DEN abre licitação para mais quatro novos NaPas
A Marinha do Brasil, através da Diretoria de Engenharia Naval (DEN), abriu licitação para a construção de outros quatro navios de patrulha NaPa 500. Na verdade, trata-se de uma continuação do atual processo de obtenção de duas embarcações em construção pelo estaleiro INACE. Os navios serão do mesmo tipo, ou seja, baseados no projeto francês da CMN e já comentado aqui no blog. O valor sugerido para este contrato é de 208 milhões de reais (cerca de 52 milhões por embarcação).
Abaixo, parte do edital onde é esclarecido o “objeto” da licitação. O edital completo pode ser obtido diretamente no sítio da DEN .
2 – DO OBJETO DA LICITAÇÃO
2.1 – O objeto da presente Licitação é:
a) a construção de quatro Navios-Patrulha (NPa), para a MARINHA, que ora passam a ser denominados, respectivamente, 3º, 4º, 5º e 6º NPa, com todos os seus sistemas, subsistemas, equipamentos, equipagens, componentes, acessórios e instrumentos;
a.1) a elaboração do Projeto Executivo e Projeto de Detalhamento dos quatro NPa, desenvolvidos a partir das informações dos documentos do Projeto de Concepção fornecido pela MARINHA
b) o fornecimento de ferramentas especiais, sobressalentes, documentação técnica e e garantia da qualidade;
c) o treinamento da tripulação para operação e manutenção de 1º e 2º escalões para todos os equipamentos.
2.2 – A construção dos quatro NPa dar-se-á a partir dos Projetos de Concepção, Executivo e Projeto de Detalhamento aplicados em outros dois NPa, ora denominados 1º e 2º NPa, já em construção para a MARINHA, desenvolvidos pela empresa francesa Constructions Mécaniques de Normadie – CMN, e executados pela empresa brasileira Indústria Naval do Ceará S/A –
INACE, cuja documentação será disponibilizada à futura CONTRATADA pela MARINHA, de acordo com o estabelecido no subitem 20.2 deste Edital.
2.3 – A descrição detalhada do objeto consta do Projeto Básico, Anexo A deste Edital, e dos documentos nele referenciados.
NOTA DO BLOG: Esses navios são uma versão ligeiramente modificada dos patrulhas franceses da classe P-400, cujo projeto data de 1982, quando foi pela primeira vez apresentado.
Os primeiros seis (foram efetuadas duas encomendas, uma de seis e outra de quatro navios) foram considerados sub-motorizados, sendo feitas alterações posteriormente de forma a dar a estes navios uma velocidade máxima superior a 20 nós.
O primeiro P-400, baptizado L’Audacieuse, entrou ao serviço nos finais de 1986, tendo o último dos navios sido entregue à Marinha da França em 1988.
No projeto original, são navios capazes de atingir 24 nós, com uma tripulação de 26 e capacidade para o transporte de mais 20 pessoas a bordo. Têm 55 metros de comprimento e dispõem de autonomia para 7.000Km.
Além da França, este navio foi também vendido para o Gabão e Omã, e o projeto recebeu o nome de “Vigilante CL-54”.
É um projeto antigo, que foi modificado. O armamento é leve, adequado apenas a missões de polícia naval.
Alguns especialistas consideram que a melhor opção para o Brasil seria adquirir um projeto mais recente que tivesse provisão para a instalação de mísseis antinavio, na configuração “fit but not with”. Dessa forma, em caso de necessidade, os navios poderiam receber imediatamente armamento antinavio, aumentando consideravelmente seu valor militar.
Observar nas fotos abaixo, os navios CL-54 das Marinhas do Gabão e Omã, armados com canhões Bofors de 57mm e Oto Melara de 76mm. A versão brasileira será a mais fraca, com apenas um canhão de 40mm.