barak.jpg
barak1.jpg

O Rafael Barak é um sistema antiaéreo integrado, projetado para a destruição de mísseis antinavio. O sistema compreende o míssil interceptador de 12km de alcance e Mach 2 de velocidade, o lançador vertical da IAI/Rafael, o radar EL/M-2221 STGR (Search, Track Guidance/Gunnery Radar) e o sistema de direção de tiro da Elbit, capaz de operação totalmente automática, com a habilidade de engajar dois alvos simultâneamente.
O míssil é capaz de voar a altitudes muito baixas e tem um raio letal muito grande, graças à sua cabeça de combate de 22kg. O sistema é totalmente operacional tanto de dia quanto de noite e em quaisquer condições meteorológicas. O míssil é lançado verticalmente, cobre 360º de azimute e é orientado por CLOS (Command to Line-Of-Sight), através de um feixe estreito de radar com capacidade ECCM (contra-contramedidas eletrônicas), para garantir a imunidade a jamming. O sistema de guiagem garante a interceptação de alvos a altas e baixas altitudes, mesmo em ambientes desfavoráveis, com clutter e com alvos simultâneos de várias direções.
O Barak equipa dez navios de guerra da Marinha da Índia, inclusive seu navio-aeródromo Viraat. Em 2003, quando foi adquirido pela Índia, o míssil teve dois lançamentos mal-sucedidos. Mas em 2005, todos os testes tiveram 100% de acerto nos alvos, contabilizando 14 lançamentos bem-sucedidos até 2007. O Barak também é usado pela Marinha de Israel e pela de Singapura. Como o sistema é compacto, pode ser instalado até em navios de pequena tonelagem.

barak01.jpg barak-no-viraat.jpg

barak05.jpg

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments