Liberal na PANAMAX 2008
Fonte: MB
A Fragata Liberal (F43) participou, entre os dias 10 a 21 de agosto, da Operação PANAMAX-08, exercício combinado realizado na área do Caribe e América Central entre Marinhas Amigas, que envolveu 21 países e 32 navios.
Embarcados na F43, um destacamento do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) participou de diversos exercícios durante a operação, entre os quais a retomada simulada do Navio “Diamond River” que transportava, também simuladamente, carga ilícita, e havia aprisionado toda a sua tripulação.
No dia 13 de agosto o Embaixador do Brasil no Panamá, Eduardo Prisco Paraiso Ramos, foi recebido a bordo da “Liberal” pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Carlos Alberto Guimarães de Almeida e Albuquerque, onde pôde conhecer as principais instalações do navio, em especial o novo Sistema de Controle Tático e Armas (SICONTA MK II), o Sistema de Controle e Monitoração da Propulsão e Auxiliares (SCMPA) e o Sistema de Controle de Avarias (SCAV), desenvolvidos pela Marinha do Brasil no Projeto de Modernização das Fragatas Classe Niterói (MODFRAG).
Nota do BLOG: A Liberal recentemente participou da VENBRAS 2008 entre os dias 27 de julho e 5 de agosoto.
A operação PANAMAX é um dos maiores exercícios navais da América Latina. O objetivo principal do exercício é a defesa do Canal do Panamá. Neste ano os EUA participaram com sete navios: USS Tarawa (LHA 1), USS Forrest Sherman (DDG 98), USS Farragut (DDG 99), USS Kaufman (FFG 59), USS Devastator (MCM 6), USS Chief (MCM 14) e o USCGC Harriet Lane.
Padrão FLIBER!
[…] Comentário do Blog: o título escolhido para esta nota é uma “liberdade poética” do Blog do Poder Naval, assim como a foto que o ilustra. A Armada da Colômbia participa regularmente dos exercícios PANAMAX, em conjunto com a US Navy. A edição deste ano contou também com a participação da Fragata Liberal (F43) da MB. […]