http://www.naval.com.br/dossie/P-3AM/P-3_chamada3.jpg

O Poder Naval OnLine acaba de disponibilizar a terceira e última parte do dossiê sobre os P-3 da FAB. Foram levantadas e reunidas informações inéditas sobre as aeronaves adquiridas. Também são apresentados alguns fatos curiosos sobre a vida deles, como o P-3A 152168 que foi atingido no Camboja (hoje ele faz parte do inventário da FAB). Mas nem tudo são flores e a avaliação do programa mereceu críticas bastante fundamentadas. Leiam e comentem.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Velho ditado mineiro: “quem gasta dinheiro comprado o que não presta desintera o dinheiro para comprar o que presta”.
Pra mim estes P3A foram péssima idéia desde o início. Comprar avião estocado no deserto? Cruis Credo!
Os nossos dirigentes e os nossos militares tem que parar com esta “mania” de comprar velharia.
Navio e tanque de guerra vá lá, mas avião e helicóptero? Tenha a santa paciência. Será que a 8° economia do mundo não pode comprar nada zero bala pra sua defesa? Tem que ser sempre estas velharias reformadas e com prazo de validade vencido?

Bosco

Até mesmo nossa mais recente aquisição de helicópteros anti-submarinos SH-60B, independente de serem novos ou usados, não é a ideal por não ter um sonar de mergulho, operando na função anti-submarino apenas com o MAD e sonoboias (além do FLIR e radar quando o sub botar alguma coisa pra fora). A versão SH-60F tem um sonar de mergulho mas não tem um radar de vigilância, já que foi projetada para operar dentro da cobertura aérea dada pelos AEW do grupo tarefa. Também não é ideal. Vamos ter um helicóptero que pra caçar submarinos tem que ejetar suas sonobóias aumentando o… Read more »

Bosco

Trocando em miúdos. Nossa capacidade de ASW aérea além de limitada é inadequada. Os aviões têm bons sensores mas com célula caduca e os de asa rotativa tem sensores limitados.
É nóis!

Carlos

Muito bom esse texto. Não tinnha visto nada assim na net. E teve alguém (não lembro quem) que disse que textos assim tem um monte na net … mentira. Essa dos buracos de bala no avião foi muito boa. Será que mesmo depois da modernização esses remendos vão existir?

Bosco

Eu considero o Cougar Naval (possuem radar, sonar de mergulho, operam o Exocet, etc) muito mais apto para substituírem os SH3 que o SH-60B. Há 30 anos a MB opera helicópteros anti-submarinos com sonar de mergulho e de repente são substituídos por sonobóias.
Vai entender o que se passa na cabeça destes “especialistas”.

Baschera

Parabéns Poggio, excelente as três partes.
Sobre a escolha do P-3A e não o P-3B, colega do BM (ex-FAB) respondeu-me esta pergunta a meses atráz.
A FAB teria escolhido a versão A por que suas células teriam muitas horas de vôo à menos do que as versões B e C, e naturalmente menos fadiga estrutural, sobretudo nas asas.
Obs : Abaixo, foto do primeiro P-3A à caminho da Espanha para a modernização.
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/0/2/9/1350920.jpg

Sds.

Guilherme Poggio

Bela foto Baschera,

Só não entendo porque os outros países continuam indo ao AMARG e adquirindo células B e C e nós não. Será que somos mais espertos que os outros?

Mahan

É o tipo de coisa…a patrulha anti-submarina me parece missão tipicamente da Aviação Naval. Porque a FAB insiste numa mentalidade ultrapassada? Tanto que há anos já perdeu a doutrina da ASW! Tradição? A MB não postulou essa missão quando do resurgimento da idéia? Porque o Brasil não insistiu com os EUA na aquisição de modelos mais modernos? Agora sim, estranhamente os americanos nos empurraram os mais antigo.OS SH-60 não vão receber o moderno sonar que operava no SH-3?

Nunão

Bosco, pelo que fiquei sabendo os Sea Hawk da MB utilizarão Sonar de mergulho – os AN/AQS-18(V) dos SH3-B da MB, que serão retirados e elevados a um padrão mais moderno, compatível com de uma versão dos SH-60 ainda em uso na US Navy. Quanto a sonobóias, não estou sabendo de nada.

Nada a ver (apenas curiosidade): o SH-60 que acompanhava a esquadra de treinamento da marinha japonesa que passou por Santos estava equipado com sonar de mergulho, mas os lançadores de sonobóias estavam aparentemente desativados, com um painel na fuselagem cobrindo-os.

Nunão

Poggio, bela matéria, com questionamentos bastante justificados. Questões que terão respostas mais cedo ou mais tarde.

Realisticamente, talvez a resposta chegue cedo.

Com sorte, talvez chegue tarde.

E com muito azar, tarde demais.

