NOc Antares aberto à visitação no Rio Grande
O navio oceanográfico Antares, subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, atracou, às 10h de ontem, no cais do Porto Novo do Rio Grande, onde ficará até o próximo dia 18. No domingo, 27, a embarcação estará aberta à visitação pública, das 14h às 17h. O Antares partiu do Rio de Janeiro com o propósito de obter dados meteorológicos, oceanográficos, batimétricos e geodésicos de auxílio à navegação a fim de contribuir para o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (Leplac).
O Leplac é um programa do governo instituído pelo Decreto nº 98.145, de 15 de setembro de 1989, com o propósito de estabelecer o limite exterior da Plataforma Continental brasileira no seu enfoque jurídico, ou seja, determinar a área marítima, além das 200 milhas, denominada “Amazônia Azul”, na qual o Brasil exercerá direitos de soberania para a exploração e o aproveitamento dos recursos naturais do leito e subsolo marinho.
Conforme o Comando do 5º Distrito Naval, o navio oceanográfico Antares foi adquirido na Inglaterra e, desde junho de 1988, está incorporado à Armada para dar prosseguimento aos levantamentos oceanográficos e eventualmente hidrográficos da área marítima de interesse do Brasil, com o objetivo de apoiar as Operações Navais e contribuir para a segurança da navegação.
Fonte: Jornal Agora
Opa, tenho que admitir que dificel de engolir esse, mas então Marcelo, aquela cabine seria oque então ?
Viva a Republica!!!
È o Antares esta trabalhando, mas…, onde estao “novo” navio oceanografico da marinha (aquela mistura de explorador de petroleo com navio oceanografico e otras coisas mais que prefiro nem comentar).
Viva a Republica
O Antares tem uma especie de cabine à ré a bombordo,o que
poderia ser isto?
Pode ser uma torre de manobra, um laboratorio mais afastado, ou a sala da casa de maquinas.
Viva a republica.
Sal da casa das maquinas, Democracia, o que seria uma Sala da casa das maquinas …
Viva o arte naval volume I e II … que falta faz …
Alias casa das maquinas … em um blog naval .. argh !
aiai …
MO
Hehehehe
Nao conheço bem o Antares, algum especialista em bode verde para dar uma info mais precisa por ai ?
MO