n-1012.jpg

Segundo uma fonte, nesta quinta-feira, 14/08, o Esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil voltou a voar um Falcão AF-1 monoplace. A aeronave N-1012 decolou por volta das 14:30h da pista da BAeNSPA e fez um vôo de aproximadamente 30 minutos para testar seus componentes. Antes da decolagem foi feito teste de potência do motor, tendo sido satisfatório o resultado. Desde o dia 10 de março de 2008, o Esquadrão só tinha o biplace N-1021 disponível. De acordo com informações, já se trata de motor revisado em Israel, e todos os demais motores também serão revisados e em breve estarão prontos para uso.
Quanto à modenização prevista, 12 aeronaves deverão passar pela EMBRAER, onde receberão aviônicos semelhantes aos F-5BR e A-29 da FAB.

ATUALIZAÇÃO EM 19/8: Parece que a fonte se confundiu e a MB continua com apenas o Falcão biplace N-1021 em vôo.

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RODRIGO

Quero saber onde foram parar os motores enviados enviados à Argentina….!

Marco

Os motores foram parar nos aviões argentinos ,ué!

Fábio Max

Eu acho que a opção de modernizá-lo é boa, desde que esse esquadrão também entre no programa de longo prazo do FX, que, consta, deverá substituir toda a frota de combate da FAB. Será o caso se englobar os falcões nessa substituição também.

Democracia

Viva a Republica!!!

GHz_Brasil

Fábio, os aviões da MB tem que ter capacidade de operar embarcados em NAe, por força de lei. Dificilmente a FAB concordaria com mais esse complicador no já conturbado processo de seleção do FX.

Jorge

Senhores, isso não pode ser levado na brincadeira.

Se os motores foram enviados para revisão na Argentina, tem que ser devolvidos. Custaram dinheiro público. Eu pago imposto de renda.

Lembram-se do “acidente” onde os argentinos dispararam contra um navio da MB. Pagaram o conserto?

Mais uma história mal explicada?

Fábio Max

Faço minhas as palavras do Jorge e do Rodrigo: como ficaram os motores emviados à LMAASA, na Argentina? Aquele país, se é que aquilo pode ser chamado de país, sempre prejudica o Brasil em todas as esferas políticas. Eles denunciaram o acordo automotivo quando ele começou a ficar favorável ao Brasil, ignorando o quanto ganharam com ele nos 10 anos anteriores. E estão apoiando o Paraguay na questão de Itaipu, para comprar a energia excedente às custas do consumidor brasileiro. E eles inviabilizam o Mercosul todas as vezes que sua claudicante economia tem algum revés em favor do Brasil. E… Read more »

fernando

bom apesar de tudo os a4 e o caça da marinha e e tudo q temos acredito q o a4m que espero q venha por ae vai elevar os falcoes ao patamar de geraçao 4 e vai facilitar as padronizaçao futura de um modelo de caça entre a fab e a aviaçao de naval e quanto aos motores ta como tudo os nosos vizinhos tao achando q somos otario foi a bolivia o paraguai agora e a argentina cenpre sen falar da venezuela depois crutican a guerra da russia contra a georgia certo tao os russos q mostraran quen manda… Read more »

Voluntário da Pátria

Os Argentino são tão “hermanos” que tentaram vencer a guerra das FALKLANDS às custas das vidas dos Brasileiros do avião da VARIG que voava na rota DURBAN-RIO DE JANEIRO. Alguém lembra de tão pouco comentado episódio? Os Argies prepararam uma armadilha para a frota britânica, ainda navegano na altura da costa do Brasil. Sombrearam a frota com um boeing adaptado várias vezes e fugiam. Durante 3 dias repetiram a manobra. Então, no terceiro dia, os Britânicos notaram que o “espião” não se desviou,vinha direto para os navios. Armaram os mísseis AA e lançaram os caças.Por felicidade o Almt Woodward teve… Read more »

RODRIGO

Não sei porque o Brasil ainda perde tempo com a Argentina,Pareguay,Venezuela,Equador e Bolívia.É um bando de …. que não acrescenta nada à nossa economia e ainda nos roubam……!!!
O Brasil parece que têm a síndrome da pobreza !

Leonardo

Aqui é cheio de Napoleões com exércitos imaginários…

Leonardo

Vamos invadir Buenos Aires com a milícia ou com os traficantes? Porque talvez as nossas forças armadas não dêem conta.

Proponho também uma guerra cultural: vamos exportar funk, música sertaneja e analfabetismo para os hermanos. Que tal?

Isso sem falar na guerra tecnológica: vamos mandar a Telefônica e a OI para “organizarem” o sistema de internet argentino.

Em 10 anos, eles vai estar tão aculturados, que vão passar a torcer pro Curíntia.

Rogério

Penso da seguinte forma. A Rússia esta prestes a firmar a construção de duas unidades do novo Porta Aviões para sua esquadra. Porque o Brasil e a Argentina não fazem a compra de uma unidade para Operar em conjunto já itensificando o tratado do Conselho de Defesa Sulamericano. Aproveitando, poderiam ambos optarem pelo caça SU-35 versão naval para operarem também em conjunto. Certamente a Venezuela, porque não o Peru que já utiliza material da Russia ou até mesmo Equador e Colombia, podriam ter essas aéronaves em seus inventários. Todos, poderiam operar a partir do NAE até que chegasse uma segunda… Read more »

Voluntário da Pátria

Léo…não seja tão simplista, vc pode ELOCUBRAR melhor…

Paulo Costa

Repararam que o unico pais grande na região,somos nos?
Aqui tem discussão,mal entendido,mas mantemos a unidade
nacional,ja eles reparem a quantidade de paisecos,tudo
isto porque brigam entre si…eles mesmos não se entendem..
A argentina desde 82 tem um divida externa enorme,estão
quebrados,e nos pedem ajuda,mas estão sem credito.
A operação fraterno ,entre os dois paises esta suspensa,
um navio deles atirou em nos,isto foi amplamente debatido.
Chegou a nossa vez,a economia melhorou,o agronegocio vai bem,
vamos ter petroleo a vontade,eles que fiquem com ciumes….

Marco

Tá nos jornais. Chavez pede ao senado paraguaio e brasileiro que aceitem a Venezuela no Mercosul.Tudo fachada.
A intenção do Chavez é inflamar os hispânicos contra o Brasil , afinal nosso país faz fronteira com todos, exceto Chile e Equador.
Imagine se o Brasil põe em prática contra o Paraguai os exercicios realizados recentemente na fronteira. Afinal há brasileiros ameaçados naquele país sem que o exercito deles tenha condição de impedir aqueles “Sem terras” paraguaios . O que a Venezuela faria lá no norte na fronteira do Brasil?

Paulo Costa

Os A-4 que vieram do Kuweit,vieram em excelente estado estrutural,e
sem corrosão,dos 24 aviões vieram 28 motores,me parece,alem de peças,e vieram tambem,de gratis 200 Sidewinder 9p,pasmem,com os
motores vencidos,ja revisados e operacionais pela Mectron.
Estão menos usados,e não eram usados embarcados,dai o pouco desgaste.Os motores são os mais possantes da serie,e a MB,tem usado
ultimamente 6 aeronaves embarcadas,digamos com mais 4 de reserva,
que poderão ficar operacionais enquanto os doze da frota farão
upgrade padrão A-29,F-5.Isto para o esquadrão ficar operacional,
apos isto poderão ir para a reserva se for o caso.
Foram entregues a Lm argentina seis motores…

AJS

Caro Rogério.
Há um tempinho atraz, numa entrevista, o chefe do comando sul dos EEUU, disse que a situação de aviação embarcada do Brasil e da Argentina, é de solução simples, o Brasil entra com o navio (São Paulo) e a Argentina com os Super Etandard.

Jorge

Estamos falando de aeronaves e motores, mas, não me lembro em que forum, foi alertado um novo problema:

Falta de pilotos para os A-4!?

