Primeiro P-8A Poseidon está quase pronto
A Boeing Integrated Defense Systems (IDS) celebrou ontem a finalização da montagem do primeiro jato P-8A Poseidon para a U.S. Navy, aeronave derivada do 737-800 e que irá substituir os veteranos P-3C Orion na função de patrulha marítima e guerra anti-submarino.
A Marinha dos EUA pretende adquirir 108 aeronaves P-8As para substituir sua frota de P-3C. A capacidade plenamente operacional do Poseidon deve ser alcançada em 2013.
NOTA DO BLOG: Enquanto a FAB se prepara para receber seu primeiro P-3AM Orion, ficar sabendo que o substituto dele está começando a sair da linha de montagem é, no mínimo, embaraçoso. Acompanhe a matéria especial do Poder Naval Online sobre os P-3AM aqui.
[…] reconhecimento marítimo e guerra anti-submarino, para a Marinha Indiana. O P-8I é uma variante do P-8A Poseidon que a Boeing está desenvolvendo para a US Navy. A Índia será o primeiro cliente internacional […]
Bom. Todos nós como brasileiros temos o sentimento e o desejo de que estas aeronaves destinadas a proteger e vigiar nossas águas, fossem de fabricação local. No entanto, já que é de costume de nosso governo não insentivar nossa indústria, então que venha os PC3 Orion. Ao menos, por mais que se fale, ele tem muita história pra contar, e vem com muita bagagem atribuita de bom desempenho tanto de armamento como de autonomia.
Só basta saber se não vão ficar no chão como os A4 do esquadrão VF-1.
Antes este PC3 Orion, do que nada.
Os P-3 não terão problemas logísticos, a não ser que falte verba orçamentária para mantê-los.Lembrem-se que o deserto de Nellis é bem ali e P-3 por lá não vai faltar.No futuro, daqui a dez ou quinze anos, serão substituídos pela versão naval do EMB-190 ou uma versão naval do C-390.
Temos que ser realistas!!! Como disse o Rogério, acredito que vão ficar mais tempo no chão do que no ar, como os A-4!! Começo a desejar (de leve!!!) que deveria acontecer um conflito entre o Brasil e algum país da América do Sul. Só assim os políticos abririam os olhos e liberariam as verbas necessárias para re-aparelhar nossas forças armadas, como o Brasil merece, seja por causa de seu imenso território mas muito mais pelas imensas riquezas que temos aqui. Fica a crise de consciência: mais vale ter as forças armadas do jeito que estão mas sem guerra ou o… Read more »
Alguém sabe o valor do P-8?
complementando o comentario do nosso amigo MArcelo, o mais claro exemplo e a Avibras, esta falindo por descaso do Governo.
bom, quanto tempo levaria pra Embraer apresentar um estudo/projeto para um E190 ASW ?? quanto tempo ate ele efetuar a primeira missao??? alguem tem alguma ideia ???
o E190 nao tem um espaco interno BEM maior do que o 737 ??
acho eu que a unica desvantagem do E190 para o 737 seria a capacidade de voo, distancia.
Sera que a Embraer ja nao tem um projeto na gaveta esperando uma oportunidade para estar divulgando ??
Já que a discussão é sobre patrulha marítima e luta ASW, aí vai uma pergunta: as plataformas dos novos modelos executivos da Embraer – Legacy 450 e 500 (10 passageiros)- podem dar origem ao substituto do Bandeirante na função de esclarecimento marítimo?
Como sempre,a FAB continua na sucata. Ja nao tenho esperancas. Se o passado e alguma indicacao,estes P-3 vao ficar no hangar,sem verba,armamento,combustivel,etc. Enquanto ao C-390,eu tambem fiquei empolgado quando a Embraer anunciou o projeto. Mas claro,na hora do pega pra capar,o “governo” revelou que nao haveria verba. Em outras palavras,a Embraer pode levar o projeto adiante…sozinha. A realidade e que no Brasil,as FAAS sao usadas como policia,guarda costeira e aerolinha de VIP. No Brasil existe a base industrial,know how,e uma larga tradicao de industria belica sempre em etapa de decolagem,mas nunca levantando voo. Projetos e mais projetos,coisas pro futuro,etc,etc.O maior… Read more »
Manda mais sucata pra ca!!!
O que vocês podem esperar de um governo que agora, depois de anos de pesquisa e investimentos da Petrobras na nossa plataforma vai entregar de mão beijada os campos localizados no pré-sal a uma estatal “socializada” entre os “companheiro” apelidada de “Petrosal”?? Menos mal que se isso ocorrer as entidades que representam milhares de pequenos,médios e grandes investidores da PETROBRAS vai recorrer em todas as instâncias jurídicas possiveis. O Brasil é um pais abençoado, mas os governos definitivamente não são sérios e responsaveis. Mas isso levanta uma questão: Se os investidores podem processar o governo por lesar a Petrobras quem… Read more »
Pois é Andre. Na visão dos marxistas do PT a Petrobras é “excessivamente privada”. então querem criar uma nova empresa pública só para os cabideiros de emprego do governo.
O P-3C Orion é uma plataforma adequada e estremamente capaz para a missão de patrulha ASW no imenso litoral brasileiro. As qualidades dessa plataforma [P-3C], permitem que o projeto de modernização em curso contemple a integração de sensores e armamentos que colocarão os P-3C brasileiros na fronteira tecnológica dessa aviação, com radar SAR/ISAR, FLIR, ESM, sistema acústico e de detecção de anomalias magnéticas, todos de última geração. Soma-se a essa tecnologia, a sua capacidade bélica, com 10 pontos duros nas asas para armamento, incluindo mísseis anti-navio e torpedos, “bomb bay” com mais 8 cabides para torpedos, minas, cargas de profundidade… Read more »
Não sei porque tanta choradeira. A plataforma tem ainda muitos anos de uso e não tem problema de logística para a manuteção. Quanto aos sistemas, são de última geração. Tem muita autonomia, e atualmente é a melhor plataforma. Quem tem essa plataforma esta modermnizando. O PA-8 so fica plenamente operacional depois de 2008. Foi um Grande avanço para a patrulha naval e guerra anti-submarina. Pena que a MB não tenha estes aviões.
Só tem um detalhe: a aeronave adquirida pela FAB não é o P-3C. É o P-3A, que está recebendo um recheio novo na Espanha. Mas a carcaça é bem antiga.
Pois é……. quero saber se as unidades ainda tem tempo de voo, ou são sucatas aéreas. se ainda tem milhagem pra correr otimo, serão eficazes, se não, serão os SP do ar.
A Embraer não tem interesse em avião patrulha,depois da guerra fria,
sobra plataforma de patrulha maritima,estão reformando e colocando
recheio novo.A Embraer recebeu o AMX,pago pelo governo,custou uns
US$3bi,o momento agora depende dos investidores que investem nela.
O C-390 tem mercado para avião tatico,e vai sair do papel.
Com a crise do petroleo,os turbo helices,mais baratos e economicos,
estão crescendo 20% ao ano,existem estudos de fabricação de turbo
helices pela Embraer.
Obrigado por me corregir Nimitz.
[“a aeronave adquirida pela FAB não é o P-3C. É o P-3A”]
Quanto ao projeto de modernização em curso nos P-3 brasileiros, na muda, contempla a integração de sensores e armamentos que colocarão os P-3 brasileiros na fronteira tecnológica dessa aviação, com radar SAR/ISAR, FLIR, ESM, sistema acústico e de detecção de anomalias magnéticas, todos de última geração. Soma-se a essa tecnologia, a sua capacidade bélica, com 10 pontos duros nas asas para armamento, incluindo mísseis anti-navio e torpedos, “bomb bay” com mais 8 cabides para torpedos, minas, cargas de profundidade e espaço pra carregamento de 120 sonobóias, configuração que capacita essa plataforma a cumprir todas as missões precípuas e secundárias da… Read more »
Se alguém acha que a Embraer vai desenvolver um avião ASW, seja com qual plataforma for, pode esperar….. deitado !! O projeto do C-390 tem potencial de vendas de até 700 Und. no mercado ocidental e já vai ser dureza desenvolve-los, imagina desenvolver um novo projeto de parcas vendas. Projetos como o AMX, never more.
Sds.
Claro,aviao declarado obsoleto e substituido nos EUA,colocam o Brasil na “fronteira tecnologica”ja ultrapassada a anos atraz pelo resto do mundo. Estamos ficando e na sucata mesmo em comparacao com o Chile e a Venezuela,so para citar os vizinhos mais perto.
Não era esse o programa que inicialmente tinha sido optado por uma aeronave da EMBRAER, não lembro qual o modelo, e depois de alguns lances de bastidores mudaram para a aeronave oriunda da Boeing, ou seja, de seu próprio parque industrial??? Eles fazem dessas coisas… Valeu.
Caro Infante, Também neste meio, existem os lobos disfarçados de ovelha!! Há época, a Embraer ofereceu o P-99, etc, etc. A Fab optou pelos P-3A, que após a modernização e revitalização das células (muito importante) serão chamados de P-3A/Br. O avão tem peças a vontade nos EUA e Japão, que sozinho ainda usa (operacionais) mas de 60 unid. embora tenha adquirido mais de 100 Und. A empresa que preparou os P-3 (Ex-Us Navy) para voarem até a EADS/CASA na Espanha, também tem know-how e ece peças para manutenção dos aviônicos, estrutura e motores. O “recheio tecnológico” chamado FITS que será… Read more »
Infelizmente,a sucata dos Estados Unidos no Brasil e vista como “fronteira tecnologica.
P-3A (“A” de ANTIGO).
Tamos prontos para tudo!!!
Mudou-se a denominação para P-3AM (“ANTIGOS MERDENIZADOS” ou “ANTIGAS MÁGOAS” ou “ANTIGAS MÚMIAS” ou “ALVARENGAS MOFADAS” ou … etc, etc.)
O.R.I.O.N. (Ordinário, Risível, Irritante, Otário, Nauseabundo)
Que venham todos ao nosso litoral!
Tal qual a 2.a Guerra usaremos nossos teco-tecos para vigiar nossa costa, pois os “Ordinários, Risíveis, Irritantes, Otários e Nauseabundos” estarão inoperantes pois suas estruturas não mais aguentam voar. Atiraremos pedras para afundar os subs.
Viva a … sei lá a quem dar um viva!!
Quanta tolice !!!!!!
Senhores, Posto, abaixo, PARTE do artigo publicado com a opinião do prof. Italo Pesce, Especialista em Relações Internacionais e professor no Centro de Produção da Universidade do Est. do RJ (Cepuerj). FONTE : MONITOR MERCANTIL DIGITAL. Sds. A FAB conta hoje com aproximadamente 20 aeronaves de esclarecimento marítimo Embraer EMB-111 (P-95) Bandeirante-Patrulha (“Bandeirulha”), operadas por quatro esquadrões do 7º Grupo de Aviação, sediados em Belém (3º/7º GAv), Salvador (1º/7º GAv), Rio de Janeiro (4º/7º GAv) e Florianópolis (2º/7º GAv). O “Bandeirulha” (uma das versões militares do bimotor turboélice EMB-110 Bandeirante) é uma aeronave leve, de autonomia limitada e sem capacidade… Read more »
É isso aí, antes isso do que nada.
Já temos um avião ASW prontíssimo p/ ser fabricado. Falam do Embraer 190, estão se esquecendo da versão ASW do ERJ 145, derivado do ERJ 145 vendido para o México. Com algumas modificações temos uma excelente plataforma ASW.
Tolice? Tu teria coragem de voar nessas sucatas?
Marinheiro Popeye, Na época em que a FAB decidiu modernizar a frota de P-3 usados, que adquiriu da Força Aérea dos Estados Unidos, a Embraer ofereceu o modelo P-99, baseado na plataforma do jato ERJ-145, como uma alternativa para as missões de patrulha marítima. Só que, a proposta da Embraer, não foi aceita porque o modelo P-99 não atendia os requisitos definidos. Segundo o comando da Aeronáutica o programa de revitalização da Força Aérea Brasileira aprovado pelo governo federal não contempla a aquisição de um avião de patrulha novo, mas sim a modernização de equipamentos já existentes. — Segundo a… Read more »
Eu acho meio estranho o ERJ 145 não atender os requisitos da FAB uma vez que há mais de 30 anos ela usa o Bandeirulha (um esclarecedor marítimo, não um patrulheiro propriamente dito). Quando falo do ERJ 145, acho que não haveria melhor substituto do que ele para o EMB 111 ou P-95. A FAB pisou na bola palo fato de ter recusado o ERJ 145, pois sua encomenda seria um ótimo laboratório para aperfeiçoar a versão definitiva do patrulheiro (no EMBRAER 190). Se tivesse feito no tempo certo a encomenda já teríamos a unidade protótipo voando talvez as primeiras… Read more »
9omo sempre,compramos sucata hoje e fazemos gloriosos planos para o “futuro” que nunca chega. E sempre a mesma coisa. Eu tive uma vez em Tucson,Arizona,la aonde ficam guardados os P-3 no meio do deserto,em temperaturas superiores aos 112 graus centigrados,no meio de poeira sem fim.vejamos as condicoes em que chegarao estas maravilhas ao Brasil. Sera que ja se esqueceram da tolice da compra dos A-4 Skyhawk? Caindo aos pedacos chegaram ao Brasil. Eu acho que os EMB-145 da Embraer teriam sido muito melhor opcao.mas,como sempre,a industria belica e aeronautica brasileira so recebe reconhecimento,apoio e encomendas do exterior. Acho inexplicavel essa… Read more »
A FAB SEMPRE se notabilizou pela LONGEVIDADE dp uso de suas aeronaves fins(o Mirage III que o diga).
Desde 1977 utiliza o P 95 (são 31 ANOS!!!)
Pq não faria o mesmo com P 3AM, q em breve vai chover usados no mercado?
Acho melhor e EMBRAER desenvolver tempo e dinheiro em coisas mais palpáveis do que atender um pedido de um cliente não confiável.
Realmente,Popeye,voce e quem tem razao mesmo. Talvez o melhor que fariam a Embraer e a Avibras seria mudar para os Estados Unidos.
Detalhe importante (ou melhor, elocubração minha): independentemente da longevidade que se possa esperar dos P3, isso não impede, a meu ver, o desenvolvimento de seu sucessor – ambos os vetores, o sucessor e o predecessor, poderão operar por vários anos “lado a lado”. Ou melhor, um primeiro lote com novos (P190, 195 ou o que quer que seja) entrando em operação em Santa Cruz, lá por 2015, os P3 já na metade de uma vida útil de uns 15 anos na FAB operando em Salvador, sendo substituídos após 2020 por um segundo lote. E, nos outros dois sétimos, um misto… Read more »
Parabens Nunão, raciocínio lúcido e sensato.
O motivo da opção pelos P-3A e não P-3C, foi a menor quantidade de horas voadas pelas células do primeiro modelo.
Abraço a todos.
Entao por que parar ai,Mauro? Sera que tambem nao da pra comprar outa duzia de F5? E so “modernizar” e ta tudo bom. Manda vir tambem Mig-21 de Cuba. Devem custar barato,tambem. Os Mirage Pantera aposentados do Chile tambem. Acontece que moro nos EUA,e aqui a temperatura e em Farenheit,nao Celsius. E sim,Arizona e inferno. Vai no Google e procura a temperatura de Tucson,Arizona. Mas quente que Ceara. Sou bem partidario das FAAS brasileiras,mas nao posso ficar empolgado por um aviao que por aqui ja e visto ha muito tempo como obsoleto,desgastado,e perigoso.
amigo Mauro, estava sentindo falta dos seus comentários. kkkkkkk. Apóio em gênero, número e grau suas palavras. As vezes vejo que tem muita gente deslumbrada vivendo como Alice – no país das maravilhas. O interessante é ficar sabendo que na FAB só tem idiota. Gasta-se dinheiro com uma comissão de estudo pra ir ao EUA e ela escolhe tudo errado. O fato de o ERJ-145 não ter autonomia suficiente é apenas um detalhe. Se fosse o escolhido, iriam dizer que escolheram mal. Escolheram um avião que fica pouco tempo em patrulha e tem de descer para abastecer. Seria uma falta… Read more »
Invocaram o curto alcance do ERJ 145. Que ele não atenderia a exigência para um patrulheiro… Bem, e quanto ao alcance e velocidade do Bandeirulha? Atende a quem? Deve atender aos barcos de pésca e contrabando q invadem o nosso mar territorial! Quanto é o custo da aquisição dos P 3AM e sua modernização? As FAAs se queixam da falta de verbas, porém qdo. conseguem alguma não sabem gastá-la (vide exemplo dos 4 helis USADOS, mais de 200 milhões de dólares). Na matéria sobre a aquisição dos Growler e Super Hornet (16 aeronaves NOVAS) os EUA vão desenbolsar 639 milhões… Read more »
Mauro, tu és um boçal!
Mostre a nós, vira-latas, teu pedigree!!
Não te conheço e mesmo assim não desmereço teus comentários imbecis e cretinos!
Aqui é um lugar aberto para opiniões, as mais diversas possíveis sobre o que ocorre nas nossas FAAS, em especial, na Marinha.
Divergir de opiniões, sim!!
Ofender a quem as dá, JAMAIS!!
BOÇAL!!!!!!
Mauro, Sobre a autonomia dos Bandeirulhas… leia com atenção e vai ver que eu a acho baixa. Sobre a minha brincadeira com a sigla, tou me lixando para a sua opinião! Se vc confunde a defesa do livre pensar com stress… procure um psquiatra! Quanto à sua bricandeirinha com a Olivia, Brutus, espinafre etc. … eu também achei fraquinha, fraquinha!! Se a FAB não precisa de “meus sábios conhecimentos” paciência, também estou me lixando. Mas fico retado quando brincam, como estão brincando, com o NOSSO DINHEIRO. Se vc acha que estão o gastando sabiamente, faça uma análise na sua consciência.… Read more »
Mauro, outra coisa, o que tu estava fazendo à 1:41 de hoje (15.08.2008)?
Eu a essa hora estava com Olívia, me desestressando!!
Não existe remédio melhor!!!
Haja espinafre!!
Mauro, convenhamos,
Não sei quanto a vc, mas quando vamos comprar um carro usado (se a situação nos permite) compramos em lojas, concessionárias ou de pessoas que os possuem. Mas, com certeza não os compramos em FERRO-VELHO. Por falar em vira-latas, o pessoal da FAB deve ter agido como tais na escolha das aeronaves. Que opção de vida!
Se vc não quis ouvir da vida alheia não viria com gracejos (fraquinhos, fraquinhos!) sobre ela. Abraços espinafrados!!
Mauro, não creio que o C390 daria um bom patrulheiro. O 190 ou 195 é que poderiam dar. Mas, o q me revolta é ver os milhões de Reais gastos para formar técnicos e engenheiros no ITA, milhares de Reais gastos no envio de delegações em Feiras e Congressos envolvendo equipamentos e tecnologias militares e no final vão aos FERROS-VELHOS (que vc denominou depósitos). Veja o que está ocorrendo com a AVIBRÁS, quantos profissionais especializadíssimos estamos perdendo! Pergunto: para quem o ITA está formando tal pessoal? Os últimos lançamentos da EMBRAER só tem servido para o mercado externo. Os impostos… Read more »
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[…] Strike Fighters. Os planos da Real Força Aérea Australiana de substituir seus AP-3C Orion por P-8As e aeronaves não-tripuladas, também foram interrompidos. A Austrália estava desenvolvendo […]
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