LM2500+G4

A GE Marine Itália acaba de entregar a primeira turbina LM2500+G4 ao estaleiro DCNS. A turbina será instalada na primeira FREMM em fabricação na França. As FREMM possuirão um sistema de propulsão tipo CODLAG. A LM2500+G4 é a mais recente versão dessa famosa família de turbinas. Segundo o fabricante, ella oferece 17% mais de potência que a LM2500+.

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Fernando-Canoas

Motores e turbinas….adoro isso !!!

Pessoal, não esquecendo que turbinas de alto rendimento (alta potência) tb consome muito combustível é quase o mesmo que o PC para aviões de caça….usado apenas para acelerações táticas…
Existem turbinas para cruzeiro, potência e consumo médios, usadas na maioria do tempo da vida útil das plataformas.

Nunão

Irmã mais nova e “turbinada” das LM2500 das Inhaúma / Barroso.

Até a escolha delas pras FREMM houve um longo debate entre italianos e franceses antes de definirem a propulsão CODLAG. Essas, como lembrou o Fernando, são para altas velocidades.

Ainda queria saber mais as especificações dos geradores diesel da parte diesel-elétrica do sistema de propulsão, mas até pouco tempo atrás não havia achado nada confiável a respeito. Quem sabe alguém tenha paciência de pesquisar e colocar aqui.

Segue uma imagem razoavelmente confiável da configuração do sistema de propulsão:

http://www.naval-technology.com/projects/fremm/fremm6.html

[…] FREMM – Entregue primeira LM2500+G4 […]