Bosco

Nunão,
então a MB tinha que trocar a denominação para algo como SH-60 “MB”.
Tomara que recebam mesmo o sonar dos SH-3.
Mas isto já foi feito antes por outro país?

Bosco

E o custo astronômico de quase 50 milhões de verdinhas a unidade já inclui este “gato”? Ou os contribuintes vão ter que contribuir com mais um pouquinho de grana para este “upgrade” inédito?

RL

Mesmo sendo velhos, ainda mostram que tem energia para gastar. Más, como para tudo na vida tem um “Porem”. Concordo que as células vendidas ao Brasil, já estão com suas carcaças comprometidas para o tempo que a MB pretende utilizar. Ao invéz de colocar todos os aparelhos operacionais, pq não fazer um mescla com os P3 e algumas poucas porem mais eficientes R99C a fim de não ficarmos na dependencia de um aparelho que tem recheio, más não tem aparencia e nem tanta eficacia assim no caso de um cenário real devido a falta de armamento?!. Olhar e não poder… Read more »

Nunão

Segundo consta, inclui sim.

Pedro Rocha

Olá senhores! Esperei pacientemente por esse tópico. Há alguns tópicos atrás foi discutido sobre o P-3 BR, contribui com algumas informações. Por causa dessa contribuição esperei pacientemente sobre a conclusão das reportagens. Senhores eu espero que agora tenha ficado claro que o governo Espanhol financiou essa operação bem como a aquisição dos C-295. Realmente ficamos obrigados a fazer toda a reforma na Espanha… Nada impedia que todos os trabalhos fossem feitos num dos inúmeros parques de manutenção da FAB com a supervisão da EADS. Fiquei chateado, pois houve um prejulgamento das minhas palavras tornando-as idiotas e esdrúxulas. Mesmo não sendo… Read more »

Mauricio R.

Nossa, esse Cougar Naval é assim tão bão, que a própria Aeronavale está trocando seus Lynx pelos NH-90. Muito melhor que essa eca francesa seria o Melin, que é um helo realmente naval, não é “navalizado”, mas infelizmente custa mto caro tb. Em relação ao programa em sí, este deveria ser prioritariamente conduzido no Brasil, o protótipo poderia ser modificado na Espanha mas o restante do trabalho, realmente deveria ser feito aqui. A quantidade de células tb deveria ser maior, pelo menos o dobro da atual. E vai que a FAB não está correta, em ao invés de observar a… Read more »

Gilberto

Pessoal, viajando um pouco na maionese, não seriam os P3 uma solução tampão até a chegado do C390? Com essa medida, daria tempo para recobrar a doutrina, até que a Embraer disponbilize a aeronave. Acredito que seja possível transferir toda a eletrônica (FITS) para o C390 e dessa forma compatibilizar a frota de vigilância marítima com a de transporte e revo. Quem sabe ainda, os R99-A e B também possam ser substituídos por versões do C390, os quais creio eu teriam maior alcance e principalmente a capacidade de operar em pistas não preparadas, permitindo a dispersão da frota, melhorando a… Read more »

Iuri Korolev

Como dizia Tom Jobim “no Brasil fazer sucesso é pecado mortal…”. Gostaria de perguntar ao “Sr.” Mauricio 1)quem é ele para falar mal da Embraer,a única empresa brasileira global de alta tecnologia,presente em 65 países e respeitada inclusive por revistas especializadas norte-americanas. 2)de que lado ele está.Eu nunca vi um argentino falar mal de sua combalida empresa aeronática, praticamente quebrada. 3)se ele tem competência para fazer melhor. A Embraer apenas é uma empresa que tem visão de mercado. Uma visão romântica, fora da realidade levou para o buraco a “empresa” aeronáutica do país vizinho, a Argentina. Além disso não é… Read more »

ed

Esses aviões P-3 deveriam ser fabricados e vendidos pela EMBRAER.
Só que temos que lembrar que esta aéronave deveria passar por algumas modificações.

tonii

TODAS AS OPERAÇOES AEREAS TEM QUE SER FEITAS PELA FAB JA E HORA DE NAO FICARMOS COPIANDO OUTROS PAISES QUE SO VIVEM BRIGANDO A FAB TEM OS MELHORES PILOTOS DO MUNDO POSSO AFIRMAR FUI CRIADO EM UM QUARTEL E CONHEÇO BEM O RAMO ESSES OUTROS PAISES VAÕ ATACAR DISTAMTE DE SEU SOLO ESSE NAO E O NOSSO CASO TEMOS SIM E QUE NOS DEFENDER E POR ISSO TEMOS QUE TER AS FORÇAS ARMADAS PREPARADAS , O EB TEM QUE TER E BRINDADOS DE ULTIMA GERAÇÃO ARMAMENTO PESADO E HELICOPTEROS , A MB TEM QUE TER CORVETAS NAVIOS CRUZADORES SUBMARINOS E… Read more »