Com essa demora toda muitos oficiais foram trabalhar em empresas civis. Algo semelhante também anda acontecendo nas marinhas da África do Sul e Austrália.

Alguém pode confirmar ou desmentir? Pois se for verdade: “êta urucubaca”.

Callia

Senhores , as mulheres argentinas assim como a carne de lá e o alfajor valem a pena , os escritores tb . Tudo se discute , mas a questão é…qual a orientação da marinha?queremos o que uma força aeronaval , uma flotilha de uboats , uma guarda costeira up grade?no novo contexto em que não somos mais uma força auxiliar asw dos americanos , nem somos uma copia da royal navy do final do sec 19..qual é a intenção da marinha , quantas compras de oportunidade e despadronização total de qualquer tipo de equipamento temos que sofrer?O que nos precisamos… Read more »

detal

os sues argentinos e pior que os A-4 brasileiros

edilson

7 DE SETEMBRO TÁ AI, É HORA DE LUSTRAR OS CUTURNOS, POLIR AS MEDALHAS , PINTAR OS NAVIOS E SE PREPARAR PARA A FESTA…
OS A-4 TAMBÉM DEVEM PARTICIPAR, AFINAL ELES TAMBÉM SÃO FILHOS DE DEUS…

Callia

Ouve-se ao longe o andar cadenciado !soam os clarins da banda militar , e ao ritmo da marcha compassado , surgem os homens do mar , a farda é de um dourado reluzente e encobre o largo peito varonil e o povo aplaude aquela gente!Orgulho do Brasil!

isso ,aí!

Paulo Costa

A situação hoje mudou,como a argentina esta sem dinheiro, os mirage e familia dos 35 que restam,somente 4 estão em condições de voo,os etendard,dos 16,somente dois voam, e os A-4 deles 4 voam com nossos motores,que alias são melhores que os deles.Tambem é problema de peça,os 707 que quase todo mundo usa,foram postos a venda,e por ai vai. Nada contra o povo argentino,mas existem situações que merecem ser conhecidas.Temos pilotos para os A-4,estão treinando nos Xavantes,ha muito tempo.Existem varios livros sobre o tema Naval,e outros tambem,uma marinha de preferencia tem que ser como dizem balanceada,subs para negar o mar, escoltas… Read more »

Callia

Acho que nunca como agora(digo em tempos modernos) tem se discutido tanto sobre a questão das forças armadas , O Ministro tem falado bastante na questão do nosso sub e tem-se noticias que nossos navios da esquadra tem-se feito bastante ao mar.Pelo que li , não sei se foi aqui ou ao defesanet , existe uma opção de compra de 38 super hornet aos estados unidos , acredito que o congresso deixaria vender para balancear as coisas aqui.Foi falado aqui sobre o SU35 m alem disso o mig 29uk também é uma boa opção mas temos que lembrar da questão… Read more »

Farragut

Deve ser horrível viver num país onde a liderança estratégica pode ser questionada quanto a decisões equivocadas. O estudo, disponível no link abaixo, discute se a US Navy não estaria “sem governo” no que diz respeito ao planejamento de forças.
http://www.csis.org/media/csis/pubs/080806_naval_equipment_acquisition.pdf

Callia

http://www.defesanet.com.br/fx2/f-18.htm o link sobre super hornet e o programa fx

joao

Que “programa” de blindados da Argentina? Que eu saiba,so produziram o TAM,na mesma epoca do Osorio. Igual ao Osorio,este projeto tambem faleceu,mas sim conseguiram produzir umas unidades,que ate hoje operam.

Callia

Foram froduzidos duzentas unidades da classe TAM , 100 delas do tanque de combate medio , as outras variam entre veiculos de tropas e de apoio , o chaci foi utilizado para construir um veiculo auto-propulsado de 155mm que é o mais moderno em operação na america latina , foram produzidos 25 destes , os dados foram publicados na revista tecnologia e defesa.Obvio agora este também faleceu.assim como os submarinos deles

Callia

Mas sinceramente isso é o de menos…respeito também as tentativas deles de continuarem com os programas de misseis anti navio alemães da segunda guerra , tambem não vamos falar dos cruzadores chilenos novos em folha produzidos na holanda no pos guerra enquanto nos compravamos sucata americana , sucata essa que foi um vexame na gurra da lagosta.obiamente os argentinos perderam ,o chile vai tranquilo e com caças super tucano, e noossas fragatas e submarinos são os restos do unico PLANEJAMENTO descente desde a reforma da esquadra no fim do sec 19.Não sou a favor também de sair invadindo ninguem, mas… Read more »

joao

Bem dito,Callia. O problema da Argentina de hoje e o do Brasil dos 80. Na super crise financeira,nao ha grana para nada mesmo. So da pra sobreviver,e olhe la. Mas enquanto a Argentina ia com o TAM,o Brasil ia com o Cascavel,Astros,etc. Eu acho que ultimamente o Brasil anda acordando na materia de defesa. Tambem acho que ja esta na hora de deixar de falar de guerra entre nos no Brasil,e o resta da AL. Algo assim so da certo para o Tio Sam. Enquanto aos A-4 da NZRAF,seria esta sim que seria uma otima compra de ocasiao,o que daria… Read more »

Callia

João. Realmente João, o Astors é realmente ainda hoje um grande sistema de ataque de saturação , deu um bom trabalho aos americanos na guerra do golfo, o cascavel foi uma boa experiencia e é um bom veículo para guerra urbana assim como o urutu e o natimorto jararaca que teria uma versão com canhão e uma outra de transporte de morteiros de 80mm…nos realmente tivemos nossos dias de gloria…muito fizeram os cascaveis pelos nossos fuzileiros até a chegada dos krusaders e dos piranha.O exercito hoje mantem um programa legal de refit desses carros…doi o coração o fim do osorio… Read more »

mark

Senhores, os motores que estavam na LM, foram enviados para Israel para revisao de tbo, compressor, troca de palhetas, a empresa nao deu conta e atraves de um acordo foi feita a passagem de contrato para essa empresa israelense, senao perderiamos o dinheiro emprenhado, a previsao e da chega de mais 2 motores ate dezembro. Teremos 4 A4 em voo no dia 13 de dezembro.

RODRIGO

Se tivessem enviado de início para Israel,não teria ocorrido todo esse problema.Argentino só sabe fazer torrone…..!!!

direto do fundo do mar

O problema é que a Lockheed Martin Argentina venceu a concorrência. Perceba o nome inicial da empresa vencedora. Como por problemas internos deles, não foi possivel concluir o contratado, a empresa que ficou em segundo lugar foi contatada e ACEITOU manter o preço que ela tinha apresentado. A MB não coube outro caminho. Diga-se de passagem que nenhum motor ficou pra argentino nenhum. Fala-se muita bobagem aqui por pessoas que não sabem de nada. O numero de motores adquiridos foi grande, mas o esquadrão resolveu por um numero X de motores e esse numero é o que será revisado, a… Read more »

Farragut

Perguntas:
havia na concorrência multa p/ não conclusão do contrato?
caso tenha havido, o valor compensava os transtornos decorrentes?
quais as garantias p/ pagamento desta multa?
se não houve previsão dos itens acima, quem paga por ter deixado a MB sem outro caminho?
O dinheiro, contingenciado, minguado, ainda vem dos impostos que pagamos. As “pessoas não sabem de nada” talvez por falta de transparência.

Farragut

Falta de transparência não quer dizer corrupção. Simplesmente significa que detalhes comerciais, não necessariamente sigilosos, poderiam ser disponibilizados ao público interessado e, em último instância, que paga a conta.

Fábio Max

Mas nenhum de nós conseguiu, até agora, informação alguma sobre os motores que os “hermanos” usucapiaram!

Roberto

Srs. desculpem minha ‘leiguice’, mas por que o São Paulo fica tamto tempo docado ??? por que a MB demorou tanto para iniciar a atualização dos 12 A4 ? aliás são para operar no SP ?? ou serão para treinamento em terra ??

Paulo Costa

De acordo com o topico,que os motores vieram de Israel,no minimo
algo estranho,se foram para a argentina,no minimo a entrega atrasou,
e o esquadrão não ficou operacional antes devido a isto.
Os colegas foristas tambem citaram o fato de usarem um avião nosso
como isca,ou fomos alvejados por eles,são varios fatos.
Ainda houve a crise das papeleiras,com o Uruguai,teve ameaças,
e hoje se sabe que não era nada do que disseram,a usina é moderna
não polui,e etc.E tem mais ,só que paro por aqui,por enquanto.

pablo

outro dia comentei do uso militar do Zeppelin… o pessoal caiu matando em cima de mim…
mas acabei de ler um reportagem dizendo que a Franca estuda o uso de Zeppelins com fins militares…
li tambem que o governo brasileiro postergou para setembro de 2009 a escolha no novo caca da FAB…

Paulo Costa

Ok,Roberto,o A-12 estava com problemas na bucha e eixo de uma
helice,vai ser docado para digamos acerto final…
Os A-4 serão atualizados ,mas tem que estar com motor revisado,
mas a revisão atrasou, agora as coisas vão andar de novo…sds..

Igor

Pessoal chato, aproveita para falar mal da Argentina.

Roberto

Paulo agradeço as explicações. Mas, por gentileza, quando o SP estará plenamente operacional agora ??

Paulo Costa

Não tenho as datas,mas devera ser docado,para inserção do eixo,
depois um teste de velocidade no mar,e apos isto devera estar ok.

joao

Callia,realmente e boa a comparacao que voce fez sobre a guerra civil americana e o efeito nas relacoes com o Mexico na epoca. Os coitados tiveram que encarar o Imperio Frances sozinhos. Hoje,a AL passa por um periodo similar. Os EUA,sumidos no conflito mais caro da historia da humanidade,tambem estao baixo a administracao mais desastrosa de sua historia. Desta forma,a AL foi esquecida,como Mexico no passado. Enquanto na Europa e AL a tendencia e pela integracao dos paises,voce tem razao em dizer que o muro de Berlin agora esta na fronteira Mexico-Americana. O Imperio Americano ainda nao terminou,mas eu que… Read more »

Baschera

Senhores,
Este assunto dos motores, depois do post do Direto do Fundo, pelo amor de Deus, está esgotado. Chega !!!!
E se fosse o caso, quem deveria responder é a L. Martin, não acham ?
Agora é torcer para que os motores voltem logo junto com os novos opppssss….chega!!
Sds.

Farragut

É isso aí!
Alguém com “otoridadi” diz que está esgotado e pronto. Ninguém é responsabilizado e só resta torcer… Mais ou menos como ocorre c/ as Fragatas Niterói modernizadas.
Quem teria que responder ao pagador de imposto não é a Lockheed ou a ModFrag e sim quem as contratou.
Estamos muito longe de ser um país sério.

Leonardo

Resumindo: a argentina roubou nossos motores, vamos invadí-la, os EUA já era, acabou o império, vai ser substituído pela América Latrina, unida pelo Chapolim Colorado e liderada pelo Brasil a partir do 7 de setembro, quando o governo Lula vai criar um plano mirabolante para reformarmos nossas forças e vamos passar a comprar sucatas de todo o mundo para proteger nosso petróleo, que vai permanecer no fundo do oceano pelos próximos 10 anos, já que nem começamos a perfurá-lo ainda.

Hahahaha, agora eu sei porque riem tanto dos militares.

paulo costa

Alô pessoal de Floripa,contem para nos,os argentinos continuam
andando em bando por ai,nos peitando?Desabafem,varios amigos
meus estiveram ai,nas férias,e voltaram estressados…
Melhorou?, ou ainda estão daquele jeito…
O pessoal do forum aqui tem alguns não acreditam no que acontece
na vizinhança.