f99-1.jpg

O navio da foto é HMS Cornwall (F 99), fragata Type 22 Batch 3 da Royal Navy, considerada ainda uma das melhores escoltas da atualidade, navegando a contrabordo do navio-aeródromo americano USS John C. Stennis (CVN 74).

Os quatro últimos navios da classe Type 22 (Cornwall, Cumberland, Campbeltown e Chatham) possuem características aperfeiçoadas em relação às suas irmãs mais velhas, refletindo as lições aprendidas na Guerra das Malvinas.
Os navios voltaram a ter canhão, o Vickers Mk.8 de 4,5″ (114,3mm) de duplo emprego, os mísseis Exocet foram substituídos pelos Harpoon e cada navio foi equipado com um CIWS Goalkeeper de 30mm.

f99.jpg

f99-3.jpg

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

Coisa linda. E provavelmente com mais uns bons dez anos de serviço na RN pela frente.

Galante

Essas poderiam vir para a MB tranqüilamente, pena que a RN não vai largar o osso tão cedo.

Penna

seria uma boa compra pra MB, se feita já, agora…se nao estiverem a venda, melhor comprar logo os 3 restantes da batch 2 do que ficar imaginando compra ou construções de navios de ultima geração, ja que nao temos dinheiro dada a pouquissima vontade politica exitente.

Nunão

Penna, o Batch 2 já era. Uma pena (com o perdão do trocadilho).

marujo

Gostaria de ver logo esses navios na MB, complementando ou substituindo parte de nossas atuais escoltas. Poderiam até substituir as Inhaúmas, transformadas naturalmente em patrulhas de longo curso. Minha única dúvida é se não seria mais negócio comprar logo as tipo 23 que estão para ser descomissionadas em vez das T-22 restantates. Sobre a data de desincorporação da RN já tomei conhecimento de duas versões: no começo de 2009 e em 2014. Qual delas estará correta, não sei.

marujo

Qual a causa do silência oficial sobre a compra do Sir Bedivere. Será que gorou?

André

Boa pergunta, marujo.
Desde a notícia divulgada aqui não se fala mais nisso e nem mesmo o site da MB divulgou essa compra.

HMS TIRELESS

Mas não dá pelo menos p acrescentar o canhão MK.8 nas nossas type 22? isso já aumentaria em muita a capacidade delas. QUanto ao Harpoon, não tem como negociar um lote p estas fragatas?

Pedro Rocha

Olá senhores! São três destaques da atualização das Type 22 para o padrão Batch 3 a volta do canhão de apoio, o CIWS e a ampliação do convés e hangar de vôo. Essa ultima, eu particularmente gosto muito. É muito interessante um convôo compatível com os helicópteros médios da classe Merlin. Fica a dica para futuras modernizações de meios: Ampliar o convés e hangar para tornar compatíveis com SH-60, Super Puma e por que não o SH-3. Nossas necessidades são imediatas acredito que esses navios não serão disponibilizados tão cedo. Um abraço.

Walderson

Pessoal,
nunca me interessei muito pelos assuntos ligados ao Poder Naval, mas tenho de confessar: estou aprendendo a gostar do assunto com os senhores. Obrigado Galante, Nunão, Marujo, Pedro Rocha, Osawa, entre outros ( não citarei para não ficar aqui só citando nomes, perdoem-me os que não citei). Parece ser viciante.
A culpa disso são as belas fotos e a grandissíssima maioria dos comentários aqui postados.

Douglas

O Brasil deveria manter contato com a RN para ser o primeiro da lista quando elas baixarem lá.

Douglas

Alguem tem noticias sobre os tais anuncios de 07.09??????

