A Quarta Frota – mitos e verdades
O “assunto” Quarta Frota é, atualmente, um dos temas mais debatidos pela mídia brasileira. Diariamente são publicados textos e reportagens, geralmente vinculando a recriação da Quarta Frota com a potencialidade energética da costa brasileira.
Porém, dentre os textos e reportagens publicados diariamente, são raros aqueles que elucidam
realmente as razões para a recriação da Quarta Frota. Na verdade, a grande maioria deles está aí para ludibriar e confundir os leitores. Essas táticas são usadas, ora por pessoas sem a menor qualificação ou conhecimento do assunto, ora por pessoas interessadas em inflar os ânimos nacionais na defesa de pontos de vista ideologicamente arcaicos.
Não há como entender o que é a Quarta Frota e o porquê de sua retomada sem conhecer as duas cadeias hierárquicas que atuam paralelamente (administrativa e operacional) na estrutura do Departamento de Defesa dos EUA e a importância dos Comandos Unificados que regem as ações das Forças Armadas deste país.
Com o objetivo de colocar uma luz sobre este assunto, o Poder Naval OnLine resolveu publicar um texto sobre a estrutura militar dos EUA no topo da cadeia de comando, destacando a inserção da Quarta Frota nesta estrutura.
Para um indivíduo sem qualquer conhecimento sobre o assunto, o texto está recheado de siglas aparentemente complicadas, que se interrelacionam. Mas é justamente esta falta de conhecimento (é preciso admitir, não é uma questão das mais triviais) que está levando muitas pessoas a escrevem textos esdrúxulos sobre a Quarta Frota.
As comemorações do dia da Independência ocorrerão em menos de uma semana e este assunto será mais uma vez trazido à discussão. Neste ano a data terá um sentido a mais, pois aguarda-se com ansiedade a divulgação do novo Plano Estratégico de Defesa Nacional. Temas como o reequipamento das Forças Armadas brasileiras, a defesa das reservas petrolíferas na ZEE e a recriação da Quarta Frota estarão em pauta novamente. Mas desta vez o leitor do o Poder Naval OnLine estará bem informado.
EXCELENTE ideia!!
Assim todos poderam ter as informacoes necessarias para que possamos ter um debate educado nao so nesse blog mas a nivel nacional. Realmente e um assunto polemico mas o fato de ser um assunto tao complicado e com conhecimento de estruturas estrangeiras leva muitos a formar opinioes drasticas…
Parabenizo o Poder Naval por ter a visao de esclarecer esse assunto a todos!
Sds.
Brilhante matéria, isso só pra falar da 1ª parte. Para impressão, encadernação e arquivo para consultas futuras…
P.S. Esqueci-me das devidas congratulações ao autor, Guilherme Poggio.
Até aqui o texto tá muito bom. Aprendi bastante. Achava que nos Estados Unidos era como aqui. Mas ainda não entendi a relação disso tudo com a 4 frota. Espero que isso venha na próxima parte.
Carlos, resumindo, o que eles devem mostrar na proxima parte e que muitos desses comandos regionais sao comandos de papel…na verdade nao possuem tropas proprias e cada um desses comandos regionais tem seu elemento terrestre, naval e aereo e a 4 Frota nada mais e do que o elemento naval do Comando Sul…nao possui seus proprios navios e como disse um Almirante brasileiro recentemente nada mais e do que uma reorganizacao naval no Comando Sul principalmente com relacao a inteligencia… Outro exemplo e o recem criado Comando da Africa que tbm nao possui tropas proprias sendo apenas um elemento de… Read more »
Creio que o governo brasileiro estaja usando a IV Frota como uma “justificativa” para aumentar os gastos com as forcas armadas. Eh muito conveniente para o governo lula usar a impopularidade dos gringos para isto.
LCM`s / China = preocupação de longo prazo dos americanos.
O chineses estão se chegando na Africa e logo no Atlântico Sul.
O Pré-Sal e a criação da 4 Frota é uma boa apenas para nós, pois assim, podemos mobilizar a opinião pública e politicos para a nossa necessidade de reaparelhamento.
Não creio que os EUA no momento atual, esteja focado em Pré-Sal. O Foco deles é um pouco mais dustante.
Esta é a minha opinião. Daqui há algum tempo, verei se estou certo ou não.
