Começa a Operação Atlântico
A Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão, no período de 12 a 26 de setembro de 2008, a Operação Combinada “Atlântico”, no litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e no Atlântico Sul, coordenada pelo Ministério da Defesa e comandada pelo Comandante de Operações Navais, tendo como principal motivação o treinamento das Forças Armadas para um eventual emprego em defesa da soberania de nosso País.
A Operação “Atlântico” é o resultado de um complexo planejamento realizado por um Estado-Maior Combinado, composto de oficiais e praças das três Forças Armadas, que visa fundamentalmente a preparação para a defesa da área da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás da região sudeste. Nesse sentido, a operação transcorrerá em uma região de extrema importância econômica para o Brasil, por concentrar parcela significativa da infra-estrutura portuária, de Indústria Naval e da Marinha Mercante brasileira.
Estarão envolvidos nesta operação mais de 9.000 militares nas atividades operacionais, aproximadamente outros mil em atividades de apoio à população e na simulação de combate, e meios da Marinha do Brasil (Esquadra, Força de Fuzileiros da Esquadra, 1º Distrito Naval, 2º Distrito Naval, 5º Distrito Naval e 8º Distrito Naval), do Exército Brasileiro (Comando Militar do Leste, Brigada de Infantaria Pára-quedista, Brigada de Operações Especiais, 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada de Aviação do Exército) e da Força Aérea Brasileira (IIª, IIIª e Vª Forças Aéreas).
Além das atividades essencialmente militares, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO) em diversos municípios, visando a integrar e assistir segmentos da sociedade residentes na região onde o exercício será realizado. Dentre as ACISO, destacam-se atendimentos médicos e odontológicos, reformas em escolas e prédios de utilidade pública e aulas de primeiros socorros e higiene.
Em uma outra vertente da operação, busca-se destacar a importância de nossa “Amazônia Azul”, de igual ou maior importância que a Amazônia verde, em todas as suas características: econômica (petróleo e gás, pesca e recursos minerais), ambiental e científica, além de fortalecer a mentalidade marítima da sociedade brasileira.
Uma Operação Combinada vem a ser um moderno conceito de aplicação de forças militares de mar, terra e ar, de forma coordenada, para atingir um objetivo que seja de interesse para o país, como, por exemplo, a defesa de áreas de grande atividade econômica.
NOTA DO BLOG: Para acompanhamento da operação veja o link oficial.