Candidata à nova escolta da MB:fragata franco-italiana FREMM

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A FREMM (Multipurpose FrigateFrégate multi-mission ou Fregata Europea Multi-Missione) é resultado do mais ambicioso programa naval cooperativo europeu — compreende 27 navios multimissão para França e Itália. São fragatas de 6.000t com capacidade ASW, ASuW, AAW e ataque terrestre.

A Marine Nationale planeja operar dezessete FREMM, e a Marina Militare dez navios, com os primeiros entrando em serviço em 2011. A França tem até agora encomendadas oito FREMM e a Itália seis. Os navios serão construídos na França pela Armaris (joint venture entre a DCN e a Thales) e na Itália pela Orizzonte Sistemi Navali (joint venture entre a Fincantieri e a Finmeccanica). O Marrocos também está negociando a compra de uma unidade do tipo.

A França usará as FREMM para substituir as fragatas da classe “Tourville” (tipo F67), a classe “Georges Leygues” (tipo F70) e os avisos A69. Das novas fragatas, a França vai construir 8 anti-submarino (ASW) e 9 de ataque terrestre (AL); a Itália vai construir 4 ASW e 6 de emprego geral (GP), para substituir as fragatas (8) “Maestrale” e (4) “Lupo”.
As FREMM serão os primeiros navios de guerra europeus a incluírem UAVs como seu equipamento padrão.

O principal armamento será o sistema antiaéreo Aster 15, em lançadores VLS Sylver. A França vai usar o míssil antinavio MM-40 Exocet block 3, enquanto a Itália usará o Teseo\Otomat Mk-2/A block 4.

O canhão será o Otobreda 76 mm Super Rapid; na versão de ataque terrestre italiana, será usado o canhão Otobreda 127/64 LW, dotado de munição guiada Vulcano, com alcance de até 120km; a versão de ataque terrestre francesa levará mísseis de cruzeiro SCALP EG Naval, em lançadores VLS Sylver-70. A versão anti-submarino italiana será equipada também com o míssil MILAS ASW.
aster.jpgEstá em estudos uma versão antiaérea denominada FREDA (“Frégates de défense aériennes“), para ocupar o lugar das fragatas da classe “Horizon” canceladas.

As FREDA deverão ser equipadas com 16 mísseis Aster 30 and 16 Aster 15.
Os mísseis Aster tem um computador inercial com datalink, um radar doppler de banda J e uma ogiva de 15kg. A velocidade alcançada pelo Aster 30 é Mach 4 e o alcance é de 80km. Ele consegue puxar curvas de até 62G! O Aster 15 atinge a velocidade de mach 3, alcança 30km e manobra até 50G. Com os mísseis Aster, os navios poderão interceptar mísseis antinavio super ágeis em ataques por saturação, podendo manter e controlar vários mísseis em vôo simultâneamente.

Na versão italiana, o radar multifuncional phased array EMPAR, de banda G, da Selex Sistemi Integrati, fará a direção de tiro para os mísseis Aster. O sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST) será o SASS (Silent Acquisition Surveillance System) da Galileo Avionica.

A Thales é responsável pelo desenvolvimento e fornecimento da suíte eletrônica das FREMM francesas, que será composta dos sistemas IRST Thales Artemis e o radar 3D Herakles, de banda S, para vigilância e direção de tiro. O Herakles tem alcance de 250 km contra alvos aéreos e de 80 km contra alvos de superfície.

O sonar de casco será o Thales Type 4110 e a versão anti-submarino vai ser equipada com o sonar ativo rebocado (towed array) Thales Type 4929,  de frequência ultra-baixa.
As FREMM deslocarão 5.600t, terão 139m de comprimento, 19m de boca e 5m de calado.

A propulsão será turbo-elétrica (duas turbinas LM2500 e motores elétricos), com velocidade superior a 27 nós e autonomia de cerca de 6.000 milhas náuticas. Um pod azimutal facilitará as operações de atracação.
A tripulação será de 108 militares e o navio poderá transportar organicamente dois helicópteros NH90 ou um EH-101.

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