Homenagem aos mortos da Marinha em guerra
COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“NOTA À IMPRENSA”
Rio de Janeiro, 10 de julho de 2008.
Como ocorre todos os anos no mês de julho, serão realizadas duas solenidades em memória aos integrantes da Marinha do Brasil e da Marinha Mercante Brasileira que perderam a vida em operações de guerra. Essas homenagens têm o propósito de exaltar o exemplo de coragem, determinação, desprendimento e dedicação que os marinheiros, fuzileiros e tripulantes dos navios brasileiros mortos em combate deixaram para as gerações futuras.
No dia 15 de julho, às 10h, a Marinha do Brasil, o Clube Naval e a Sociedade Amigos da Marinha – Rio de Janeiro farão uma Missa Solene, celebrada pelo Capelão-Chefe da Marinha do Brasil, Capitão-de-Mar-e-Guerra (Capelão-Naval) Nelson Dendena, na Igreja Nossa Senhora da Candelária.
No dia 17 de julho, às 10:30h, acontecerá a Cerimônia de Aposição Floral no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, que será presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho. Nesse mesmo horário, veteranos de guerra lançarão flores no mar, nas proximidades de Copacabana, a bordo do Navio-Patrulha “Guajará”.