs. Vide o C-390. O que aconteceu? Parece que foi cancelado,como sempre,”por falta de verba”. O Brasil teria dado um passo gigantesco ao construir uma versao naval ASW do C-390. Imaginem tambem as… Read more »
UMA PEQUENA NOTA SOBRE O EMBRAER C390Na compra dos substitutos dos sucatinhas, o Excelentissimo Senhor Brigadeiro Juniti Saito informou que a Aeronáutica tem muito interesse no novo cargueiro da Embraer C390 e que logo estarão concluídos os requisitos operacionais do avião para entregá-lo à Embraer. Já o senhor Frederico Curado, o diretor presidente da Embraer, afirmou que tem mantido conversas com a aeronáutica para o desenvolvimento do novo avião cargueiro, o C 390, e que a Embraer aguarda as características exigidas pela FAB para este tipo de aeronave e que para este tipo de projeto dura em torno de 4… Read more »
O que eu li na revisa Força Aérea é que o projeto C-390 partiu internamente, dos escritórios de projeto e marketing da Embraer. Após um estudo de mercado, foi constatado que o mercado de aeronaves de transporte entre 5-20t é muito promissor em vista de não haver um substituto ao C-130. O que há são apenas a versão J e programas de revitalizações. A Embraer tem já definidas muitas das características deste avião, como flexibilidade, potencial de uso para outras funções, etc. A Embraer sabe que a FAB, que opera quase 2 dezenas de C-130 terá que substitui-los dentro de… Read more »
Flavio, a Inglaterra continuará a utilizar o NINROD por várias décadas ainda, haja vista, que a aeronave esta sendo convertida na moderna versão MR4 ( 12 unidades da moderna, mas de desenvolvimento muito complicado e a preços extratosféricos…). Quanto ao ATLANTIQUE Francês, este é da versão de segunda geração produzida em meados dos anos 80(e não o original dos anos 60) devendo ainda operar por muitos anos. Quanto a possível versão do C-390 para patrulha, acho que estão confundindo, o que existe é a possibilidade de uma versão do EMB-190 (do qual o C-390 “emprestará” algumas partes e sistemas) e… Read more »
Os F-117 Nighthawk que foram retirados de serviço podem ser vendidos?
E quanto custa cada unidade? Desculpem sei que essa pergunta ñ tem nada a ver com topico mas se alguem poder responder fico agradecido!
Yamamoto, sobre o Nimrod é verdade o que vc disse, mas há estudos para substitui-lo, pelo menos me lembro de ter lido a respeito. Provavelmente pelo alto custo, e o P-8 estava neste estudo. Sobre o Atlantique eu me referia ao Atlantique 2 e não ao primeiro que como vc disse é da década de 60. O Atlantique 2 entrou em operação entre meados dos anos 80 e começo dos anos 90, como vc acertadamente informou. Sobre o P-390, não tenho certeza (por isso a ? acima), mas veio a minha mente o fato de ter lido algo a respeito… Read more »
Senhores, caso a FAB fizesse um requerimento inicial, creio a Embraer estaria pronta para oferecer o EMB 195, modificado. Não precisaria aguardar o projeto do 390 com suas asas elevadas, o EMB 190/195 atenderia muito bem, basta equipa-lo, com alterações no corpo do aviao (p/ lançamento de torpedos e sonoboias). Vejam as alterações nos patrulheiros da Amazonia. A Embraer procedeu “de letra”.
Flávio,
Pelo que eu soube os F-117 Nighthawk serão estocados. E como embarcam tecnologia sensível (não a furtividade, mas o software que faz aquelas caixas voarem, compensando os problemas aerodinâmicos), não serão vendidos a preço nenhum. Os EUA preferem destruí-los a vendê-los.
Quanto ao P-95 Bandeirulha, é bom saber que não serão substituídos, informação que eu li em algum comentário sobre os P3C Orion. Mas não custa lembrar que, como toda a familia de “Bandeirantes”, já têm suas vidas úteis esgotadas.
