Fonte: Agência Senado

Ao discursar nesta quinta-feira (3), o senador José Nery (PSOL-PA) criticou a reativação da chamada Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos. Ele explicou que a frota foi criada em 1943 para patrulhar submarinos nazistas nas águas da região da América Latina, mas foi desativada em 1950. Para o senador, o fato representa “um verdadeiro ataque à soberania” brasileira e “uma ameaça à paz na região”.

– A recriação da Quarta Frota, destinada a realizar missões navais agressivas nas regiões do Caribe, América Central e América do Sul, é uma grave ameaça à paz, à segurança e à soberania dos povos da nossa região, e se inspira em uma doutrina que devemos combater: o suposto direito dos Estados Unidos de intervir, preventivamente, em outros países, a partir da avaliação de que esses ameaçam seu território potencialmente – disse.

Na interpretação do senador, o restabelecimento da Quarta Frota estimula a militarização e a corrida armamentista nas Américas, além de representar uma “ameaça nuclear”, pois seria equipada com equipamentos nucleares.

– O Brasil deve se posicionar de maneira contundente contra essa ação americana. Não aceitamos ser vigiados pela Quarta Frota. O alvo dos Estados Unidos é a crescente força que governos de esquerda vem conseguindo democraticamente no continente. A América Latina não pertence aos Estados Unidos. O povo latino-americano não aceita ser tutelado pelo ‘grande irmão’ do norte – afirmou José Nery.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) concordou com a idéia do colega Cristovam Buarque (PDT-DF) de um grupo de senadores dialogarem sobre o assunto com o embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, o que deve ocorrer na próxima semana. Também em aparte, Cristovam disse que a reativação da frota pode ser considerada um erro diplomático.

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments