Marinha realiza treinamento militar na ilha de Alcatrazes, em São Sebastião

0

500px-ilha_alcatraz.jpg

A Marinha está mais uma vez no Litoral Norte realizando treinamento militar. Os alvos são paredões rochosos do arquipélago de Alcatrazes protegido como área de proteção ambiental. A novidade desta vez é que funcionários do Ministério do Meio Ambiente estão acompanhando de perto a operação.

São Sebastião é a base de apoio ao treinamento da marinha em Alcatrazes. A equipe que vai participar dos exercícios de tiros tem 10 oficiais, além da tripulação de uma fragata que vem do Rio de Janeiro. Pela 1ª vez, três funcionários do Ministério do Meio Ambiente vão acompanhar o grupo.

Segundo a analista ambiental do Ministério, Marli Penteado, a ida dos funcionários vai servir para observar a atividade da Marinha e criar eventuais sugestões para diminuir o impacto desse tipo de atividade na fauna e na flora do arquipélago.

Os tiros são disparados da fragata em direção a alvos instalados nas rochas do arquipélago. Para o Capitão Carlos Monteiro, comandante da Capitania dos Portos, a área dos testes acontecem em formações rochosas ao nível do mar e não oferece risco de incêndio ao arquipélago.

Nas ilhas vivem cerca de 16 espécies de animais que só são encontradas ali. Só de aves são cerca de oito espécies. Em um acordo feito em 2006, entre a Marinha e o Ibama ficou decidido que as operações respeitariam a chamada ‘janela ambiental’, um período estipulado pelos pesquisadores em que o dano seria menor. Isso não estaria acontecendo nos exercícios dessa semana.
Ainda de acordo com os pesquisadores, esse período da ‘janela ambiental’ seria entre novembro e abril, quando não há tanta atividade de reprodução e alimentação dos animais. O comandante da Capitania dos Portos não quis comentar sobre essa questão.

FONTE: http://www.vnews.com.br/

NOTA DO BLOG: A Ilha de Alcatrazes é a principal ilha do arquipélago dos Alcatrazes, localizado no litoral norte do estado de São Paulo. Se distancia aproximadamente 45 km do Porto de São Sebastião, e dista igualmente do município de Guarujá. Sua área é de aproximadamente 196 hectares. A ilha é habitada por uma infinidade de pássaros, principalmente alcatrazes, de onde origina o nome do arquipélago.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments