Construção comercial corta custos das novas fragatas dinamarquesas

14

new-danish-frigate.jpg

A Dinamarca bateu a quilha da primeira fragata de patrulha (clicar na ilustração) de 6.600 toneladas, no dia 2 de junho de 2008, no estaleiro Odense Steel Shipyard (OSS). A construção dos próximos dois navios começará em 2009 e 2010, respectivamente, e a prontificação em 2010, 2011 e 2012.
As três fragatas vão custar aos contribuintes dinamarqueses US$ 997 milhões, sem o armamento. O baixo custo de obtenção dos navios é possível porque sua construção está sendo feita por um estaleiro civil, a OSS, que é um dos líderes em construção naval na Europa, seguindo “commercial shipbuilding standards” . Muitos dos blocos de construção das fragatas serão produzidos em estaleiros na Lituânia e Estônia, que pertencem à OSS, resultando em economia de até 46%.
A idéia de construir navios de guerra seguindo padrões comerciais tem ganhado força nos últimos anos, pois as marinhas têm buscado todos os meios de reduzir os custos de projeto e construção.
A OSS entregará os navios à FMT (agência de aquisição e logística de materiais de defesa da Dinamarca) com os certificados completos como navios civis, sem o armamento. A integração dos sistemas de combate será feita posteriormente pela FMT e levará dois anos para ser terminada, fazendo com que as fragatas estejam operacionais em 2012, 2013 e 2014.
Em termos de design, as novas fragatas dinamarquesas terão um casco semelhante à classe “Absalon”, que a OSS construiu e entregou em 2004 e 2005. Mas seu sistema de combate será especializado na guerra antiaérea, centrado em lançadores VLS Mk.56 e Mk.41, para mísseis ESSM (Evolved Sea Sparrow) e Standard SM-2 Block IV ou SM-3, para defesa contra mísseis balísticos. A Dinamarca planeja juntar-se ao grupo de estudos do míssil de defesa de teatro marítimo, com a Alemanha, Espanha e Holanda.
As fragatas serão equipadas com a suíte Thales Anti Air Warfare, que consiste do radar APAR multifunção, capaz de guiar múltiplos mísseis ESSM e SM-2 simultâneamente contra múltiplos alvos e o radar SMART-L, com alcance de 400km, capaz de detectar e rastrear milhares de alvos simultâneos, até mesmo os stealth. A suíte Thales Anti Air Warfare equipa também os últimos navios defesa aérea da Holanda e Alemanha. O sistema de controle tático dos navios será o C-Flex, da empresa dinamarquesa Terma.
Com a entrada em operação das novas fragatas, juntamente com os navios da classe “Absalon”, a Dinamarca estará apta a participar de forças expedicionárias da OTAN, com considerável capacidade de comando e controle e de defesa aérea.

danish_frigates.jpg

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments