Rússia quer novos caças embarcados após 2016
A Marinha Russa planeja substituir seus caças embarcados atuais Su-33 (foto acima) por novos modelos, após 2016.
O Su-33 (Flanker-D na OTAN) é um caça multifunção que pode executar uma variada gama de tarefas, incluindo superioridade aérea, defesa da frota, apoio aéreo aproximado em operações anfíbias e reconhecimento tático. O caça entrou em serviço em 1995 e atualmente opera a bordo do NAe Admiral Kuznetsov.
Por enquanto estuda-se a modernização do Su-33 para que este possa operar sem degradação do desempenho até 2015.
A concorrência para a aquisição dos novos caças deverá envolver o Su-27KUB e o MiG-29K, este último tendo sido adquirido pela Marinha da Índia.
Ambas as aeronaves tem vantagens e desvantagens e talvez sejam adquiridos os dois tipos de caças, para prover um balanceamento.
Atualmente a Rússia possui um único navio-aeródromo em serviço, que entrou em serviço na década de 1990 e passou recentemente por uma grande reforma.
O navio, também conhecido como Projeto 1143.5, faz parte da Frota Russa do Norte e recentemente participou de uma comissão de dois meses no Mediterrâneo, como parte dos planos da Rússia para retomar a sua presença contínua nos mares do mundo.
A Marinha da Rússia planeja estender a vida do navio até 2020/25, quando seu substituto deve estar entrando em serviço.
O comandante da Marinha Russa, almirante Vladimir Vysotsky, afirmou em julho passado que seu país quer ter, em futuro próximo, de 5 a 6 forças-tarefas nucleadas em navios-aeródromo, para operar nas Frotas do Pacífico e do Norte.
O Su-33 (Flanker-D na OTAN) é um caça multifunção que pode executar uma variada gama de tarefas, incluindo superioridade aérea, defesa da frota, apoio aéreo aproximado em operações anfíbias e reconhecimento tático. O caça entrou em serviço em 1995 e atualmente opera a bordo do NAe Admiral Kuznetsov.
Por enquanto estuda-se a modernização do Su-33 para que este possa operar sem degradação do desempenho até 2015.
A concorrência para a aquisição dos novos caças deverá envolver o Su-27KUB e o MiG-29K, este último tendo sido adquirido pela Marinha da Índia.
Ambas as aeronaves tem vantagens e desvantagens e talvez sejam adquiridos os dois tipos de caças, para prover um balanceamento.
Atualmente a Rússia possui um único navio-aeródromo em serviço, que entrou em serviço na década de 1990 e passou recentemente por uma grande reforma.
O navio, também conhecido como Projeto 1143.5, faz parte da Frota Russa do Norte e recentemente participou de uma comissão de dois meses no Mediterrâneo, como parte dos planos da Rússia para retomar a sua presença contínua nos mares do mundo.
A Marinha da Rússia planeja estender a vida do navio até 2020/25, quando seu substituto deve estar entrando em serviço.
O comandante da Marinha Russa, almirante Vladimir Vysotsky, afirmou em julho passado que seu país quer ter, em futuro próximo, de 5 a 6 forças-tarefas nucleadas em navios-aeródromo, para operar nas Frotas do Pacífico e do Norte.