Acredito que a quarta frota esteja sendo um verdadeiro impulsor que justifica a MB em revitalizar suas capacidades. Pensem. O Brasil iria mesmo remodernizar sua MB para patrulhar suas novas descobertas do Pré-Sal, caso não tivesse sido reativado o comando da quarta frota dos EUA? Acredito que sim, más não na intensidade e na urgência que esta sendo tratada. Acredito que para os EUA, este é um tiro que possa sair pela culatra, pois estão contribuindo para o nosso próprio reaparelhamento, e com um detalhe. Ao que tudo indica, eles não levarão um centavo dessa remodernização toda, pelo contrário, se… Read more »
Eis a razão ‘implícita’ da recriação da IV-Frota. Os estrategistas militares norte-americanos preparam-se para guerras futuras que terão de lugar, não por questões de ideologia ou política, mas sim em luta crua por recursos cada vez mais escassos. Enquanto a atenção diária do exército norte-americano se centra no Iraque e Afeganistão, os estrategistas norte-americanos olham cada vez mais para além destes dois conflitos com o objetivo de prever o meio em que se produzirá o combate global nos tempos futuros. E o mundo que veem é um no qual a luta pelos recursos vitais, mais do que a ideologia ou… Read more »
Konner,
Com certeza vc analiza com clareza e frieza as realidades estrategicas mundiais. Parabens…so gostaria de ressaltar mais uma vez que a IV Frota nao representa HOJE uma ameaca ao Brasil e sim e uma reorganizacao estrategica para futuras contingencias que esperamos todos que nunca acontecam.
a escolha do Almirante Joseph Kernan, um ex-comandante do SEAL Team 6 me parece mostrar a enfase colocada agora pelo menos por enquanto em treinamento conjunto com relacao a missoes anti-droga e contra-terrorismo com marinhas na AL.
[“(…) so gostaria de ressaltar mais uma vez que a IV Frota nao representa HOJE uma ameaca ao Brasil (…)”] — Marine em 02 Set, 2008 às 18:23 Sr. Marine, Antes de mais nada, obrigado, mas, voltando ao téma; Isto é só, — A arte de planejar operações e combinar a ação das forças militares, políticas, morais, econômicas, envolvendo-as na condução de uma guerra ou na preparação da defesa dos interesses norte-americanos de Estado. Isto é: — ESTRATÉGIA — — ‘O maior risco desta disputa por energia, é que algum dia se exceda os limites da competição econômica e diplomática,… Read more »
ja que nao sabemos a verdadeira intençao americana,podemos rapidamente construir uma bomba atomica,ja que temos condiçoes para isso,a gente nunca sabe o que esses cara realmente que nos protege do lobo mau com certesa nao eee ne…
A IV Frota está aí, bem à vista dos nossos olhos, qual será a real intenção norte-americana? Lembrem-se que vários políticos americanos declararam que a Amazônia é patrimônio mundial, leia-se deles, e agora com essas novas descobertas de jazidas gigantescas de petróleo no pré-sal…A melhor solução, já que não temos tempo suficiente para reaparelhar as nossas Forças Armadas, seria a construção de uma bomba atômica para efeito dissuasório, já temos tecnologia para isso, e além do mais o Brasil, um país com proproções continentais, seria mais respeitado nesse intrincado cenário mundial
Essa reativação sim chama-se “Terrorismo”. Só não enxerga quem não quer. O Brasil precisa levar essa ameaça a sério e exigir a retirada imediata dessa frota da costa brasileira. E depois falam de outros países instigarem/apoiarem o terrorismo, se os próprios EUA o fazem de forma descarada. Colocar uma frota dessas, com esse poderio bélico nuclear e “pronta para qualquer evento” em 24-48h (segundo o próprio contra-almiramte Joseph Kernan) no quintal de alguém é o quê, se não um terrorismo descarado? E ainda colocam um “cão-de-guerra” no comando? Isso sim é fazer terror. Reativar essa frota para “manter a paz”… Read more »
Caro pos graduados
Retirada do que mesmo da onde ?
Tens certza que vc sabe sobre o que vc esta falando ?
Que navio da 4a que esta po aqui mesmo ?
MO
Infelizmente, é óbvio que nossos militares provaram, juntamente com seguimentos das elites civis, serem “ingênuos”, para não dizer outra coisa, mais adequada. Foram descaradamente manipulados pelos estadounidenses, matando, torturando, perseguindo e infelizmente entregando nossa Pátria e povo aos alienígenas. A pergunta é muito simples: onde estão as FAs, sem o povo brasileiro ???? Como pode o povo confiar, embora necessite delas ??? Certamente, não é de se espantar que, até hoje, para muitos, – inclusive neste blog se percebe-se muito disso- na cabeça do militar, no efetivo desempenho das funcões das FAs é necessário sòmente alguns caminhões p/ transporte de… Read more »
Desculpem, correção: onde se lê “se percebe-se”, leia-e percebe-se.
Sds.
Leia-se percebe-se.
Sds.
caros leitores sou ex militar e acho que a marinha brasileira deveria se equipar melhor pois com a volta da quarta frota americana o problema não é só o petroleo do pré sal mas tambem uma coisa que é a agua potavel que temos e se o mundo não cuidar desta riquesa assim que teremos problema pois minguen vive sem agua e ai o brasil correria perigo. abraços a todos leitores.