Classe Halifax deverá ser modernizada
O governo canadense decidiu pela modernização das 12 fragatas Classe Halifax, recentemente mostradas aqui neste BLOG. Os trabalhos deverão ser iniciados em 2010 na HMCS Halifax, com previsão de duração de 18 meses para esta primeira unidade. Estima-se que a modernização de toda a classe se estenderá até 2017, ao custo de 3,1 bilhões de dólares canadenses (US$ 2,9 bilhões).
Entre os equipamentos que serão trocados ou atualizados, destacam-se a substituição dos atuais SSM Harpoon Block IC pelos Block II, troca do Sistema de Combate pelo modelo 9LV da Saab, que equipa as corvetas da classe Visby, substituição dos atuais SAM RIM-7 Sea Sparrow pelos ESSM (Evolved Sea Sparrow Missile), atualizações nos radares de busca e de direção de tiro, atualizações ainda não reveladas nos canhões Saab Bofors de 57mm, além da instalação da nova alça infravermelha (IRST – Infrared Search) Sirius, de longo alcance, da DRS Technologies (controlada pela Finmeccanica italiana). É o mesmo modelo que deverá ser instalado nas holandesas De Zeven Provincien.
Outros trabalhos incluem atualizações nos sistemas de propulsão e troca do cabeamento original para comunicações internas por fibra óptica. As modificações visam tornar as Halifax, projetadas para operações oceânicas, compatíveis com as novas necessidades de combate próximo ao litoral.
Fonte: Defense Industry Daily