P-95? prestou bons serviços, não dá mais pra ele.
Prezado Mauro, concordo com suas palavras e também saúdo o retorno do Sr. Yamamoto. Com relação ao uso ou não de navios aeródromos, essa discussão também existe dentro da própria MB. São duas correntes antagônicas. A primeira, favorável ao uso desses navios, afirma que o ideal para cobertura antiaérea seria a chamada “Defesa em Camadas”. Assim, para atingir seu alvo, um eventual atacante terá que transpor vários níveis de defesa, assim teríamos: Defesa de Ponto – realizada por canhões do tipo CIWS (Phalanx, Goalkeeper, Meroka), ou mísseis de curto alcance (Sea Wolf, ou sistema RAM); Defesa de Área Curta –… Read more »
Gênios em geografia. O Japão é pequeno, mas possui um mar territorial gigantesco, como a Grã-Bretanha.Inclui o entorno de cada pequena ilha, além dos protetorados.
LM, a questão da dicotomia é uma só, VERBA. Ter Nae é sonhar com o dinheiro do contribuinte, e diminuir a importância das escoltas, mais necessárias no presente momento. Quer Nae? Faço minhas as palavras do Mauro, se muda pros EUA. Dizer que comprou o SP, sem planejar a continuidade, saber se vira outro Nae melhor pra frente, sob o argumento que é pra “qualificar” pessoal, é um absurdo. Faltou verba até pro ModFrag, que demorou o triplo do tempo, programa de primeira grandeza, e falam em qualificar teoricamente pessoal. Digo teoricamente, porque nem avião voa do SP ha um… Read more »
Prezado Nelson, por favor verifique o mar teritorial do Japão. São 4 ilhas principais e o país todo é do tamanho do estado de SP. Mesmo sendo ilha, 101 Orions é uma conta de respeito.
Concordo plenamente com o Mauro, é cada doido que aparece por aqui metido a entendido. Quer saber mais que quem estar dentro da força 24 horas por dia. Não sabe nada o que se passa nos comandos e tome a criticar por criticar, haja paciencia. É tanta infantilidade junta que dá dó, parecem um bando de crianças invejosas que tudo que os outros tem quer ter também, sempre o do outro é melhor nem que seja o mesmo equipamento. Esse é o primeiro e último post aqui, cansei de ler tanta besteira junta e me desculpem aqueles que fazem criticas… Read more »
É fácil sonhar com o dinheiro alheio. Parece que fingiram não ter lido a entrevista do comandante da MB. Chega de fazer empenhos com o dinheiro do contribuinte sem ter garantido ao menos a verba para a reforma. O SP, veio completamente sucateado, tomou um tempo enorme do arsenal, e como os A-4, está a Deus dará. ainda bem que nesses oito anos o Brasil não se meteu em uma crise qualquer. Se não…. Infantis são os que aprovaram a compra de uma sucata que completará 50 anos de batimento da quilha, para. Quanto já se gastou no SP/A-4? Uns… Read more »
Douglas… corri corri.. que a carrocinha vai passar…
Pessoal, acordem, leiam de novo a entrevista do comandante da MB. Parem com esse complexo de vira latas, e caiam na real.
[…] submarinos causou certa intimidação. A resposta veio através do aumento do número de aeronaves P-3C japonesas em […]
Depois de ler tanta abobrinha de pessoas mal informadas, não posso deixar de expor aqui o que ninguém foi capaz de perceber: – Os governantes brasileiros estão “_______” para as forças armadas brasileiras. Com tanta corrupção e ladroagem, o que interessa a eles é dinheiro no bolso e…. só. O Brasil já tem uma tradição enorme em comprar armas usadas, de segunda mão e em fase de retirada de serviço em seus paises de origem. Sito como exemplos, dentre tantos, a compra dos Mirage 2000 pela FAB, do Leopard 1 pelo EB e a pobre coitada da marinha então?!?!? Essa… Read more »