Marcelo Ostra

Sei não Marujo, mesmo com os 45 ainda acho que as 22 B III vão bem longe mesmo, aindaacho que possão ser desativads algumas 23 antes delas

Marujo

Baseado no racicicocinio de necesssidade prioritaria para aquisição de escoltas, não creio que fiquemos esperando elas, salvo não se pensar em nada até lá (isso ocnsiderando que quando forem desativadas sejamos os compradores)

Para algo com mais pressa, creio que deveriamos pensar em outra classe, não por mais ou menos qualidade, mas sim (especificamente no caso delas) por disponibilidade

MO

diretodofundodomar

Uma duvida: Elas operam SH-60 e SH-3, mas podem hangara-los???

paulo costa

Foi feita a compra do segundo NDD da RN,ja pago,este navio estava
no mediterraneo,a serviço da RN,a MB pode colocar uma equipe
de marinheiros e etc,para ir treinando,deve estar na Inglaterra
fazendo uma revisão final.O G-29 foi parecido,teve uma foto em uma base naval da UK,e fizeram uma revisão la mesmo,ficou tambem duvidas
mas esta hoje conosco operacional.Este navio e outros da RN,devemos entrar na fila ou seja primeiros da fila,com o tempo podemos receber ate antes.O hangar suporta ate 2 SeaKings.

Nunão

SH3? Acho que nem com o hangar mais alto das BIII (concebido para o Merlin) cabe o SH3 que, se não me engano, é mais alto que o Merlin. Suposição minha usando meu escrutinador “eyeball mk1”, pois nunca subi no convôo de uma BIII, muito menos portando uma trena…

Nunão

Já o SH60 eu imagino não ter problema em hangarar numa BIII (novamente análise do eyeball)

Marcelo Ostra

Er Paulo … um NDD ? gentileza verifica se vc nao quiz dizer NDCC, pois esta rolando intenção de NDD tambem … mas supostamente serião americanos, (me refiro a intenção …)

Agorra um detalhe o Sir Garcia D´Avila ainda não está 1100 % operacional naum, tanto o eh que ele esta (ou estava) docado

MO

marujo

Marcelo Ostra: que tal as Bremens alemãs? Os cascos, se não me engano são mais antigos que os das T-22B3, mas têm boas capacidades AA, ASW e anti-superfície. E melhor, possuem rada de busca 3D e dois sistemas AA.O único problema é que não sei se a Marinha da Alemanha toparia se desfazer delas por agora.

marujo

Por um acordo recente, a RN consulta a Marinha do Brasil sobre qualquer navio que vai ser descomissionado.Ou seja: para ver se ele tem interesse.

Marcelo Ostra

Oh soh Marujo A um certo tempo atras (para menos de um ano ,mais ou menos) houve um interesse em eventual aquisição das Bremem (não me lembro mesmo se eles ofereceram ou se nós que cogitamos), mas o assunto não foi para frente Quem tem esta historia melhor é o direto do fundo do balde Particularmente acho elas muito boas, comparado o que temos (nmelhoraria a capacisdade AAE, introduziria o Harpoon, teriamos o RAM, operam com o Lince, boa capacidade ASW, por mim, na minha otica, no caso de necessidade imediata, seria um boa aquisição baseado na disponibilidade atual (ou… Read more »

José da Silva

Como dizem ai pela TV:

“Todas as mãos”
“Quartel General”

T 22 BIII podem operar e hagarar os Sea King sim. Começaram a sua vida operacional na RN desta forma. Fica apertado em termos de altura, mas não compromete.

As Bravo III, podem operar dois Lynx ou um Sea King/Merlim.

direto do fundo do mar

Valews Zé!!!!

Voluntário da Pátria

O que estas type 22 acrescentariam à MB? Se for para comprar navio velho, as type 23 ao menos acrescentariam VLS.

Marcelo Ostra

Navio velho ? melhor reflitir na comparação da 22 B III com a 23, aparentemente vc esta confundindo idade com operacionalidade,

MO

Nunão

Valeu a info dos SH3, Zé – nosso amigo Balde tava certo, e o sensor eyeball, como vc sabe, é muito impreciso. E depois tem o impacto ainda recente da comparação com aqueles super hangares japoneses, onde dá pra fazer até mezanino, varanda, churrasqueira, sala de TV…

Jonas Rafael

Os Merlin são mais altos que os Sea King (6,65 x 5,13) e também são mais compridos(22,8 x 22,1) e tem maior peso máximo de dcolagem(14,6t x 10Tt). Fontes: Wikipedia, sites da RAF e da RN, AgustaWestland e USSNavy Fact File. Na minha opinião o Merlin é um helicóptero pesado, maior que o Sea Hawk e o Cougar, esses sim, comparáveis.

paulo costa

Ok,Marcelo Ostra,são NDCC,inclusive os navios australianos
desta mesma classe,transportam tambem os Leo 1 deles.
Me parece que as portas dianteiras do G-29 de desembarque
não estão operacionais,talvez o motivo da docagem,ou não?.
Em geral os navios comprados usados são docados para inspeção,
pintura,estado das chapas,anodo,buchas /eixos,valvulas,ok?.
Você que esta na area como é o nome do martelo que usam
para inspecionar o casco…sds…

Voluntário da Pátria

As type 23 ainda têm propulsão CODLAG,vantagem na ASW e sonar towed array,menor RCS, além de 10 anos mais novas, em média.

KURITA

confirmado para 7 de setembro a aquisição de 4 fragatas russas da classe krivak 1 , notícia de primeira mão aguardem .

Baschera

Kurita,
É brincadeira… ou é sério ?? Qual sua fonte ??
Foto da Neustrashimy Class (Type 11540)(Krivak Frigates), abaixo :
http://www.naval-technology.com/projects/neustrashimy/images/neu3.jpg

Sds.

Paulo Costa

Kurita,estas krivak 1 com 40 anos de uso,sem convoo,
usadas pela marinha da kgb,ja foram desmanchadas,ou
foram para o museu.

Baschera

Se a info for correta, NÃO seria a classe Neustrashimy (Krivak I) e SIM a classe Krivak III Project 1135.6(Classe Talwar – Marinha Indiana) conforme a foto abaixo. SÓ foi contruida uma. Desloca 3.620 tons – padrão, 4.035 tons – carregada.
http://www.bharat-rakshak.com/NAVY/Images/Talwar19.jpg
Sds.

Baschera

Errata : Foram construídas três : Talwar(F40)comissionada 2003, Trishul(F43) com. 2003 e Tabar(f44) com. 2004.
Sds.

marujo

A Índia encomendou mais três.

José da Silva

Hehehehe Pessoal vcs estão cometendo barbaridades com os navios russos. A classe Krivak I, nao é o modelo que era usado pela Guarda de Fronteira, a deles é justamente a III. A I e II, que com canhoes na popa e sem aeronave é que sao o modelo da Marinha. O modelo indiano totalmente refeito pode ser chamado aqui entre nós de uma especie de Krivak IV. A Neustrashimy, é um navio novo, um projeto da era pós-soviética e a intenção inicial deles era substituir as Krivak com elas. Mas eles fizeram um curso intensivo de “graduação” e aprenderam aqui… Read more »

KURITA

Me enganei são 2 BREMEN que vão vir

marujo

Kurita:as Bremen vêm completas ou, por exemplo, serão despojadas de seus dois sistemas RAM?

marujo

Olha aí, Marcelo Ostra, duas Bremen a caminho. Alguém mais no blog confirma a informação.

FABIO

kurita voçe pode falar mais detalhadamente sobre a vinda das fragatas alemães,qual é sua fonte de informação?podemos acreditar?

fabio ramos souto.

kurita podemos acreditar nisso?qual é sua fonte de informação?

marujo

Se a informação do Kurita procede, as duas Bremen, com certeza, vão substituir as três T22B1 restantes,as quais,suponho, estão com os sistemas ASW e AA muito desatualizados e com problemas de peças de reposição.Assim, teremos desde já as oito escoltas que os planejadores da MB pretendem:seis Niteróis Modfrag e as duas 122 alemãs.

Beto

Marujo
As duas Bremen está prevista p quando?? MB..

[…] Type 22 Batch 3 Compartilhar isto:FacebookTwitterLinkedIn Tagged with: Marinha Real • Tipo 22 • Type 22 • venda  Se você gostou desse post, compartilhe! […]